domingo, 31 de março de 2024

POEMA: FELIZ PÁSCOA


Páscoa é a vitória da vida,
Ser caridoso com as pessoas que sofrem,
Lutar contra a opressão,
Respeitar o próximo e ser humilde,
Não tremer diante das trevas, pois sempre a luz aparecerá,
Sepultar aquilo que faz mal a você,
Ressurgir das cinzas, uma nova pessoa,
Anunciar que o bem venceu o mal,
Quero desejar a você e a tua família, FELIZ PÁSCOA,
Que a luz do Ressuscitado ilumine tua vida.

Autor: Andrio Cardoso Pereira

UMA BOA SEMANA , FELIZ PÁSCOA,  até a próxima, grande abraço!!!

sábado, 30 de março de 2024

LIVRO: O MÁRTIR DO GÓLGOTA- ENRIQUE PÉREZ ESCRICH

 

Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Grande nome do romantismo espanhol, Enrique Pérez Escrich (1829-1897) escreveu muitas peças de teatro e romances, os quais oscilavam entre temáticas cômicas, históricas, musicais e principalmente religiosas, esse último ganhou reconhecimento, especialmente O Mártir do Gólgota, seu romance mais conhecido.
 Publicado em 1866, O Mártir do Gólgota é um romance religioso que narra a vida de Jesus Cristo, de seu nascimento até sua morte e ressurreição, apresentando além da História narrada da Bíblia, apresenta a trajetória de Dimas, homem que pediu perdão a Jesus durante a crucificação de ambos.
 Tendo uma belíssima de redenção e amor a humanidade, O Mártir do Gólgota é uma grandioso épico, que retrata detalhes históricos e culturais tanto dos judeus como dos romanos, além de ter descrições sobre localidades citadas, uma grande obra que merece ser conhecida e lida.

Grande abraço, BOA LEITURA, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima!!!!!


sexta-feira, 29 de março de 2024

SRS ESPECIAL: SEMANA SANTA EM SANTA ROSA DO SUL

 


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Aproveitando que estamos na semana da Páscoa, decidi postar um pequeno texto falando sobre as tradições presentes no município de Santa Rosa do Sul nesse período, confiram na figura acima. Forte abraço, BOM FIM DE SEMANA, FELIZ PÁSCOA.



quinta-feira, 28 de março de 2024

CINE HISTÓRIA: O FAROL (2019)


 

FICHA TÉCNICA


Título Original: The Lighthouse 
Duração:  110 min.
Ano: 2019
Diretor:  Robert Eggers 
País:  Estados Unidos 
Idiomas disponíveis e legendas: Inglês/Português
Gênero:  Terror/ Fantasia/ Suspense
Temática: Vida no Mar e farol no Começo do Século XX
   
SINOPSE (Adoro Cinema) 

 Thomas Wake (Willem Dafoe), responsável pelo farol de uma ilha isolada, contrata o jovem Ephraim Winslow (Robert Pattinson) para substituir o ajudante anterior e colaborar nas tarefas diárias. No entanto, o acesso ao farol é mantido fechado ao novato, que se torna cada vez mais curioso com este espaço privado. Enquanto os dois homens se conhecem e se provocam, Ephraim fica obcecado em descobrir o que acontece naquele espaço fechado, ao mesmo tempo em que fenômenos estranhos começam a acontecer ao seu redor.

COMENTÁRIO

 Filme dirigido por Robert Eggers, aclamado diretor de A Bruxa (2016), O Farol é uma obra visceral e assustadora, filmada toda em preto e branco com efeitos de granulação e tela mais pequena, simulando ser um filme bastante antigo, daqueles filmados no começo do século XX, época a qual o filme é ambientado.
 Ambientada em uma ilha isolada dos Estados Unidos no começo do século XX, O Farol mostra  a rotina de trabalho de um faroleiro daquela época, a solidão que pode levar esses trabalhadores a perder a insanidade, as intemperes da natureza e a crença da presença do sobrenatural através do folclore dos marinheiros são temas abordados nessa obra, que mistura um suspense com toques fantásticos e de terror com maestria, além de ter dois atores sensacionais como Willem Dafoe e Robert Pattinson fazendo interpretações fortes e impactantes.
 Tendo a presença de seres mitológicos como as sereias, o filme pega referências muito na parte da vida de faroleiro/marinheiro das obras de Herman Melville (autor de Moby Dick) e do terror cósmico de H.P. Lovecraft, além de se inspirar nas mitologias gregas e dos marinheiros para criar as simbologias tratadas na obra, além de ter inspirações de obras de arte, psicanálise e surrealismo, tornando-se um filme interessante e misterioso, mais uma obra genial de Robert Eggers.

Grande abraço, BOA SESSÃO, até a próxima!!!

quarta-feira, 27 de março de 2024

INFORMATIVO ESPECIAL: AULINHAS DO PROFESSOR ANDRIO (PLAYLIST YOUTUBE)

 


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Estou compartilhando aqui pela primeira vez uma série de vídeos que realizei em 2020, durante o período pandêmico, para trabalhar com meus ex-alunos durante aquele ano letivo, os vídeos trabalham temas dos conteúdos de sexto a nono ano, da Pré-História até a Segunda Guerra Mundial, confiram abaixo:



Grande abraço, até a próxima!!!!!

terça-feira, 26 de março de 2024

SESSÃO NOSTALGIA: MS. PAC MAN

 


Olá caros leitores, tudo bem com vocês? Quem lembra do game acima?

 Lançado pela Midway em 1982, Ms. Pac Man é uma continuação do primeiro game da franquia Pac Man, porém não produzido pela Namco, produtora responsável pela criação do personagem, sendo lançado para arcade (fliperama) e depois portado para todos os consoles da época, seguindo o sucesso do seu antecessor.
 Mudando para uma versão feminina do Come-Come (Pac Man), a jogabilidade e esquema do jogo de Ms. Pac Man é basicamente o mesmo de seu antecessor: você controla a cabeça de uma boneca amarelo, que entra num imenso labirinto, com objetivo de comer todas as pastilhas que lá estão e fugir de fantasmas que o perseguem implacavelmente. Porém no labirinto a quatro bolachões, os quais você pode perseguir e devorar os fantasmas por um curto período de tempo.Logicamente, cada fase que passa o nível de dificuldade aumenta cada vez mais, tornando o jogo interessante.
 Sendo tão desafiador e divertido, Ms. Pac Man tornou-se uma franquia de jogos de bastante sucesso, ora as vezes fazendo dupla com Pac Man, outras em jogos solos, tornando a Senhora Pac Man em uma personagem carismática e clássica do universo dos games.

Grande abraço, até a próxima!!!!


segunda-feira, 25 de março de 2024

TEA EM PAUTA: UM JEITO DIFERENTE DE SER (ANTOLOGIA POETIZE 2024)

 


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Hoje quero apresentar aqui na coluna o poema de minha autoria, intitulado Um jeito Diferente de Ser, que faz parte do livro Poetize 2024, antologia de poesias da Editora Vivara, resultado de um concurso de poemas, que em breve estarei falando do aqui no blog. Confiram abaixo o vídeo com o poema, em seguida falarei sobre o sentido dele:


 O tema do poema é o Transtorno do Espectro Autista (TEA), sendo um pedido por empatia, respeito, oportunidades e conscientização, além de abordar a realidade do autista através da visão de uma pessoa atípica, ou seja, minha visão, representando todos os autistas do mundo todo. Esse foi meu primeiro trabalho literário sobre autismo publicado em um livro.
 Quero agradecer demais a Editora Vivara pela oportunidade e de dar visibilidade da causa autista em sua antologia, que outras editoras abram espaço para escritores atípicos, em todos os gêneros literários, acredito firmemente que a literatura e todas as outras artes são ferramentas importantes para a conscientização do autismo.

Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima!!!!!


domingo, 24 de março de 2024

POEMA: DEIXE FLORESCER

 

Deixe florescer dentro de você,
A flor da esperança,
A rosa da felicidade,
Um jardim de coisas boas e verdadeiras,
Isso fará tua vida ser bela e feliz.

Autor: Andrio Cardoso Pereira

Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima!!!!

sábado, 23 de março de 2024

LIVRO: OBRAS COMPLETAS- CASTRO ALVES


 
Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Nascido na Bahia, Castro Alves (1847-1871) é um dos mais importantes poetas da literatura brasileira, ajudando na divulgação do Romantismo em nosso país. Fortemente influenciado pelo escritor francês Victor Hugo e por idéias abolicionistas, Castro Alves ficou conhecido poR escrever poemas de cunho social, o qual criticava fortemente os males em que o Brasil vivia naquela, especialmente a escravidão.
 Publicado em 1997, Castro Alves Obras Completas reúne em um único volume todo o trabalho literário feito por Castro Alves, trazendo seus principais obras como Espumas Flutuantes e Os Escravos, passando por todas as fases de sua carreira, desde o romantismo até seus poemas de cunho social, sendo uma ótima forma de conhecer a poesia desse grande poeta da literatura brasileira.

Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, boa leitura, até a próxima!!!! 


 

sexta-feira, 22 de março de 2024

SRS ESPECIAL: NOMES DE NOSSO MUNICÍPIO

 


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Postagem feita na sexta passada (15/03) no Projeto Cultura e História de Santa Rosa do Sul, apresenta os nomes que Santa Rosa do Sul teve no decorrer de sua História, sendo essa uma forma de estudar o município, confiram abaixo um pequeno histórico de cada nome que tivemos:





Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima!!!

quinta-feira, 21 de março de 2024

CINE HISTÓRIA: ELVIS (2022)


 FICHA TÉCNICA


Título Original: Elvis
Duração:  160 min.
Ano: 2022
Diretor:  Baz Luhrmann 
País:  Estados Unidos 
Idiomas disponíveis e legendas: Inglês/Português
Gênero:  Musical/Drama Biográfico
Temática: História do Rock anos 1950 a 1970/ Bastidores da Música
   
SINOPSE (Wikipedia) 

 Vida e música de Elvis Presley sob o prisma da sua tumultuada relação com seu empresário enigmático, o coronel Tom Parker. A história mergulha na complexa dinâmica entre Presley e Parker, que se estendeu por mais de 20 anos, desde a ascensão de Presley à fama até seu estrelato sem precedentes, tendo como pano de fundo a evolução da paisagem cultural e a perda da inocência na América.

COMENTÁRIO

 Filme dirigido por Baz Luhrmann, Elvis é um filme poderoso e emocionante, que traz ao público uma visão sobre o legado deixado por Elvis Presley, o maior nome do Rock'N'Roll de todos os tempos, sendo interpretado magistralmente por Austin Butler, trazendo uma interpretação hipnótica e explosiva, junto com Tom Hanks, que dá vida ao Coronel Tom Parker de forma soberba.
 Ambientado entre o final dos anos 1940 até 1977, o filme apresenta um panorama da carreira de Elvis Presley, apresentando seus principais sucessos, os bastidores dos shows que marcaram sua trajetória, os momentos mais importantes de sua carreira, sua vida pessoal, os problemas de saúde e a forte relação com a música que Elvis Presley desde a infância são abordados nesse filme.
 O grande trunfo de Elvis é contar a estória de seu biografado de forma ágil e impactante, usando de uma linguagem moderna usando e abusando de efeitos de transição especialmente nas cenas musicais, além de usar close fechado na reação do público feminino, e usando por vezes a linguagem das histórias em quadrinhos, especialmente na abertura do filme, mostrando que o legado de Elvis Presley continuará vivo, um filme que vale a pena ser assistido por todos, seja quem viveu aquela época inesquecível ou não, pois a música de Elvis é imortal.

Grande abraço, BOA SESSÃO, até próxima!!!!!!

quarta-feira, 20 de março de 2024

INFORMATIVO ESPECIAL/SUL DO BRASIL ESPECIAL: FURACÃO CATARINA 20 ANOS

 

Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 No próximo dia 28 de Março, estará completando 20 anos da passagem do Furacão Catarina pelo sul do Brasil, foi um momento dramático e apavorante de todos aqueles que vivenciaram aquelas horas de destruição e terror que vivenciamos. Abaixo deixarei um relato que escrevi em 2017 sobre aquele fatídico dia 28 de Março de 2024.

FURACÃO CATARINA

 A natureza sempre nos surpreendeu, seja com os maravilhosos espetáculos que ela nos proporciona e pela sua fúria impiedosa, alguns deles só assistimos através da televisão ou no cinema, pensávamos que no Brasil, região sul de Santa Catarina em especial Santa Rosa do Sul, jamais iria acontecer fenômenos climáticos severos, apesar que vivermos muito perto do litoral e sempre haver ocorrência de temporais, porém de curta duração, nada comparado ao Catarina, alias, previsão do tempo, era algo que não prestávamos muita atenção naquela época.
 Não temos dúvidas que aquele fim de noite e madrugada inteira no final do mês de março de 2004 serviu para mudarmos drasticamente a nossa visão aqui sobre o clima, dai pra frente, começamos a prestar mais atenção nas mudanças climáticas que estavam acontecendo, inclusive criando o hábito de acompanharmos diariamente a previsão do tempo com mais seriedade.
  Dias antes de tudo acontecer, a televisão noticiava exaustivamente que viria um ciclone em direção ao sul do Brasil, o qual os cientistas deram o nome de Catarina, em virtude desse fenômeno se formar no litoral catarinense. Porém, acreditávamos que seria apenas um temporal comum, chuva e raios, não passaria disso, até brincadeiras do tipo "lá vem o catarinão" e outros tipos de zombaria fazíamos, demonstrando um pouco da nossa despreocupação com o fenômeno, sem imaginar que viveríamos na passagem do dia 27 para 28 de março de 2004.
 Naquela noite do dia 27 de março, tudo estava tranquilo, passou sete, oito, nove, dez horas, nada do tal Catarina aparecer, pensamos que isso foi só um boato criado pela mídia, até que de repente um vento começou a soprar aumentando a velocidade gradativamente, dali em diante, começaria horas mais aterrorizantes que Santa Rosa do Sul e região viveria em sua História, terminando somente no final da madrugada do dia 28 de março.
 Durante passagem do Catarina em nossa região, a grande maioria das pessoas não conseguiram dormir e somente ouviram o barulho fantasmagórico do vento, destruindo tudo o que passava pela frente, algo que foi muito pavoroso e difícil de esquecer, alguns até se aventuraram ir na rua para ver o que estava acontecendo, mas quando perceberam o perigo, voltaram para dentro de casa, apavorados com o que viram.
 Na manhã seguinte, saímos para rua e nos deparamos com a destruição que o Catarina tinha causado em Santa Rosa do Sul, eram casas destelhadas, escolas destruídas, postes caídos, muros quebrados, árvores derrubadas, placas de publicidade destruídas, plantações completamente arrasadas pela fúria do tempo, lembrando bastante a de um cenário de guerra, porém sem mortos e feridos. Havia muito entulho na rua e no ar tinha cheiro de maresia, muito característico de cidades litorâneas.
 Além de toda a destruição pelo Catarina,  passamos vários dias sem energia, água e telefone, o único meio de comunicação que tínhamos disponível naquele momento era rádios a pilhas, onde conseguíamos ter informações do que estava acontecendo, diminuindo um pouco a sensação de isolamento, apesar de não podermos acompanhar a cobertura televisiva desse acontecimento.
 Assim que amanheceu, nas lojas de material de construção havia uma procura imensa de telhas, lonas, pregos, parafusos e madeira, porém em pouco tempo, esses materiais não estavam mais disponível na região, iniciando uma longa fila de espera nas lojas, que durou por muitas semanas.
 Além de deixar um enorme rastro de destruição, o Catarina também deixou marcas bastante profundas em todos moradores de Santa Rosa do Sul e região, inúmeras pessoas ficaram traumatizadas psicologicamente com esse acontecimento, chegando a ficar com medo quando ouvem no rádio ou na televisão previsão de tempestade para nossa região, pois vem a tona as lembranças daquelas horas de terror em que vivenciamos e teme esse fenômeno voltar a acontecer e ser mais violento. Esse tipo de comportamento é bastante comum em regiões que sofrem com desastres ambientais.
 Sendo um fenômeno bastante raro na América do Sul, o Catarina deixou uma grande lição para todos os moradores da região e de todo o mundo: com a natureza não se brinca e que devemos ser cuidadosos com ela, ajudar a manter ela a salvo do nosso egoísmo e que também precisamos de equipamentos que consigam identificar esses fenômenos antecipadamente e tomarmos medidas que sejam seguras para todas as pessoas, mantendo nossa população mais tranquila, evitando tragédias de grandes proporções, caso algum dia fenômeno desse tipo volte a acontecer. Logicamente, a torcida de Santa Rosa do Sul e de toda a região que sentiu a fúria do Catarina é que nunca mais se repita, por isso sempre devemos estar preparados para as mudanças da natureza, para não sermos pegos de surpresa novamente.

Grande abraço, tudo de bom, abraços 



terça-feira, 19 de março de 2024

SESSÃO NOSTALGIA: PEPSIMAN

 


Olá caros leitores, tudo bem com vocês? Quem lembra desse jogo?

Game produzido exclusivamente para Playstation pela empresa japonesa KD em 1999, Pepsiman  foi baseado no mascote japonês da marca de refrigerantes estadunidenses da Pepsi,  sendo um jogo muito divertido, amalucado e contagiante, o tema musical é pegajoso e muito nostálgico. 
 A jogabilidade de Pepsiman é bastante simples: você controla o mascote pelas ruas, desviando dos obstáculos, recuperando as latinhas de refrigerantes, até chegar até o fim do caminho proposto em cada fase. Os cenários em 3D, inspirados em ruas de importantes cidades dos Estados Unidos, são divertidos e da melhor qualidade que o Playstation 1 tinha naquela época.
 Sendo um game que ficou popular pela questão de ser um grande comercial de refrigerantes e por ser muito engraçado, Pepsiman se tornou cult com o passar dos anos, tendo uma legião de fãs em todo o mundo, sendo bastante lembrado para quem jogava a primeira versão do Playstation, um game que merece ser jogado.

Grande abraço, até a próxima!!!!

segunda-feira, 18 de março de 2024

TEA EM PAUTA: DEPOIMENTO SOBRE O QUE É SER AUTISTA

 

Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Há um ano atrás, escrevi em minhas redes sociais um depoimento falando sobre ser autista, foi um texto escrito no momento que eu estava me preparando para as atividades que aconteceriam em Abril, estou postando agora aqui na coluna, espero do fundo do coração, que seja momentos de reflexão, confiram abaixo.

COMO É SER AUTISTA?

 Nasci e convivo com o autismo há quarenta anos, sou uma pessoa saudável em todos os sentidos, que luta pelos sonhos e que não deixa se abalar pelas dificuldades, preconceitos e desinformações que a sociedade propaga sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista), resumindo, sou uma pessoa normal, apenas com essa condição neurológica atípica, sou nível 1 de suporte, precisei bastante amparo especialmente na infância.
 Sendo uma condição neurológica e psicológica, o Transtorno do Espectro Autista não pode ser considerado uma doença, ele já nasce dentro do indivíduo e permanece com ele por toda a vida, o que se faz é a busca da amenização ao máximo dos efeitos psicológicos e comportamentais através da estimulação (recomenda iniciar o mais cedo possível) e a terapia psicológica, trazendo melhor qualidade de vida ao autista e a toda sua família, sou a prova viva que funciona e que graças à estimulação e terapias, consegui chegar onde estou hoje de forma satisfatória.
 Cada autista é diferente do outro, uns podem ser comunicativos outros mais quietos, uns podem gostar de artes outros de ficção científica, assim por diante, cada um tem sua visão de mundo, porém não existe uma classificação científica ou definidora que consiga explicar essa grande variedade.
 Os preconceitos e falta de informação das pessoas são grandes barreiras que enfrentamos diariamente em todos os aspectos, por isso que existe mobilização de autistas e seus familiares, que buscam informar as pessoas sobre o TEA, buscando quebrar preconceitos e criar uma sociedade mais solidária e igualitária, onde além de sermos respeitados e nossos direitos sejam garantidos em todos os sentidos.
 Aquela idéia de que autista não tem sentimentos com as outras pessoas é uma grande bobagem, ele consegue sentir empatia, amar seus parentes, fazer amigos e até mesmo se apaixonar, namorar, casar e formar uma família. Outra coisa: o autista pode ser sim independente, produzir arte, ser um talento no esporte ou música, trabalhar e ser bem sucedido sim, eu mesmo sou um exemplo de que lutando contras as barreiras e tendo força de vontade, nós autistas podemos ir além, o céu é o limite.
 Encerrando nossa breve reflexão, ser autista ou ter qualquer outra necessidade especial não é uma barreira, podemos ser muito mais daquilo que os outros acreditam de nós, é uma condição que nascemos e teremos que aprender a conviver (tanto nós como nossas famílias), somos especiais e jóias raras não podemos deixar informações falsas e preconceitos nos colocar na lona, devemos ser determinados, não ter medo de assumirmos o que somos e principalmente, não deixar se abater, continuar em frente e escrever nossos nomes de forma positiva na História, é para isso que viemos ao mundo.

Andrio Cardoso Pereira, 40 anos, professor, escritor e historiador, autista nível 1 de suporte, morador de Santa Rosa do Sul, SC

Forte abraço, BOA SEMANA, até a próxima!!!!

domingo, 17 de março de 2024

POEMA: PARA SER FELIZ


 
Não precisa de uma grande fortuna,
Nem ter uma vida de luxo,
Muito menos ser poderoso ou ter fama,
Isso tudo é ilusório e passageiro,
Felicidade está bem próxima,
Vive nas coisas simples,
Nas pessoas próximas,
Não precisa de truques ou fórmulas,
Mas sim aceitar ser feliz,
Vem do coração.

Autor: Andrio Cardoso Pereira

Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima!!!

sábado, 16 de março de 2024

CINE HISTÓRIA: OPPENHEIMER (2023)

 

FICHA TÉCNICA

Título Original: Oppenheimer 
Duração:  180 min.
Ano: 2023
Diretor:  Christopher Nolan
País:  Estados Unidos 
Idiomas disponíveis e legendas: Inglês/Português
Gênero:  Guerra/ Drama Biográfico/ Épico
Temática: Segunda Guerra Mundial/ Guerra Fria/ Corrida Nuclear
   
SINOPSE (Adoro Cinema) 

 O longa acompanha a vida de J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy), físico teórico da Universidade da Califórnia e diretor do Laboratório de Los Alamos durante o Projeto Manhattan - que tinha a missão de projetar e construir as primeiras bombas atômicas.

COMENTÁRIO

 Grande vencedor da temporada de premiações 2023-2024, em especial o Oscar, Oppenheimer é um grandioso épico baseado no livro biográfico Oppenheimer: Triunfo e a Tragédia do Prometeu Americano, escrito por Kai Bird e Martin J. Sherwin, esse livro sendo premiado no Pulitzer em 2006, considerado o "Oscar" da literatura mundial.
 Dirigido brilhantemente por Christopher Nolan, Oppenheimer narra a trajetória de Julius Robert Oppenheimer (1904-1967), interpretado por Cillian Murphy de forma magistral e impactante, um homem que teve uma vida entre a glória e o desastre, seja em sua vida pessoal, profissional e política.
 Em três horas de duração, Oppenheimer faz um recorte preciso de duas fases vividas pelo protagonista, intercalando com momentos de sua juventude como estudante e de sua vida pessoal: todo o processo que levou a construção e da detonação da primeira bomba atômica da História em Los Alamos durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945); e a polêmica audiência que Oppenheimer sofreu na década de 1950, sendo acusado injustamente pelos seus adversários por colaborar com a União Soviética, visando tirar sua influência política durante a época da Guerra Fria (1945-1989).
 O momento mais impactante do filme sem dúvida é a sequência do teste da bomba atômica, que é de grande tensão nos minutos que antecedem e um belíssimo espetáculo visual em seguida, sendo realizada com efeitos especiais práticos dando o realismo preciso para a cena, unida de uma trilha sonora espetacular feita pelo compositor sueco Ludwig Göransson, junto com efeitos sonoros fortíssimos, criando uma cena poderoso e inesquecível.
 Outra coisa que impressiona no filme são as aparições de grandes personalidades da ciência e da política como Albert Einstein, Harry Truman, Werner Heisenberg e Niels Bohr, tornando Oppenheimer muito além de uma biografia, mas um épico histórico de grandes proporções.
 Além de Cillian Murphy, o filme tem um elenco estrelado com Robert Downey Jr., Emily Blunt, Florence Pugh, Matt Damon, Rami Malek, Gary Oldman, Kenneth Branagh, Tom Conti e muitos outros, todos realizando interpretações memoráveis, tanto elenco principal, coadjuvante e  as participações especias, tanto que o elenco foi premiado em várias premiações que tem a categoria de elenco.
 Sendo um grande sucesso de bilheteria e de crítica, Oppenheimer é uma obra marcante na História do cinema, merece ser assistido e revisto por várias vezes, recomendo esse filmaço a todos.

Grande abraço, BOA SESSÃO, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima!!!

sexta-feira, 15 de março de 2024

SRS ESPECIAL: HOMENAGEM A PROFESSORA ISAURA FREITAS EMERIM

 


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Hoje estamos repostando a matéria publicada no Blog da Casa da Cultura de Santa Rosa do Sul no último dia 08 de Março, Dia Internacional, a qual homenageou a Professora Isaura Freitas Emerim, pioneira na educação no município, confiram abaixo:


GRANDE ABRAÇO,  BOM FIM DE SEMANA ATÉ A PRÓXIMA!!!

quinta-feira, 14 de março de 2024

LIVRO: ADEUS ÀS ARMAS- ERNEST HEMINGWAY

 


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Dispensando qualquer tipo de apresentação, Ernest Hemingway (1899-1961) é um dos autores estadunidenses mais importantes do século XX, sendo vencedor dos prêmios Nobel de Literatura e Pulitzer de Ficção, viveu uma vida de intensas paixões e aventuras, tais como as tramas apresentadas em seus livros mais conhecidos, além de ter adaptações cinematográficas de suas obras, sendo que praticamente todas foram feitas enquanto era vivo, algumas dela tendo a participação direta de Hemingway na criação dos filmes junto aos diretores e roteiristas, tornando-o uma figura conhecida dentro e fora da literatura.
 Publicado originalmente em 1929, Adeus às Armas é um grande clássico da literatura universal, retrata a complicada estória de um soldado estadunidense que se apaixona por uma enfermeira em meio a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), numa trama cheio de ação, tragédias, romance e deserções. 
 Mostrando os horrores das trincheiras da Primeira Guerra Mundial, o livro apresenta aquele período com detalhes quase autobiográficos e realistas. O sucesso de Adeus às Armas rendeu duas adaptações grandiosas para o cinema, uma feita em 1932 estrelada por Gary Cooper (vencedora de dois Oscars) e outra em 1957 estrelada por Rock Hudson, ambas merecem ser assistidas, um livro que retrata as dores e o sofrimento que a guerra tarz tanto ao corpo como a alma.

Grande abraço, BOA LEITURA, até a próxima!!!!!

quarta-feira, 13 de março de 2024

SESSÃO NOSTALGIA: OS IMPOSSÍVEIS

 

Olá caros amigos, tudo bem com vocês?

Quem lembra desse desenho animado produzido pelo lendário estúdio Hanna-Barbera, Os Impossíveis foram ao ar originalmente na emissora CBS entre 1966 e 1967, havendo 37 episódios, divididos em duas temporadas, surfando em duas ondas muito populares na cultura jovem dos anos 1960: rock e super-heróis.
 Os Impossíveis era o nome de uma banda de rock, que nas horas vagas se tornavam super-heróis que combatiam o crime, formada por três integrantes: Coil o Homem-Mola, Multi-Homem e Homem Fluído, que tinham o chefe Big D, que os sempre entrava em contato com o grupo quando aparecia algum vilão.
 Misturando comédia e ação com maestria, o visual e estilo musical dos heróis lembram as bandas de rock que faziam sucesso naquela época, em especial os Beatles, é nítida a forte influência do Quarteto de Liverpool em Os Impossíveis, tornando-se um documento da cultura jovem dos coloridos e divertidos anos 1960.

Grande abraço, até a próxima!!!!!  
 
 

terça-feira, 12 de março de 2024

INFORMATIVO ESPECIAL: OSCAR 2024



 Olá caros leitores, tudo  bem com vocês?

 No último dia 10 de Março (domingo) aconteceu no Teatro Dolby, Los Angeles, Estados Unidos a 96ª edição do Oscar, um dos prêmios mais populares da indústria cinematográfica mundial, premiando obras que se destacaram em 2023, sendo transmitida pelas emissoras ABC (Estados Unidos) e TNT/MAX (outros países, incluindo Brasil).
 Os grandes destaques da noite foi o filme Oppenheimer levando sete estatuetas (incluindo melhor filme), Pobres Criaturas levou 4 estatuetas e Zona de Interesse levou 2 estatuetas, sendo os filmes mais premiados dessa edição. Um dos momentos históricos foi a vitória de Godzilla Minus One na categoria de efeitos especiais, sendo a primeira indicação e primeira vitória da franquia Godzilla, que completa 70 anos de existência esse ano. Confiram abaixo a lista dos vencedores:

Melhor Filme: Oppenheimer
Melhor Filme Internacional: Zona de Interesse (Reino Unido)
Melhor Diretor: Christopher Nolan (Oppenheimer)
Melhor Ator: Cillian Murphy (Oppenheimer)
Melhor Atriz: Emma Stone (Pobres Criaturas)
Melhor Ator Coadjuvante: Robert Downey Jr. (Oppenheimer)
Melhor Atriz Coadjuvante: Da'Vine Joy Randolph (Os Rejeitados)
Melhor Roteiro Original: Anatomia de Uma Queda (França)
Melhor Roteiro Adaptado: Ficção Americana
Melhor Animação: O Menino e a Graça (Japão)
Melhor Animação em Curta-Metragem: War is Over
Melhor Documentário: 20 Dias em Mariupol (Ucrânia)
Melhor Documentário em Curta-Metragem: A Última Loja de Conserto
Melhor Curta-Metragem: A Incrível História de Henry Sugar 
Melhor Trilha Sonora: Ludwig Göransson (Oppenheimer)
Melhor Canção Original: What Was I Made For? Billie Eilish (Barbie)
Melhor Fotografia: Oppenheimer
Melhor Maquiagem/Penteado: Pobres Criaturas
Melhor Edição: Oppenheimer
Melhores Efeitos Especiais: Godzilla Minus One (Japão)

 Quero dar os parabéns a todos os vencedores do Oscar 2024, todos foram merecedores, no decorrer desse ano estarei resenhando muitos dos filmes que foram premiados e indicados, em especial aqueles que tem conteúdo histórico, alias esse ano teve bastante produções interessantes e que merecem nossa atenção, para começar irei falar sobre Oppenheimer nessa semana.

Forte abraço, até a próxima!!!!!

segunda-feira, 11 de março de 2024

TEA EM PAUTA: AUTISMO EM PAUTA (COLUNA JORNALÍSTICA)

 


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Além dos muitos projetos existentes de conscientização sobre o autismo que existem em todo o Brasil, a coluna TEA em Pauta também vai apresentar colunas e blogs que trabalham a questão do Transtorno do Espectro Autista,  essa semana vamos apresentar a coluna Autismo em Pauta.
 Publicada quinzenalmente no site da Rede Catarinense de Notícias, a coluna Autismo em Pauta é escrita por Adair Alexandre Pimentel, tenente-coronel da Polícia Militar de Santa Catarina, pai atípico e 1º vice-presidente da Associação dos Pais e Amigos dos Autistas AMA da Serra Catarinense, trabalha em sua coluna temas relacionados a realidade dos autistas de Santa Catarina, entrevista com autistas e especialistas, iniciativas que trabalham com pessoas atípicas e outros temas, confiram abaixo no link:


 Quero parabenizar ao tenente-coronel Pimentel pelo lindo trabalho que vem realizando em prol dos autistas de Santa Catarina tanto em sua coluna  como em suas redes sociais, participei da coluna Autismo em Pauta em setembro de 2022, quero dizer que o espaço desse blog sempre está aberto e pode contar comigo, iniciativas como essa merecem nosso apoio.

Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima!!!!


domingo, 10 de março de 2024

POEMA: HOMENAGEM AS MULHERES

 

Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 No último dia 08 de Março (sexta), foi celebrado no Brasil e em todo mundo o Dia Internacional da Mulher, para celebrar essa data especial, quero deixar um poema de minha autoria, fazendo uma homenagem a todas as mulheres do mundo, espero que gostem:

MULHER

Mulher, você é a estrela mais brilhante do universo,
Onde passa encanta a todos com sua beleza,
És suave como um jardim cheio de rosas,
Tens um charme mais intenso que a luz do sol,
Seu jeito angelical e meigo é especial,
És inspiração de coragem,
Sem você, o mundo não teria graça.

Autor: Andrio Cardoso Pereira

Forte abraço, BOA SEMANA, até a próxima!!!!

sábado, 9 de março de 2024

LIVRO: RADICCI DUE- IOTTI



 Olá caros leitores, tudo bem com vocês? 

Grande cartunista, humorista, radialista e jornalista, Carlos Henrique Iotti é um  dos grandes nomes dos quadrinhos brasileiros, muito conhecido especialmente no sul do Brasil por publicar charges e tiras humorísticas em diversos jornais diariamente desde os anos 80, sempre satirizando figuras políticas, culturais, modismos ou fazendo homenagens.
 Um dos personagens mais conhecidos criados pelo Iotti é sem dúvida o Radicci, que é uma caricatura bem humorada do colono italiano que veio para o sul brasileiro no século XIX, sendo ele um anti-herói, ou outras palavras, Radicci é totalmente o contrário do mito do italiano que aportou na serra gaúcha e catarinense, usando de um humor simples e ao mesmo tempo refinado, transformando em um dos personagens mais carismáticos da imprensa brasileira, fazendo sucesso também em terras italianas.
 Lançado em 2019, Radicci Due faz parte de uma nova série do personagem intitulada As Cores Vivas da Colônia, trazendo tirinhas coloridas do Radicci e de sua família, misturando aquelas de bastante sucesso lançadas em  jornais ou na internet e outras exclusivas para essa obra, mostrando um pouco das características principais do personagem e de seus familiares, sendo um livro de quadrinhos para colecionador e também para aqueles que querem conhecer um pouco mais as loucas aventuras do Radicci e sua família, um documento vivo do humor feito por Iotti. 

Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima!!!!!

sexta-feira, 8 de março de 2024

SRS ESPECIAL: CLASSIFICAÇÃO DA HISTÓRIA DE SANTA ROSA DO SUL

 


Olá caros leitores tudo bem com vocês?

 Repostando a matéria feita no projeto Cultura e História de Santa Rosa do Sul sexta passada (01/03), que apresentou como estudar aspectos culturais e históricos de nosso munícipio, método criado por mim em 2017 e acrescentado dois novos elementos: a educação e o esporte, confiram abaixo a renovação da classificação histórica de Santa Rosa do Sul.







Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima!!!!!




quinta-feira, 7 de março de 2024

CINE HISTÓRIA: MEU NOME É RÁDIO (2003)



 FICHA TÉCNICA

Título Original: Radio
Duração: 109 min.
Ano: 2003
Diretor: Michael Tollin 
País: Estados Unidos
Idiomas disponíveis e legendas: Inglês e Português
Gênero: Drama Biográfico
Temática: Segunda Bastidores do Esporte nos anos 1970/ Inclusão da Pessoa com Deficiência

SINOPSE (Fonte: Wikipedia)

 Radio é um jovem garoto fascinado pelo futebol americano que estava sempre por aí andando com um carrinho de supermercado com várias coisas, além de um rádio. Seu apelido 'rádio' foi escolhido pela sua afeição por rádios e por ele estar sempre com um rádio dentro de seu carrinho.

Ele passa despercebido dentre as demais pessoas, até que o treinador da equipe de futebol passa a vê-lo diferente, e passa a ajudá-lo e integra-lo na equipe, na escola, e na vida. 


COMENTÁRIO

  Belíssimo filme estrelado por Cuba Gooding Jr. e Ed Harris, Meu Nome é Rádio é uma obra edificante e emocionante, foi inspirado em acontecimentos reais ocorridos no final dos anos 1970, os quais viraram em um artigo para uma popular revista esportiva dos Estados Unidos, publicado nos anos 1990, o qual serviu de inspiração para o filme.
 A trama conta a real estória de James Kennedy (1946-2019), conhecido pelo apelido Radio, homem com deficiência intelectual, fascinado por rádios e por futebol americano, acaba recebendo ajuda do treinador Harold Jones, que estimulou Radio a continuar seus estudos, a participar da vida do time treinado por Jones e de sua cidade, sendo uma grande lição de inclusão, empatia e respeito com a pessoa com deficiência.
 Além da temática da inclusão, Meu Nome é Rádio retrata os bastidores de uma equipe de futebol americana na década de 1970 e poder do esporte para transformar vidas e unir as mais diversas pessoas, podendo realizar milagres dentro e fora de campo, filme recomendado para conscientização sobre o respeito as pessoas com deficiência e forma de incluir essas pessoas a sociedade.

Forte abraço, BOA SESSÃO, até a próxima!!!!!

quarta-feira, 6 de março de 2024

INFORMATIVO ESPECIAL/ SUL DO BRASIL ESPECIAL: TRÊS IRMÃOS (PRAIA GRANDE)

 


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Além do Natal dos Canyons, Praia Grande vem se destacando na região sul catarinense nas últimos anos como um grande ponto turístico, graças as suas maravilhosas paisagens, rios, morros, trilhas, pequenos balneários e por ser a porta de entrada dos Canyons em território catarinense, havendo espaço para o turismo de aventura, de esportes radicais  e para quem gosta de História, tornando o passeio nesse munícipio muito divertido e inesquecível.
 Com um clima bem típico de munícipio do interior, visitar Praia Grande é uma grande aventura, cada comunidade tem características peculiares, seja na questão cultural, paisagísticas, histórica ou das lendas, por mais que seja explorada, sempre tem um nova descoberta interessante a ser feita, sendo necessária um olhar bem atento, muita curiosidade, algumas doses de coragem e forte instinto de aventura, valendo muito a pena visitar.
 Nesse sentido turístico e de novas descobertas, uma comunidade bastante interessante para conhecer em Praia é a de Três Irmãos, localizada no interior do munícipio, é um atrativo bem bacana para quem gosta de natureza, aventura, refrescar nos dias de calor, de muita História ou simplesmente para sair literalmente da rotina agitada, começando pela longa estrada de chão para chegar até o lugar, que exige cuidado e muita tranquilidade, mas a recompensa no final é simplesmente um colírio para os olhos.
 Comunidade bastante conhecida, segundo historiadores, Três Irmãos teve a primeira família residindo naquela localidade por volta de 1820, tendo um crescimento bastante significativo entre os anos de 1890 e 1900, com a vinda de inúmeras famílias de descendência portuguesa e italiana, ficando bastante conhecida por suas grandiosas e alegres festas, além de ser considerado uma das comunidades mais antigas do munícipio de Praia Grande.
 Resquícios desse passado glorioso de Três Irmãos podem ser encontrados em diversas partes da comunidade, seja nas residências, na histórica igreja, na estrada ou nos quiosque na beira do rio, sempre tem algum pedaço de galpão antigo, ruínas de estufa, pontes, arados, fogões a lenha, carros de boi, casarões antigos, ou instrumentos agrícolas, formando um verdadeiro museu ao ar livre. Uma das descobertas mais interessantes é encontrar as ruínas de uma turbina movida por água feita há mais de 60 anos atrás, feita por Oscar Manuel Cardoso (meu avo materno) para gerar energia na serraria onde trabalhava com sua família.
  Além de poder conhecer a História do local, Três Irmãos tem atrativos naturais como o rio que corta toda a comunidade, perfeito para se refrescar nos dias de grande calor, trilhas dentro da mata que são perfeitas para aqueles que gostam de fazer caminhadas de aventura, revelando paisagens de encher os olhos, como morros e arvores das mais variados tipos, exigindo bastante fôlego e espírito aventureiro.

Grande abraço, até a próxima!!!

terça-feira, 5 de março de 2024

SESSÃO NOSTALGIA: PEBOLIM

 


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Tendo vários nomes em várias partes do Brasil (Fla-Flu, Pacau, Totó, entre outros), o Pebolim surgiu na Espanha nos anos 1930, criado por Alexandre Fisterra, que ao ser ferido e ver crianças feridas durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939) impossibilitadas de jogar futebol, se inspirou no tênis de mesa e criou o futebol de mesa, ganhando rapidamente popularidade por toda Europa inicialmente, posteriormente em todo mundo.
 O jogo consiste em uma mesa muito similar a do futebol de botão, porém invés dos botões simulando jogadores, o Pebolim utiliza de bonecos sustentados por hastes de ferro, as quais controlam os movimentos dos jogadores, a bola é feita de madeira, a regra é bem simples: ganha quem fizer mais gols. 
 No Brasil, o Pebolim é bastante popular até os dias de hoje, havendo inclusive grandes campeonatos, além de ter diversas versões do brinquedo, indo daquelas mais pequenas até aquelas que simulam um estadio de futebol, mais um brinquedo que representa uma paixão mundial: o futebol.

Grande abraço, até a próxima!!!!!


segunda-feira, 4 de março de 2024

TEA EM PAUTA: UM JEITO DIFERENTE (PROJETO VIVENDO ATIPICAMENTE)

 

Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Na última postagem da coluna TEA em Pauta, falamos sobre o belíssimo projeto Vivendo Atipicamente, apresentando as motivações e o trabalho desenvolvido pela família, além de falar como conheci o projeto e fazer a resenha do primeiro livro, intitulado Vivendo Atipicamente. Hoje iremos falar sobre o segundo livro do projeto, Um Jeito Diferente.
 Lançado em fevereiro de 2024, Um Jeito Diferente aborda a estória do Kristoffer, filho mais velho do casal Alexandre e Soraia (criadores do projeto), todo processo de descoberta do autismo, todo o processo de estimulação feito pelos seus pais e por terapeutas,as dificuldades enfrentadas/ preconceitos e a importância da família para o autista são temas abordados na obra, além de continuar um pouco da História da família Vivendo Atipicamente.
 Sendo informativo, emocionante e verdadeiro, Um Jeito Diferente é uma obra cativante da primeira a última página, tendo um texto de fácil entendimento e com ilustrações belíssimas feitas pelo Alexandre, tendo uma mensagem de amor, respeito carinho, compreensão, empatia e principalmente, de inclusão a todas pessoas autistas, pois o autismo não é uma doença, mas um jeito diferente de ser, como diz um poema de minha autoria.
 Quero novamente parabenizar a família Vivendo Atipicamente pelo lindo trabalho desenvolvido, desejo sucesso e que continuem desenvolvendo mais livros de conscientização ao autismo, li Vivendo Atipicamente e Um Jeito Diferente, são livros lindos e que tocaram meu coração, recomendo muito a leitura de ambos, podem contar sempre com esse blog, estou aguardando ansiosamente os próximos livros, que com toda certa, irei fazer resenha na coluna TEA em Pauta. Para quem quiser conhecer o projeto e adquirir os livros, cliquem no link ao lado: https://www.instagram.com/vivendo.atipicamente?utm_source=ig_web_button_share_sheet&igsh=ZDNlZDc0MzIxNw==

Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima!!!