FICHA TÉCNICA
Título Original: O Auto da Compadecida
Duração: 160 min.
Ano: 2000
Diretor: Guel Arraes
País: Brasil
Idiomas disponíveis e legendas: Português
Gênero: Comédia/ Aventura
Temática: Cultura Nordestina/ Brasil da Velha República (1889-1930)
SINOPSE (Adoro Cinema)
As aventuras dos nordestinos João Grilo (Matheus Natchergaele), um sertanejo pobre e mentiroso, e Chicó (Selton Mello), o mais covarde dos homens. Ambos lutam pelo pão de cada dia e atravessam por vários episódios enganando a todos do pequeno vilarejo de Taperoá, no sertão da Paraíba. A salvação da dupla acontece com a aparição da Nossa Senhora (Fernanda Montenegro). Adaptação da obra de Ariano Suassuna.
COMENTÁRIO
Produzida inicialmente em formato de minissérie televisiva, O Auto da Compadecida é uma das peças mais conhecidas de Ariano Suassuna, após ser adaptada tanto para a televisão como para o cinema, tornou ainda mais popular em todo o Brasil, além é claro de conquistar os críticos literários e ter novas encenações da peça circulando pelo país.
Ambientado no nordeste provavelmente entre o fim do século XIX e começo do XX, o filme narra as divertidas confusões da dupla João Grilo e Chicó, que vivem aventuras tentando de fugir das malezas da pobreza, do autoritarismo, da violência e da seca, topando no caminho com perigosos cangaceiros, trambiqueiros, autoridades religiosas, militares e até figuras das religiões judaico-cristãs como Jesus Cristo, Virgem Maria e Satanás.
Muito semelhante as peças teatrais da Europa medieval, O Auto da Compadecida mistura poesia com literatura de cordel, crítica social, elementos da cultura nordestina, comédia do período barroco brasileiro, elementos religiosos, tradição oral, linguajar bem típico do nordeste e acontecimentos históricos especialmente da época da Primeira República (1889-1930), tendo uma mensagem bastante legal e atemporal, transformando em um clássico do cinema brasileiro. Confiram abaixo o filme completo:
Grande abraço, BOA SESSÃO, até a próxima!!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário