quinta-feira, 28 de março de 2024

CINE HISTÓRIA: O FAROL (2019)


 

FICHA TÉCNICA


Título Original: The Lighthouse 
Duração:  110 min.
Ano: 2019
Diretor:  Robert Eggers 
País:  Estados Unidos 
Idiomas disponíveis e legendas: Inglês/Português
Gênero:  Terror/ Fantasia/ Suspense
Temática: Vida no Mar e farol no Começo do Século XX
   
SINOPSE (Adoro Cinema) 

 Thomas Wake (Willem Dafoe), responsável pelo farol de uma ilha isolada, contrata o jovem Ephraim Winslow (Robert Pattinson) para substituir o ajudante anterior e colaborar nas tarefas diárias. No entanto, o acesso ao farol é mantido fechado ao novato, que se torna cada vez mais curioso com este espaço privado. Enquanto os dois homens se conhecem e se provocam, Ephraim fica obcecado em descobrir o que acontece naquele espaço fechado, ao mesmo tempo em que fenômenos estranhos começam a acontecer ao seu redor.

COMENTÁRIO

 Filme dirigido por Robert Eggers, aclamado diretor de A Bruxa (2016), O Farol é uma obra visceral e assustadora, filmada toda em preto e branco com efeitos de granulação e tela mais pequena, simulando ser um filme bastante antigo, daqueles filmados no começo do século XX, época a qual o filme é ambientado.
 Ambientada em uma ilha isolada dos Estados Unidos no começo do século XX, O Farol mostra  a rotina de trabalho de um faroleiro daquela época, a solidão que pode levar esses trabalhadores a perder a insanidade, as intemperes da natureza e a crença da presença do sobrenatural através do folclore dos marinheiros são temas abordados nessa obra, que mistura um suspense com toques fantásticos e de terror com maestria, além de ter dois atores sensacionais como Willem Dafoe e Robert Pattinson fazendo interpretações fortes e impactantes.
 Tendo a presença de seres mitológicos como as sereias, o filme pega referências muito na parte da vida de faroleiro/marinheiro das obras de Herman Melville (autor de Moby Dick) e do terror cósmico de H.P. Lovecraft, além de se inspirar nas mitologias gregas e dos marinheiros para criar as simbologias tratadas na obra, além de ter inspirações de obras de arte, psicanálise e surrealismo, tornando-se um filme interessante e misterioso, mais uma obra genial de Robert Eggers.

Grande abraço, BOA SESSÃO, até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário