quarta-feira, 30 de maio de 2018

CINE HISTÓRIA: O ENCOURAÇADO POTEMKIN (1925)



FICHA TÉCNICA

Título Original:  Bronenosets Potyomkin
Duração: 74 min.
Ano: 1925 
Diretor:  Serguei Eisenstein
País: Rússia 
Idiomas disponíveis e legendas: Russo/ Português 
Gênero:  Épico/ Drama Histórico/ Guerra     
Temática: Revoltas na Rússia pré-revolucionária       

SINOPSE (Adoro Cinema) 

Em 1905, na Rússia czarista, aconteceu um levante que pressagiou a Revolução de 1917. Tudo começou no navio de guerra Potemkin quando os marinheiros estavam cansados de serem maltratados, sendo que até carne estragada lhes era dada com o médico de bordo insistindo que ela era perfeitamente comestível. Alguns marinheiros se recusam em comer esta carne, então os oficiais do navio ordenam a execução deles. A tensão aumenta e, gradativamente, a situação sai cada vez mais do controle. Logo depois dos gatilhos serem apertados Vakulinchuk (Aleksandr Antonov), um marinheiro, grita para os soldados e pede para eles pensarem e decidirem se estão com os oficiais ou com os marinheiros. Os soldados hesitam e então abaixam suas armas. Louco de ódio, um oficial tenta agarrar um dos rifles e provoca uma revolta no navio, na qual o marinheiro é morto. Mas isto seria apenas o início de uma grande tragédia.

COMENTÁRIO 


 Obra-prima dirigida pelo grande mestre Serguei Eisenstein, O Encouraçado Potemkin é o maior representante do movimento Épico Soviético, influenciou tanto na questão narrativa, política e de estética cinematográfica, sendo uma dos filmes mais mais impactantes do cinema mudo, influenciando inúmeros cineastas tanto na União Soviética (Rússia) como em Hollywood e em toda a Europa até os dias de hoje, tendo sido lançado há mais de 90 anos, não perdeu sua originalidade e atualidade.
 Baseado em fatos reais ocorridos em 1905, essa obra mostra a primeira tentativa de fazer uma revolução comunista na Rússia, iniciando com a rebelião dos marinheiros do encouraçado Potemkin e terminando nas ruas de Odessa, onde ocorreu um terrível massacre organizado pelas guarda do Czar, o qual ficou conhecido como Domingo Sangrento.   
 Seguindo a ideologia marxista, a qual faz parte de toda a estética do movimento Épico Soviético, o filme busca mostrar ao espectador através de cenas de grande vigor épico, apresentar acontecimentos que influenciaram diretamente a Revolução Russa de 1917, usando da dialética, ou seja,  apresenta a visão de todos os lados envolvidos na trama, fazendo o espectador pensar e tirar suas próprias conclusões daquilo que foi mostrado no filme.
 Mesmo sendo feito em uma época em que os efeitos especiais estavam ainda engatinhando, O Encouraçado Potemkin impressiona o espectador pela linguagem jornalística e próximo da realidade, especialmente das cenas finais, usando de feitos práticos e closes que expressam bem a mensagem que o filme passa, se tornando tão marcante e sendo referenciado até hoje na cultura pop, um clássico que merece ser assistido por quem é fãs de cinema, confiram abaixo o filme na integra: 



Grande abraço, BOA SESSÃO, até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário