quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

CINE HISTÓRIA: SANSÃO E DALILA (1949)





FICHA TÉCNICA

Título Original: Sansom and Delilah  
Duração: 128 min.
Ano: 1949
Diretor: Cecil B. de Mille 
País: Estados Unidos
Idiomas disponíveis e legendas: Inglês e Português
Gênero: Aventura/ Épico/ Drama Bíblico/ Romance
Temática: História do povo hebreu.

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)


Na Palestina os judeus estão sendo governados pelos filisteus, mas um judeu muito forte chamado Sansão (Victor Mature) é um desafio à ordem reinante. Como este homem não casou com Dalila (Hedy Lamarr), uma mulher que o desejava muito, ela decidi descobrir a origem de sua força e assim se vingar dele. 

COMENTÁRIO


 Inspirado no conto bíblico retirado do livro dos Juízes, que pertence ao Antigo Testamento, esse épico é um exemplo vivo da versatilidade do diretor Cecil B. de Mille em criar obras cinematográficas grandiosas e atemporais, continuando a impressionar até hoje, tornando-se um dos maiores ícones do cinema mundial.
 Sansão e Dalila é uma das estórias românticas mais conhecidas da humanidade, aonde paixão, senso de dever, heroísmo, traição e reconciliação se entrelaçam perfeitamente numa emocionante aventura, fundindo imagens poderosas, atuações magníficas e uma trilha sonora maravilhosa assinada por Victor Young.
 A Dalila interpretada por Hedy Lamarr é extramente vingativa, sensual, audaciosa e irônica, já o Sansão de Victor Mature é um personagem carismático, forte, rebelde, ingênuo e corajoso. Também no elenco há presença de atores como George Sanders e Angela Lansbury. Após esse filme, Victor Mature e Hedy Lamarr deslancharam suas carreiras em Hollywood nos anos seguinte, Mature participou de diversos épicos históricos de grande sucesso e Lamarr de dramas e comédias.
 Contado de forma bem tradicional, esse épico recria perfeitamente a Palestina do Antigo Testamento da Bíblia, com toda suntuosidade típica de Hollywood, com cenários gigantescos, inclusive das cenas finais, apresentando a antiga luta bíblica ente judeus e filisteus, podendo ser feito um anacronismo com os conflitos atuais naquela região, porém a cautela é importante ao professor que tentar fazer isso, para não haver demonização de um lado ou outro, buscando sempre a parcialidade dos fatos.
 Além disso, Sansão e Dalila é uma produção que mostra vários costumes religiosos e socioculturais daqueles povos que viviam naquela região, a escravidão do povo naquela época, o comércio, as suntuosas festas que davam no palácio, o tratamento que o exército dava aos prisioneiros e muitos outros aspectos, que podem ser trabalhados também com outros povos da antiguidade, só que, porém é bom frisar que quando se trata de obras cinematográficas, sempre requer cuidados para não haver confusões, especialmente quando se tem leitura tradicional no enredo.
  Clássico absoluto aos fãs de filmes épicos, Sansão e Dalila tem como mensagem a esperança através do amor, mesmo com os momentos de fraqueza e de medo, não podendo desanimar e continuar nossa missão em frente, mesmo que os obstáculos sejam grandes demais para enfrentarmos com nossas forças. Confiram abaixo esse clássico do cinema:




Grande abraço, BOA SESSÃO, até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário