terça-feira, 16 de outubro de 2018

CULTURA POP: MINHAS EXPERIÊNCIAS COMO PROFESSOR



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

  Minha História como professor começou em 2007, bem no início de faculdade ainda, quando tive a oportunidade de entrar numa sala de aula e lecionar pela primeira vez, substituindo o professor titular na escola joão dos Santos, sem ao menos ter tido uma única aula de Estágio ou preparado aula, foi uma experiência incrível, aprendi muito, apesar de ter ficado pouco assustado.
   Acreditando ter fracassado e com a ideia de nunca mais entrar numa sala de aula, passei a faculdade toda fomentando essas idéias na cabeça, evitando até em falar em escolas, mas eis que chega os estágios, entrei em pânico, teria que encarar caso eu tivesse interesse em me formar, era pegar ou largar, decidi seguir adiante e ver onde chegaria, inacreditavelmente, tive uma surpresa enorme.
   Durante os estágios que fiz, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, ocorridos nos anos de 2009 e 2010 respectivamente, acabei conhecendo as teorias e práticas educacionais mais de perto, além de ter tido novas experiências em sala de aula, dessa vez com resultados satisfatórios, aquela ideia que eu tinha de de fracasso caiu por terra, nascendo assim meu amor por lecionar e pela educação.
   Após formado, fiquei por dois anos lutando intensamente para conseguir uma escola para lecionar, fazendo concursos e processos seletivos para ACT (Admissão de Carater Temporário) ser professor titular, substitui vários professores em duas escolas daqui de Santa Rosa do Sul. Nesse tempo, muitas promessas foram feitas a mim, as quais não cumpriram, havendo momentos de revolta, de querer largar tudo e de muito sofrimento.
   Em 2012, tive a oportunidade a qual tanto esperei a tanto tempo, de ser professor titular em uma escola, tudo conforme as leis trabalhistas da nossa classe, tornando um sonho o qual alimentava a anos em realidade. No mesmo ano, trabalhei na escola Ana Regis Arantes aqui em Santa Rosa do Sul, escola a qual tenho um forte vínculo de amizade até hoje.
  Encerrando a minha participação na educação formal, em 2014 trabalhei na escola Nilza Pereira de Matos em Sombrio, sendo uma experiência bastante tranquila, divertida e de grande aprendizagem em minha vida. Em 2018, por apenas um dia, lecionei para os alunos do EJA de Balneário Gaivota, substituindo a professora Gislaine.
  Sinto me realizado, muito feliz por ter tido essas oportunidades, podem ter a certeza de que fiz o possível para realizar um bons trabalhos nessas escolas, mesmo hoje eu estando fora das salas de aula, continuo sendo professor de forma informal (internet, palestras, rádio, jornal, etc) e tenho muito orgulho de ser professor.
  Acredito na educação como ferramenta fundamental para construirmos um mundo melhor, o professor tem um papel importantes nesse processo, pois além de ser um formador de opiniões e de futuros profissionais, ele deve estar pronto para servir toda a comunidade onde ele está inserido e ajudar no que for preciso para construirmos um país mais justo, feliz, solidário e humano.
  Mesmo tendo sendo jovem, tenho orgulho de ser professor, amo estar dentro de uma sala de aula lecionando, de sentir o carinho dos alunos e de ensinar a eles bons valores, isso me faz feliz, valeu a pena esperar cada segundo, agora uma nova missão começa.

Grande abraço, até a próxima!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário