quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

CINE HISTÓRIA: O MENINO DA PORTEIRA (1976)



FICHA TÉCNICA

Título Original: O Menino da Porteira 
Duração: 100 min.
Ano: 1976
Diretor: Jeremias Moreira Filho     
País: Brasil
Idiomas disponíveis e legendas: Português 
Gênero:  Aventura/ Drama/ Faroeste
Temática: Vida de Boiadeiro/ Luta pelo poder no Interior do Brasil/ Cancioneiro Sertanejo 

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)

O peão boiadeiro Diogo (Sérgio Reis) traz uma grande boiada para vender ao major Batista (Joffre Soares), dono da Fazenda Ouro Fino. Antes de sua chegada, o peão decide descansar no Sítio Remanso, de Octacílio Mendes (Jorge Karam), local onde ele conhece o menino da porteira Rodrigo (Márcio Costa), com quem simpatiza. Diogo acaba descobrindo que o major quer controlar todos os preços da região e ele, irritado, se volta contra o peão. A raiva só aumenta quando ele descobre que sua enteada Juliana (Maria Viana) se apaixona por Diogo e o poderoso declara guerra ao desafeto, que agora conta com a ajuda da população da região, que luta por justiça.


COMENTÁRIO

 Grande sucesso do cinema nacional na década de 1970, O Menino da Porteira é inspirado na canção de mesmo nome escrita por Tedy Vieira e Luís Raimundo em 1955, tendo como protagonista o cantor Sérgio Reis, que interpreta o mocinho e todas as canções presentes no filme, misturando um musical com drama, aventura e faroeste, mesmo com a precariedade dos recursos cinematográficos que existia no cinema brasileiro naquela época, é uma obra que emociona e diverte o público. Ganhou um remake em 2006 pelo mesmo diretor, tendo como protagonista o cantor Daniel.
 Narrando de forma completa toda a estória narrada na música, o filme retrata a rotina dos boiadeiros, como fazem para lidar com as boiadas sertão a dentro, mas também retrata a situação social do interior brasileiro, onde os conflitos no campo são constantes e os poderosos fazendeiros impõem a lei através da violência, remetendo ao passado do Brasil, lembrando que esse filme não tem finalidade política e sim com intenção de homenagear um clássico da música sertaneja, sendo um documento histórico da cultura popular brasileira, confiram o filme na integra abaixo:




Grande abraço, BOA SESSÃO, até a próxima!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário