quinta-feira, 31 de maio de 2018

SUL DO BRASIL ESPECIAL: CENTRO HISTÓRICO DE SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA RS



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Município que fica entre a região metropolitana de Porto Alegre e o Litoral Norte gaúcho, Santo Antônio da Patrulha é um dos municípios mais antigos do estado do Rio Grande do Sul, tendo mais de 200 anos de História, considerada a terra da cachaça, do sonho e da rapadura, é uma cidade que preserva sua História e cultura através de seus equipamentos patrimoniais, grande maioria bem preservados e tombados.
 Seguindo o padrão arquitetônico de origem luso-açoriana, o centro histórico de Santo Antônio da Patrulha foi totalmente restaurado e tombado, contendo construções feitas no século XVIII e XIX, mantendo todo o charme colonial, mantendo suas fachadas originais, com azulejos tipicamente portugueses, tais como a Câmara Municipal de Vereadores, a antiga Prefeitura e tantos outros, os quais pretendemos abordar em postagens futuras, confiram abaixo fotos do centro histórico de Santo Antônio da Patrulha:















Grande abraço, BOM FERIADO, até a próxima!!!!

quarta-feira, 30 de maio de 2018

CINE HISTÓRIA: O ENCOURAÇADO POTEMKIN (1925)



FICHA TÉCNICA

Título Original:  Bronenosets Potyomkin
Duração: 74 min.
Ano: 1925 
Diretor:  Serguei Eisenstein
País: Rússia 
Idiomas disponíveis e legendas: Russo/ Português 
Gênero:  Épico/ Drama Histórico/ Guerra     
Temática: Revoltas na Rússia pré-revolucionária       

SINOPSE (Adoro Cinema) 

Em 1905, na Rússia czarista, aconteceu um levante que pressagiou a Revolução de 1917. Tudo começou no navio de guerra Potemkin quando os marinheiros estavam cansados de serem maltratados, sendo que até carne estragada lhes era dada com o médico de bordo insistindo que ela era perfeitamente comestível. Alguns marinheiros se recusam em comer esta carne, então os oficiais do navio ordenam a execução deles. A tensão aumenta e, gradativamente, a situação sai cada vez mais do controle. Logo depois dos gatilhos serem apertados Vakulinchuk (Aleksandr Antonov), um marinheiro, grita para os soldados e pede para eles pensarem e decidirem se estão com os oficiais ou com os marinheiros. Os soldados hesitam e então abaixam suas armas. Louco de ódio, um oficial tenta agarrar um dos rifles e provoca uma revolta no navio, na qual o marinheiro é morto. Mas isto seria apenas o início de uma grande tragédia.

COMENTÁRIO 


 Obra-prima dirigida pelo grande mestre Serguei Eisenstein, O Encouraçado Potemkin é o maior representante do movimento Épico Soviético, influenciou tanto na questão narrativa, política e de estética cinematográfica, sendo uma dos filmes mais mais impactantes do cinema mudo, influenciando inúmeros cineastas tanto na União Soviética (Rússia) como em Hollywood e em toda a Europa até os dias de hoje, tendo sido lançado há mais de 90 anos, não perdeu sua originalidade e atualidade.
 Baseado em fatos reais ocorridos em 1905, essa obra mostra a primeira tentativa de fazer uma revolução comunista na Rússia, iniciando com a rebelião dos marinheiros do encouraçado Potemkin e terminando nas ruas de Odessa, onde ocorreu um terrível massacre organizado pelas guarda do Czar, o qual ficou conhecido como Domingo Sangrento.   
 Seguindo a ideologia marxista, a qual faz parte de toda a estética do movimento Épico Soviético, o filme busca mostrar ao espectador através de cenas de grande vigor épico, apresentar acontecimentos que influenciaram diretamente a Revolução Russa de 1917, usando da dialética, ou seja,  apresenta a visão de todos os lados envolvidos na trama, fazendo o espectador pensar e tirar suas próprias conclusões daquilo que foi mostrado no filme.
 Mesmo sendo feito em uma época em que os efeitos especiais estavam ainda engatinhando, O Encouraçado Potemkin impressiona o espectador pela linguagem jornalística e próximo da realidade, especialmente das cenas finais, usando de feitos práticos e closes que expressam bem a mensagem que o filme passa, se tornando tão marcante e sendo referenciado até hoje na cultura pop, um clássico que merece ser assistido por quem é fãs de cinema, confiram abaixo o filme na integra: 



Grande abraço, BOA SESSÃO, até a próxima!!

terça-feira, 29 de maio de 2018

LIVRO: OS FILHOS DO CAPITÃO GRANT- JÚLIO VERNE




Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Conhecido mundialmente por ser o precursor da ficção científica,  escritor francês Júlio Verne (1828-1905) escreveu romances de aventura que exaltavam os progressos científicos e tecnológicos de sua época, prevendo avanços que aconteceriam posteriormente, como o submarino, máquinas voadores, televisão e viagens pelo espaço, podendo ser sentido sua influência nos escritores até os dias de hoje.
 Publicado originalmente em 1868, Os Filhos do Capitão Grant é um grande romance de aventura, no qual retrata as viagens de dois adolescentes pela América do Sul, Austrália e Oceano Pacífico, buscando encontrar seu pai, enfrentando a fúria da natureza, usando de todo o conhecimento científico existente na segunda metade do século XIX, o qual é mostrado com uma imensa riqueza de detalhes e informações científicas sendo uma obra carregada de muita ação, drama e momentos emocionantes, um clássico da literatura de aventura.

Grande abraço, BOA LEITURA, até a próxima!!!!!

segunda-feira, 28 de maio de 2018

MÚSICA: XOTE DOS CAMINHONEIROS- OSVALDIR & CARLOS MAGRÃO




Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Quando se fala em música gauchesca, a dupla Osvaldir & Carlos Magrão é uma das referências obrigatórias, devido sua afinação, repertório variado que une nativismo, rock e MPB, além cantar grandes clássicos da música gaucha com novas roupagens e músicas próprias trazendo emotividade, carisma, nostalgia e bom humor, sendo essas a marca registrada dessa dupla.
 Lançada em 1997, Xote do Caminhoneiro faz parte do antológico álbum Querência Amada, essa canção homenageia a todos os caminhoneiros desse imenso Brasil, falando como é a vida na estrada, a saudade da família e a importância dessa profissão para o desenvolvimento desse país, uma ótima música para refletir sobre a atual greve dos caminhoneiros e aprendermos a valorizar essa linda e importante profissão, confiram abaixo essa canção bonita:



Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima!!!!!!! 

domingo, 27 de maio de 2018

POEMA: FILHOS DA HISTÓRIA II



Somos filhos da História,
Não existe exceção,
Temos ela nas nossas mãos,
Podemos reverter qualquer situação,
A História é a própria vida,
Tem começo, meio e fim,
Não penses que tudo é para sempre,
O que fizemos hoje, tem reflexo amanhã,
Portanto, não deixe nada para amanhã,
Senão pode ser tarde para se lamentar,
A Hora é agora,
Mostre que és um verdadeiro filho da  História!

Autor: Andrio Cardoso Pereira

GRANDE ABRAÇO, BOA SEMANA, até a próxima!!!

sábado, 26 de maio de 2018

SUL DO BRASIL ESPECIAL: PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA, SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA RS



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Município que fica entre a região metropolitana de Porto Alegre e o Litoral Norte gaúcho, Santo Antônio da Patrulha é um dos municípios mais antigos do estado do Rio Grande do Sul, tendo mais de 200 anos de História, considerada a terra da cachaça, do sonho e da rapadura, é uma cidade que preserva sua História e cultura através de seus equipamentos patrimoniais, grande maioria bem preservados e tombados.
 Sendo um dos patrimônios religiosos mais antigos do município de Santo Antônio da Patrulha, o qual iniciou sua construção no século XVIII, a Paróquia Santo Antônio de Pádua tem sua arquitetura baseado nos modelos renascentistas e romanos, além de pegar algumas características do Barroco, sendo que a atual construção foi inaugurada somente em 1928, já passou por diversas restaurações, mantendo sua beleza e imponência, confiram abaixo fotos desse lindo patrimônio arquitetônico, cultural e religioso:













Grande abraço, até a próxima!!!!    

sexta-feira, 25 de maio de 2018

SRS ESPECIAL: II ASSEMBLÉIA DE PAIS E DE ALUNOS DO SCFV


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Na última quinta-feira dia 10 de maio, aconteceu a II ASSEMBLEIA DE PAIS E ALUNOS DO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS (SCFV), do município de Santa Rosa do Sul.
Na presente oportunidade foi realizada uma homenagem em comemoração ao dia das mães. 
Com apresentações de músicas, roda de capoeira, entrega das lembranças artesanais para as mães e um delicioso café colonial, o momento foi marcado por emoções.
Na ocasião, também foram apresentadas as atividades que são oferecidas, os horários de funcionamento, normas de bom funcionamento e a apresentação da equipe de trabalho do SCFV.
Estiveram presentes pais, alunos, a assistente social Francieli Kunz, a psicóloga Gerusa Claudino e a coordenadora do CRAS Rosa Laurinda Rodrigues.
O serviço oferece as oficinas de Leitura, Esportes, Capoeira, Taekwondo, Violino e Canto, Percussão, Artesanato e Dança.
No momento atende cerca de 110 alunos com público alvo de 6 a 15 anos no contra turno escolar.
A coordenadora do SCFV, Luana Santos, através de sua fala ressaltou a importância da participação dos pais ou responsável na construção deste ser humano que necessita de atenção e amparo a fim de combater as adversidades ofertadas pelo mundo.


Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima!!!!

quinta-feira, 24 de maio de 2018

LIVRO/CULTURA POP: O CORCUNDA DE NOTRE-DAME- VICTOR HUGO



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Dispensando qualquer apresentação, o poeta e romancista francês Victor Hugo (1802-1886) foi um dos maiores expoentes do romantismo, sempre defensor da liberdade e participando ativamente dos acontecimentos políticos, históricos e culturais de sua época, escrevendo livros clássicos como Os Miseráveis, Os Trabalhadores do Mar, O Último Dia de Um Condenado à Morte e muitas outras que fizeram-o ter fama mundial.
 Publicado pela primeira vez em 1831, O Corcunda de Notre-Dame é a obra-prima de Victor Hugo, ambientada em Paris de 1482, apresenta uma estória de amor entre uma cigana e um homem portador de deficiência, apresentando um retrato cultural, religioso, social e política da sociedade francesa no período medieval, expondo de forma explícita toda a hipocrisia, crueldade, crendices populares e preconceitos tanto do período histórico retratado como da época em que foi escrito, além de fazer um verdeiro tributo a um dos patrimônios históricos mais importantes da cidade de Paris, um clássico atemporal da literatura.

Grande abraço, até a próxima!!!!!

quarta-feira, 23 de maio de 2018

CINE HISTÓRIA: RASTROS DE ÓDIO (1956)



FICHA TÉCNICA

Título Original:  The Searchers
Duração: 120 min.
Ano: 1956
Diretor: John Ford  
País: Estados Unidos
Idiomas disponíveis e legendas: Inglês/ Português 
Gênero:  Faroeste/ Aventura    
Temática: Marcha para o Oeste/ Luta entre índios e colonizadores      

SINOPSE (Adoro Cinema) 

O veterano da Guerra Civil Ethan Edwards (John Wayne) chega ao Texas em 1868 e encontra o seu irmão e a família dele. Entretanto, no dia seguinte, comanches invadem o rancho e matam o seu irmão e Martha (Dorothy Jordan), a esposa dele. Além disso, raptam as duas filhas do casal. Ethan parte então em uma busca vingativa pelas meninas junto com o companheiro Martin (Jeffrey Hunter), um mestiço que logo percebe que Ethan está obcecado por matar os índios e cheio de ódio racista. Eles encontram o corpo da mais velha, e saem em busca da caçula, que procuram por mais 5 anos no deserto.

COMENTÁRIO 


 Clássico dirigido pelo lendário diretor John Ford es estrelado pelo inesquecível John Wayne, Rastros de Ódio é um dos maiores faroestes produzidos em Hollywood, foi inspirado no romance The Searchers publicado pelo escritor Alan Le May em 1954, todo filmado nos vastos desertos do Texas com todo o poder e beleza proporcionado pelo colorido encantador Tecnicolor, sendo uma das fotografias mais belas e conhecidas do cinema.
 Ambientado no Velho Oeste após a Guerra Civil Americana,o filme mostra uma das consequências imediatas da guerra: a Conquista do Oeste, a qual acabou gerando o desenvolvimento para várias partes dos Estados Unidos, porém deflagrou violentos conflitos entre colonizadores e os povos indígenas que lá viviam, além disso o filme faz uma grande reflexão sobre o racismo na sociedade americana, não importando se for contra índios, afro-americanos, latinos ou outros povos que compõem a formação étnica dos Estados Unidos, todos merecem ser respeitados e tem seu valor na sociedade, um clássico atemporal cheio de aventura e momentos inesquecíveis.



GRANDE ABRAÇO, BOA SESSÃO ATÉ A PRÓXIMA!!

terça-feira, 22 de maio de 2018

SRS ESPECIAL: IV FESTA DAS TENDAS (20/05)



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Aconteceu no último domingo (20/05) em Santa Rosa do Sul a segunda edição da Festa das Tendas, evento que reuniu uma multidão no salão paroquial, unido todas as quatorze comunidades de Santa Rosa do Sul sendo um dia de muito especial na História do município.
 A Festa das Tendas iniciou com a celebração da missa, presidida pelo padre Zeca, tendo a liturgia e a animação feita por pessoas das comunidades, tendo momentos muito emocionante que homenagearam a fé, o trabalho e a cultura do povo sul santarosense, sendo o momento o qual foi apresentado claramente o motivo dessa festa: unir todas as comunidades em momentos de muita descontração, partilha e alegria durante um dia inteiro.
 Logo após a missa, iniciou as atividades na rua, cada comunidade preparou um quitute em sua tenda, sendo um verdadeiro festival gastronômico, tendo produtos derivados do polvilho, banana, salgadinhos, docinhos, pipoca, bolos, sucos, gelatinas, saladas de frutas e muitas outras iguarias, tudo indo conforme os costumes e cultura de cada comunidade, podendo todas as pessoas visitar as tendas e provar essas maravilhas gastronômicas.
 Além da gastronomia, declamação de poemas e muita música foram as grandes atrações culturais da Festa da Tendas, havendo momentos bem engraçados e de grande emoção, tornando esse evento muito especial e divertido.
Eventos que promovem a união, confraternização, a convivência pacífica, a alegria e a valorização da cultura do município sem dúvida merecem o apoio de todos, a Festa das Tendas mostrou que é possível unir todas as comunidades de Santa Rosa do Sul para momentos de confraternização, é uma iniciativa que merece ser aplaudida e apoiada, torço para que esse evento cresça a cada ano mais, aguardaremos com muita expectativa a próxima edição da FESTA DAS TENDAS.



Grande abraço, até a próxima!!!

segunda-feira, 21 de maio de 2018

MÚSICA: PAMPA, CAMPO E QUERÊNCIA- JOÃO CHAGAS LEITE



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Grande nome da música tradicionalista gaúcha, João Chagas Leite tem uma das vozes mais lindas e emotivas dos artistas do sul brasileiro, trazendo em seu repertório músicas que falam de amor, vida do campo, da História e da mescla cultural vivida na fronteira entre Rio Grande do Sul e o Uruguai, sendo que João Chagas é natural de Uruguaiana.
 Lançada em 1983, Pampa, Campo e Querência é uma canção premiada em festivais dedicadas as músicas tradicionalistas nos anos 80, a qual fala da importância do trabalho no campo para o gaúcho, sobre as lutas do passado e exalta a essência mais pura do tradicionalismo gaúcho, uma canção linda e pouca conhecida das novas gerações, a qual pode ser ouvido no vídeo abaixo:



Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima!!!!!

domingo, 20 de maio de 2018

POEMA: ANOS 80/90



Nasci em uma época mágica,
Em que a infância era divertida e saudável,
Não tinha grandes preocupações,
Era apenas estudar e brincar,
Esperar o Dia das Crianças, aniversário e Natal para ganhar brinquedos novos,
Passava o dia vendo as séries japonesas na Rede Manchete,
Jogava bola no campinho da rua,
No fim de semana jogava Atari e Nintendinho,
Ria das palhaçadas dos Trapalhões, Casseta & Planeta, Tv Pirata,
Escutava Raul Seixas, Amado Batista, Inimigos do Rei,
De Volta Para o futuro, Curtindo a Vida Adoidado não perdia quando passava na TV,
Como eram deliciosas as guloseimas, Chocolate Lolo, Bala 7 Belos,
Frequentava fliperamas e as locadoras de games,
Como era maravilhoso os anos 80 e 90.

Autor: Andrio Cardoso Pereira

Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima!!!!!!




sábado, 19 de maio de 2018

SRS ESPECIAL: FESTA DIA 01 DE MAIO



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

O dia 01 de maio é uma data especial que faz alusão as primeiras lutas dos trabalhadores ocorridas na segunda metade do século XIX, que lutavam por melhores condições de trabalho e salário justo, sendo hoje feriado no mundo inteiro. No Brasil a data foi instituída como feriado nacional no ano de 1925 pelo então Presidente da República Arthur Bernardes.
Como tradição desde a sua instalação administrativa, o Município de Santa Rosa do Sul realizou no último dia 01 de maio, a festa em homenagem ao Dia do Trabalho no Parque Municipal de Eventos para todos os Servidores Públicos Municipais, com a presença do Prefeito Nelson Cardoso de Oliveira, do vice-prefeito Nelmo Emerim dos Vereadores e Secretários Municipais. Em sua fala, o prefeito homenageou o trabalho de todos os funcionários e lembrou da importância de cada função para alcançar resultados positivos para todo o município.
 Animado pela cantora Elis Cardoso, o evento foi marcado pela alegria e união dos setores. Foi servido um delicioso almoço aos funcionários presentes, além de uma brincadeira de dança proposta pela professora Niraila Lummertz, unindo todos uma divertida e acirrada competição.


Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima!!!!

sexta-feira, 18 de maio de 2018

CULTURA POP: MAZZAROPI



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Você conhece o homem da figura acima? Ele foi um dos maiores comediantes do cinema brasileiro de todos os tempos, fazendo um humor com bastante apelo popular e linguagem simples, revolucionando o cinema nacional ao retratar na grande maioria de seus filmes o caipira que vive no interior do Brasil, estou falando logicamente do imortal e divertido Amácio Mazzaropi.
 Nascido em São Paulo em 9 de abril de 1912, Mazzaropi foi criado em uma família de artistas, iniciou sua carreira artística trabalhando em circos contando causos e piadas, logo em seguida participa de peças de teatro, trabalhando posteriormente no rádio, o qual apresenta O Rancho Alegre, o qual em 1950 ganhou sua versão para a televisão, sendo através desse programa que levou ele para as telas de cinema em 1952 com o lançamento de seu primeiro filme: Sai da Frente.
 A partir daí, Mazzaropi não parou mais de fazer filmes entre as décadas de 1950 a 1970, todos sendo grandes sucessos de bilheteria tais como Candinho, Chofer de Praça, Jeca Tatu, As Aventuras de Pedro Malazartes, A Tristeza  do Jeca, O Vendedor de Linguiça, Uma Pistola para Djeca, Jeca Macumbeiro, Jeca Contra o Capeta e A Banda das Velhas Virgens, no total lançou 32 filmes, até seu falecimento no dia 13 de junho de 1981.
 Além de exímio ator, cantor e comediante, Mazzaropi acumulou inúmeras funções em seus filmes como diretor, produtor, roteirista, escrevia a trilha sonora, ele também criou a PAM, Produções Amácio Mazzaropi, usou de cenário para a grande maioria de seus filmes uma fazenda que ele adquiriu na cidade Taubaté, a qual hoje abrigo um imenso museu que conta a História de vida e obra de Mazzaropi. 
 Sem sombra de dúvidas a grande contribuição de Mazzaropi para a cultura popular brasileira foi mostrar nas telas de cinema o caipira brasileiro, a realidade das cidades do interior brasileiro, fazendo críticas sociais aos fazendeiros que exploram os colonos com o uso da violência e aos políticos corruptos que se aproveitam da situação para terem ainda mais poder, além de homenagear a todas as formas de cultura popular que existem no interior brasileiro, os agricultores e pecuaristas que ajudam os colonos mais pobres, fazendo um cinema genuinamente brasileiro  e direcionado ao povo brasileiro, tanto que é cultuado até hoje e homenagens são constantemente feitas através de memes na internet, tornando Mazzaropi num imortal da cultura brasileira.

Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima!!!    

quinta-feira, 17 de maio de 2018

SUL DO BRASIL ESPECIAL: FONTE IMPERIAL, SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA RS



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Município que fica entre a região metropolitana de Porto Alegre e o Litoral Norte gaúcho, Santo Antônio da Patrulha é um dos municípios mais antigos do estado do Rio Grande do Sul, tendo mais de 200 anos de História, considerada a terra da cachaça, do sonho e da rapadura, é uma cidade que preserva sua História e cultura através de seus equipamentos patrimoniais, grande maioria bem preservados e tombados.
Local onde Dom Pedro I descansou ao pernoitar na cidade em 1826, a Fonte Imperial foi construída no intuito de criar um sistema eficiente de abastecimento de água a pedido do próprio imperador, sendo inaugurada em 1847, o monumento tem impressas as armas do Império, o ano de inauguração e uma representação do deus mitológico Netuno com as inscrições "Netuno, Deus dos Mares", a fonte é um patrimônio histórico tombada por lei e reconhecido como símbolo de Santo Antônio da Patrulha, merece ser visitado, confiram as fotos desse magnífico patrimônio:










Grande abraço, até a próxima!!!!!!!  

quarta-feira, 16 de maio de 2018

CINE HISTÓRIA: O AUTO DA COMPADECIDA (2000)



FICHA TÉCNICA

Título Original: O Auto da Compadecida 
Duração: 160 min.
Ano: 2000
Diretor: Guel Arraes 
País: Brasil 
Idiomas disponíveis e legendas: Português 
Gênero:  Comédia/ Aventura    
Temática: Cultura Nordestina/ Brasil da Velha República (1889-1930)      

SINOPSE (Adoro Cinema) 

As aventuras dos nordestinos João Grilo (Matheus Natchergaele), um sertanejo pobre e mentiroso, e Chicó (Selton Mello), o mais covarde dos homens. Ambos lutam pelo pão de cada dia e atravessam por vários episódios enganando a todos do pequeno vilarejo de Taperoá, no sertão da Paraíba. A salvação da dupla acontece com a aparição da Nossa Senhora (Fernanda Montenegro). Adaptação da obra de Ariano Suassuna.

COMENTÁRIO 


Produzida inicialmente em formato de  minissérie televisiva, O Auto da Compadecida é uma das peças mais conhecidas de Ariano Suassuna, após ser adaptada tanto para a televisão como para o cinema, tornou ainda mais popular em todo o Brasil, além é claro de conquistar os críticos literários e ter novas encenações da peça circulando pelo país.
 Ambientado no nordeste provavelmente entre o fim do século XIX e começo do XX, o filme narra as divertidas confusões da dupla João Grilo e Chicó, que vivem aventuras tentando de fugir das malezas da pobreza, do autoritarismo, da violência e da seca, topando no caminho com perigosos cangaceiros, trambiqueiros, autoridades religiosas, militares e até figuras das religiões judaico-cristãs como Jesus Cristo, Virgem Maria e Satanás.
 Muito semelhante as peças teatrais da Europa medieval, O Auto da Compadecida mistura poesia com literatura de cordel, crítica social, elementos da cultura nordestina, comédia do período barroco brasileiro, elementos religiosos, tradição oral, linguajar bem típico do nordeste e acontecimentos históricos especialmente da época da Primeira República (1889-1930), tendo uma mensagem bastante legal e atemporal, transformando em um clássico do cinema brasileiro.  Confiram abaixo o filme completo:



   
  Grande abraço, BOA SESSÃO, até a próxima!!!!!!

terça-feira, 15 de maio de 2018

LIVRO: O RAPTO DO GAROTO DE OURO- MARCOS REY



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Um dos grandes escritores e roteiristas de televisão e cinema do Brasil, Marcos Rey (1925-1999) ficou bastante conhecido na década de 1980 por participar da famosa Série Vaga-Lume, onde publicou muitos livros infanto-juvenis que até hoje são relançados com grande sucesso entre a garotada, por serem aventuras cheia de suspense, humor e sustos, escritos com uma linguagem bem jovem e divertida.
 Publicado pela primeira vez na série Vaga-Lume em 1982, O Rapto do Garoto Dourado é um dos grandes clássicos escritos por Marcos Rey para essa série, ambientada no início dos anos 1980, o romance narra as aventuras de um grupo de jovens que investigam o rapto de um astro do Rock nacional, buscando solucionar através de pistas que vão encontrando, chegando até o culpado, tendo como pano de fundo vários elementos da cultura jovem dos anos 80, numa trama cheia de mistério, romance, humor e de reviravoltas, uma obra que diverte e mostra uma época a qual tem muita coisa em comum com nossos dias atuais.

Grande abraço, BOA LEITURA, até a próxima!!!   

segunda-feira, 14 de maio de 2018

MÚSICA: VITÓRIA-RÉGIA - WILSON PAIM


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Grande cantor da música romântica e nativista gaúcha, Wilson Paim dispensa apresentações, com sua voz inconfundível e emotiva, sempre cantando o amor, a cultura do Rio Grande do Sul e a vida no campo, com músicas que são verdadeiros clássicos do cancioneiro gauchesca e também brasileiro, fazendo sucesso de sul a norte do país.
 Lançada em 1992, Vitória-Régia faz parte do álbum Wilson Paim Interpreta Salvador Lamberty Vol. 1, é uma canção que fala sobre o amor entre dois jovens no sul do Brasil, tendo um instrumental que remete aos antigos filmes de faroeste, o qual dá um clima mais linda e emotivo, fazendo que o ouvinte imagine um romance ambientado no passado, cheio de romantismo e emoção, confiram abaixo esse clássico da música gauchesca:


Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima!!!!

domingo, 13 de maio de 2018

POEMA: ESPECIAL DIA DAS MÃES


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?


Como não poderia deixar de ser, o Blog do Professor Andrio faz uma singela homenagem a todas as mamães pela passagem do Dia das Mães. Primeiro, um clipe musical com a música Mãe, cantada pela dupla sertaneja Rick & Renner, a qual fala da importância da presença materna, finalizando com um poema de Mario Quintana.



MÃE

Mãe... São três letras apenas

As desse nome bendito:
Também o Céu tem três letras...
E nelas cabe o infinito.

Para louvar nossa mãe,
Todo o bem que se disse
Nunca há de ser tão grande
Como o bem que ela nos quer...

Palavra tão pequenina,
Bem sabem os lábios meus
Que és do tamanho do Céu
E apenas menor que Deus!

Mãe 

Autor: Mário Quintana

FELIZ DIA DAS MÃES A TODAS AS MAMÃES

Um grande abraço, até a próxima, uma boa semana.

sábado, 12 de maio de 2018

CULTURA POP: ADVENTURE



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Você conhece o game da figura acima? É um dos primeiros games lançados para consoles caseiros, considerado o primeiro jogo com easter-eggs da História, o qual deixavam o jogo ainda mais emocionante e divertido, estou falando logicamente de Adventure, clássico lançado em 1979  para Atari 2600.  
 Baseado em contos de fadas, lendas de cavalaria e literatura fantástica, Adventure é ambientado no período medieval, onde um cavaleiro busca o cálice sagrado (possivelmente o Santo Graal) nos castelos, entrando em labirintos cheios de perigos buscando objetos como armas e chaves para chegar abrir os castelos, enfrentando poderosos dragões que são os guardiões, apesar do visual bastante simples, é uma game bastante difícil e divertido, um clássico que merece ser jogado pela nova geração e pelos fãs de games retrô.

Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima!!!