terça-feira, 19 de setembro de 2017

LIVRO: OS SERTÕES- EUCLIDES DA CUNHA



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Euclides da Cunha (1866-1906) foi um dos grandes escritores do modernismo na literatura brasileira, com um estilo altamente sofisticado, que unia poesia, jornalismo, antropologia e História, ganhou fama internacional ao fazer a cobertura jornalística da Guerra de Canudos (1896-1897), sendo nomeado membro da Acadêmia Brasileira de Letras em 1903.
 Publicada em 1902, Os Sertões é a obra-prima escrita por Euclides da Cunha, relata toda a experiência que o autor viveu na sua cobertura jornalística no interior da Bahia, durante a Guerra de Canudos, descrevendo a paisagem, costumes, a religiosidade do povo sertanejo e as injustiças sociais daquela região, como jamais tinha sido feito na literatura brasileira.
 Divido em três partes (A Terra, O Homem e a Luta) o livro conta de forma trágica e com uma imensa riqueza de detalhes como aconteceu a Guerra de Canudos, desde seus antecedentes, o que motivou o conflito, as expedições e o massacre definitivo do arraial, tendo sempre um tom documental em toda narrativa, sem apelar para a fantasia.
 Como é de se perceber, muitas obras na literatura, música e principalmente no cinema brasileiro foram fortemente influenciadas pelo livro Os Sertões. Exemplo mais clássico é o filme dirigido por Glauber Rocha Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964). Nesse filme há sequências que remetem as pregações de Antônio Conselheiro e ao massacre de Canudos. Um livro fortíssimo, indispensável a quem é fã de boa literatura.

Um grande abraço boa leitura, até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário