quarta-feira, 18 de abril de 2018

CINE HISTÓRIA: TRÊS HOMENS EM CONFLITO (1966)



FICHA TÉCNICA

Título Original Il Buono, Il Brutto, Il Cativo/ The Good, The Bad and The Ugly
Duração: 160 min. 
Ano: 1966
Diretor:  Sérgio Leone
País: Itália
Idiomas disponíveis e legendas: Italiano, Inglês e Português 
Gênero: Faroeste/ Aventura/ Ação/ Épico/ Guerra
Temática: Guerra Cívil Americana/ Velho Oeste Americano 

SINOPSE (Fonte: Interfilmes)

 Durante o auge da Guerra Civil, um misterioso pistoleiro (Clint Eastwood) vaga pela fronteira do oeste. Ele não possui um lar, lealdade ou companhia... Até que encontra dois estrangeiros (Eli Wallach e Lee Van Cleef), que são tão brutos e desapegados quanto ele. Unidos pelo destino, os três homens juntam suas forças para tentar encontrar uma fortuna em ouro roubado. Mas trabalho em equipe não é uma coisa natural para voluntariosos pistoleiros, e eles logo descobrem que seu maior desafio é concentrar-se em sua perigosa missão - e em manterem-se vivos - atravessando um país arrasado pela guerra.


COMENTÁRIO

 Grandioso faroeste dirigido por Sérgio Leone, Três Homens em Conflito (também conhecido como O Bom, o Mau e o Feio) é considerado o melhor filme do gênero de todos os tempos, devido sua trama intensa, atuações impecáveis, trilha sonora inovadora, emocionante e inesquecível feita pro Ennio Morricone e fotografia belíssima, sendo um filme que influenciou outras produções cinematográficas do gênero. Foi inteiramente rodado na Espanha.
 Estrelado brilhantemente por Clint Eastwood, esse filme apresenta um herói totalmente diferente de outros filmes de faroeste, sendo um homem totalmente desapegado de tudo, só pensa em se dar bem, bruto, com um senso de humor grande, misterioso, sincero e algumas vezes faz atos bondosos,  tornando-o um dos anti-heróis mais carismáticos e lembrados da História do cinema.
 Os personagens interpretados por Eli Wallach e Lee Van Cleef, apesar de terem os perfis muito semelhante ao do herói do filme, porém são criminosos impiedosos, corruptos e muito ambiciosos, mas que necessitam um dos outros para conseguiram chegar ao objetivo e a sobreviver a todas as provações que a guerra deixou no oeste americano.
 O pano de fundo desse faroeste é a Guerra Civil Americana (1861-1865), conflito que dividiu os Estados Unidos, devido a questão da escravidão, sendo que os estados do sul defendiam o uso da mão de obra escravo e os estados do norte defendiam o abolicionismo, deixando um rastro de destruição gigantesco, sendo um dos conflitos mais sangrentos da História da América.
 No filme, a Guerra Civil Americana é retratada de forma cruel e realista, sendo um grande desperdício de vidas humanas, sendo muito parcial, apresentando o sofrimento dos combatentes, as táticas de guerra, as armas utilizadas, a vida nos campos de prisioneiros, os hospitais lotados de feridos e a brutalidade dos combates, sendo os personagens principais apenas meros espectadores do conflito, aproveitando-se da guerra para conseguir chegar ao objetivo, passando de um lado para outro.
 O grande fator que ajudou Três Homens em Conflito ser um filme diferenciado foi o sincronismo perfeito das cenas com a trilha sonora feita por Ennio Morricone, que dá toda emoção e movimento ao filme, inclusive na cena do duelo final entre os protagonistas, que invés de durar apenas alguns segundos como nos faroestes habituais, tem todo um clima de apreensão e suspense, durando mais de 6 minutos, algo inovador na época de seu lançamento.
 Mesmo tendo mais de quarenta anos, Três Homens em Conflito continua a ser um filme obrigatório para todo cinéfilo ou apaixonado por faroeste, sendo uma obra inigualável e ser referência em inúmeros filmes que vieram depois, transformando o diretor italiano Sergio Leone em um dos cineastas mais populares do cinema mundial.

CLlQUE AQUI PARA ASSISTIR (PLAYER PUTLOCKER)

Um grande abraço, BOA SESSÃO, até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário