quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

CINE HISTÓRIA: SANSÃO E DALILA (1949)





FICHA TÉCNICA

Título Original: Sansom and Delilah  
Duração: 128 min.
Ano: 1949
Diretor: Cecil B. de Mille 
País: Estados Unidos
Idiomas disponíveis e legendas: Inglês e Português
Gênero: Aventura/ Épico/ Drama Bíblico/ Romance
Temática: História do povo hebreu.

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)


Na Palestina os judeus estão sendo governados pelos filisteus, mas um judeu muito forte chamado Sansão (Victor Mature) é um desafio à ordem reinante. Como este homem não casou com Dalila (Hedy Lamarr), uma mulher que o desejava muito, ela decidi descobrir a origem de sua força e assim se vingar dele. 

COMENTÁRIO


 Inspirado no conto bíblico retirado do livro dos Juízes, que pertence ao Antigo Testamento, esse épico é um exemplo vivo da versatilidade do diretor Cecil B. de Mille em criar obras cinematográficas grandiosas e atemporais, continuando a impressionar até hoje, tornando-se um dos maiores ícones do cinema mundial.
 Sansão e Dalila é uma das estórias românticas mais conhecidas da humanidade, aonde paixão, senso de dever, heroísmo, traição e reconciliação se entrelaçam perfeitamente numa emocionante aventura, fundindo imagens poderosas, atuações magníficas e uma trilha sonora maravilhosa assinada por Victor Young.
 A Dalila interpretada por Hedy Lamarr é extramente vingativa, sensual, audaciosa e irônica, já o Sansão de Victor Mature é um personagem carismático, forte, rebelde, ingênuo e corajoso. Também no elenco há presença de atores como George Sanders e Angela Lansbury. Após esse filme, Victor Mature e Hedy Lamarr deslancharam suas carreiras em Hollywood nos anos seguinte, Mature participou de diversos épicos históricos de grande sucesso e Lamarr de dramas e comédias.
 Contado de forma bem tradicional, esse épico recria perfeitamente a Palestina do Antigo Testamento da Bíblia, com toda suntuosidade típica de Hollywood, com cenários gigantescos, inclusive das cenas finais, apresentando a antiga luta bíblica ente judeus e filisteus, podendo ser feito um anacronismo com os conflitos atuais naquela região, porém a cautela é importante ao professor que tentar fazer isso, para não haver demonização de um lado ou outro, buscando sempre a parcialidade dos fatos.
 Além disso, Sansão e Dalila é uma produção que mostra vários costumes religiosos e socioculturais daqueles povos que viviam naquela região, a escravidão do povo naquela época, o comércio, as suntuosas festas que davam no palácio, o tratamento que o exército dava aos prisioneiros e muitos outros aspectos, que podem ser trabalhados também com outros povos da antiguidade, só que, porém é bom frisar que quando se trata de obras cinematográficas, sempre requer cuidados para não haver confusões, especialmente quando se tem leitura tradicional no enredo.
  Clássico absoluto aos fãs de filmes épicos, Sansão e Dalila tem como mensagem a esperança através do amor, mesmo com os momentos de fraqueza e de medo, não podendo desanimar e continuar nossa missão em frente, mesmo que os obstáculos sejam grandes demais para enfrentarmos com nossas forças. Confiram abaixo esse clássico do cinema:




Grande abraço, BOA SESSÃO, até a próxima!!

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

LIVRO: O SIGNO DE LÚCIFER- BENOÎT PEETERS/ ALAIN GOFFIN




Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Publicado originalmente na França em 1990, O Signo de Lúcifer é uma obra escrita pelos cartunistas  e romancistas Benoît Peeters e Alain Goffin, fez parte da aclamada coleção Noites Negras publicada no Brasil pela editora Scipione, a qual fazia o leitor resolver mistérios que continham no livro junto aos personagens das tramas, é uma coleção de qualidade gráfica e de conteúdo, que merece ser procurada nos sebos.
 Misturando magistralmente quadrinhos e romance policial, O Signo de Lúcifer narra as aventuras de um jovem na cidade de Bruxelas, buscando descobrir um mistério relacionado a uma casa abandonada, tendo um desfecho bastante empolgante, prendendo o leitor da primeira a última página dessa obra.
 Ambientado no fim da década de 1950, o livro é recheado de clichês de romances policiais e de terror, além de referenciar escritores de suspense como Agatha Christie, além de fazer menções a criptografia, a lendas fantasmagóricas, a reconstrução da Europa após a Segunda Guerra Mundial, além de fazer homenagens aos filmes de adolescente da década de 80, O Signo de Lúcifer é uma obra que agrada fãs de quadrinhos e de romances policiais.

Grande abraço, BOA LEITURA, até a próxima!!!!   

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

MÚSICA:É UMA PARTIDA DE FUTEBOL- SKANK




Olá caros leitores, tudo bem com vocês?


Uma das bandas de Pop Rock mais ativas do Brasil, Skank surgiu em Belo Horizonte na década de 1990, tendo na bagagem uma lista grandes de hits radiofônicos, mesclando romantismo, humor e crítica social, marcas que permanecem em todos os discos da banda, inclusive nos mais recentes, tendo presença garantida na TV e em festivais por todo o Brasil, mantendo sua formação original desde o começo da banda.
 Lançada em 1996, É uma Partida de Futebol faz parte do icônico álbum O Samba Poconé, é uma canção que exalta uma verdadeira paixão do brasileiro: o futebol, falando de todo o sentimento do torcedor, de ir ao estádio, de ganhar ou perder e da emoção de assistir a uma partida, confiram abaixo essa canção animada e marcante do Rock nacional:


Grande abraços, BOA SEMANA, até a próxima!!!!

domingo, 28 de janeiro de 2018

POEMA: PRECISAMOS


De mais amor no coração,
Ser mais respeitosos com as outras pessoas,
Fazer o bem  sem olhar a quem,
Viver a vida intensamente,
Curtir a natureza, rir conhecer coisas novas,
Ser felizes,
Enfim, precisamos ser melhores cada a dia.

Autor: Andrio Cardoso Pereira

Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima!!

sábado, 27 de janeiro de 2018

SUL DO BRASIL ESPECIAL: GUARDA DO EMBAÚ PARTE III: PRAIA DO SONHO E PONTA DO PAPAGAIO (FOTOS)



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Fechando nossa série sobre as praias entorno da Guarda do Embaú, na postagem de hoje vamos mostrar as duas últimas praias do roteiro que fizemos no dia 01 de janeiro: Praia do Sonho e Ponta do Papagaio, assim como foi nas fotos da Pinheira, as fotos ficaram um pouco escuras devido ao templo nublado, confiram abaixo as fotos:












Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima!!!

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

LIVRO: A TURMA DO PERERÊ- ZIRALDO


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Nascido no dia 24 de outubro de 1932, na cidade de Caratinga, interior de Minas Gerais, Ziraldo é um grande cartunista, jornalista e humorista brasileiro, é autor de inúmeros livros para o público infantil, como O Menino Maluquinho, Uma Professora muito Maluquinha e muitos outros clássicos. Também escreve para o público adulto e lutou bravamente contra a censura opressiva do Regime Militar através de suas charges humorísticas.
 Publicado através de tirinhas de jornal em 1959 e posteriormente reunidos em gibos, A Turma do Pererê foi a primeira revista em quadrinhos feita por um autor e colorida do Brasil, narras as aventuras do Saci Pererê e seus amigos que vivem na Mata do Fundão, representando toda a fauna, folclore e etnias que compõem o povo brasileiro, sendo inspirado no clássico Sítio do Picapau Amarelo de Monteiro Lobato, sendo apresentando mensagens positivas para as crianças, é um clássico que merece ser lido.

Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima!  

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

SRS ESPECIAL: PASSEATA JANEIRO BRANCO



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Campanha criada em 2014 por psicólogos da cidade de Uberlândia em Minas Gerais, o Janeiro Branco faz um uma reflexão sobre a saúde mental, sobre os sentimentos que vivemos, buscando melhorar a qualidade de vida das pessoas, vindo com os lemas Por Uma Cultura de Saúde Mental e Quem Cuida da mente, Cuida da Vida, tendo ações realizadas pelos setores de saúde e psicologia durante todo o mês em todas as partes do Brasil.
 No último dia 24 de janeiro em Santa Rosa do Sul aconteceu uma passeata conscientizando sobre a importância do Janeiro Branco, organizado pela psicóloga Bruna Tristão e Secretária Municipal de Saúde, havendo uma pequena palestra contando a origem da campanha e depois seguiu a entrega de panfletos pelas principais instituições municipais, buscando levar informações sobre a importância da saúde mental. Confiram abaixo fotos do evento:







































Quero parabenizar a toda equipe responsável pela iniciativa, especialmente a psicologa Bruna, sou testemunha viva de que a saúde mental é importante para termos uma vida equilibrada e saudável, com toda certeza o Janeiro Branco já faz parte do calendário de eventos de Santa Rosa do Sul, abrindo 2018 com pé direito.

Grande abraço, até a próxima!!!!!