quarta-feira, 2 de maio de 2018

CINE HISTÓRIA: LAWRENCE DA ARÁBIA (1962)



FICHA TÉCNICA

Título Original: Lawrence of Arabia
Duração: 216 min.
Ano: 1962
Diretor: David Lean
País: InglaterraEstados Unidos
Idiomas disponíveis e legendas: Inglês e Português
Gênero: Aventura/ Épico/ Guerra/ Drama Histórico
Temática: Primeira Guerra Mundial/ Unificação da Arábia.

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)

 Em 1935, quando pilotava sua motocicleta, T.E.Lawrence (Peter O'Toole) morre em um acidente e, em seu funeral, é lembrado de várias formas. Deste momento em diante, em flashback, conhecemos a história de um tenente do Exército Inglês no Norte da África, que durante a 1ª Guerra Mundial, insatisfeito em colorir mapas, aceita uma missão como observador na atual Arábia Saudita e acaba colaborando de forma decisiva para a união das tribos árabes contra os turcos. 

COMENTÁRIO


  Obra-prima do cinema mundial, dirigido pelo mestre David Lean, esse clássico conta a trajetória real de T. E. Lawrence, um aventureiro excêntrico com opiniões dúbias, ora em favor dos ingleses, outra da causa dos árabes, que acabou tendo papel fundamental na formação de um novo país, a Arábia Saudita, baseado no seu livro autobiográfico Os Sete Pilares da Sabedoria.
 Conhecido por uma filmografia recheada de grandes épicos, como Doutor Jivago e A Ponte do Rio Kwai, também pelas grandes tomadas de câmera, David Lean criou esse épico de forma magistral, apresentando a grandiosa do deserto (sendo filmado inclusive nos locais aonde aconteceram os fatos), suas tribos e recheado de perigos, a trilha sonora poderosa de Maurice Jarre (pai do músico Jean Michel Jarre) e o elenco carismático, com Anthony Quinn, Alec Guiness (ator recorrente na filmografia de Lean), Claude Rains, Omar Sharif (ator egípcio fez sua estréia em Hollywood nesse filme), além é claro, da atuação inesquecível de Peter O'Toole como Lawrence, fazem que os 216 minutos de duração passem voando, tornando esse filme uma experiência inesquecível, sendo vencedor de 7 Oscar, inclusive de Melhor Filme.
 Feito nos moldes dos filmes épicos realizadas na época, esse filme retrata quatro episódios da vida de Lawrence, em sua estadia na Arábia durante a Primeira Guerra, além é claro de apresentar sua morte e enterro na Inglaterra (tudo contado em forma de flashbacks): a agonizante conquista de Aqaba (uma das tomadas mais impressionantes do filme, contando com milhares de figurantes); seu aprisionamento pelos turcos em Deraa, sendo torturado por eles; o massacre da cidade de Tafas; e o fim do sonho dos árabes conquistarem Damasco.
  Além de mostrar a vida aventureira de Lawrence e sua paixão pelos povos do deserto, esse clássico apresenta detalhada a cultura das tribos árabes, seus costumes com os estrangeiros, suas formas e estratégias de lutar, também fala das ambições colonialistas inglesas no Oriente Médio com noções cartográficas da região e das tramas para vencer a guerra (Primeira Guerra) contra os turcos e alemães.
  Vale a pena frisar que David Lean para dar um realismo quase documental a esse filme, decidiu que o set de filmagem seria na região aonde os fatos realmente aconteceram, inclusive a equipe de produção encontrou fragmentos de artefatos que foram utilizados na sabotagem de um trem turco, durante a conquista de Aqba, a qual Lawrence participou efetivamente. Segundo Steven Spielberg, que participou da remasterização do filme para DVD, fã e inspirado pela obra de David Lean, ousou dizer que a produção desse filme nos dias de hoje custaria aproximadamente 285 milhões de dólares, vindo de um especialista em filmes grandiosos como Spielberg, difícil em não acreditar que esse filme é uma das produções mais caras da História.
  Sendo um misto de aventura colonial e épico de guerra, Lawrence da Arábia foi concebido para ser um dos filmes épicos mais populares do cinema, devido a sua trama envolvente e sua produção de orçamento ciclópico, com o passar do tempo se tornou um clássico, que conseguiu mostrar uma visão realista de um povo que lutou com a ajuda de um aventureiro apaixonado, que decidiu ajudar os árabes a unificar todos os povos num só país, a Arábia Saudita, e a lutar contra os invasores turcos, fez que a trajetória de Lawrence se tornasse tão lendária quanta as areias do deserto, um filme inesquecível no sentido amplo da palavra. Cliquem no link abaixo para assistir o filme completo:

Assista ao filme Lawrence da Arabia gratuito online - Crackle

Um grande abraço, BOA SESSÃO, tudo de bom, até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário