sexta-feira, 31 de maio de 2024

CINE HISTÓRIA: GEN PÉS-DESCALÇOS (1983)


 
FICHA TÉCNICA

Título Original: Hadashi no Gen
Duração:  83 min.
Ano: 1983
Diretor: Mori Masaki 
País: Japão
Idiomas disponíveis e legendas: Japonês/Português
Gênero:  Drama Histórico/ Aventura/ Guerra
Temática: Segunda Guerra Mundial/ Bomba Atômica
   

SINOPSE (Filmow) 

Gen e sua família vivem em Hiroshima, perto do final da Segunda Grande Guerra. Enquanto o pai de Gen sofre com a ira e o desprezo dos militares e vizinhos por achar que é impossível uma vitória japonesa, sua família sofre com a escassez de alimentos. Mas nada disso terá qualquer importância diante da nova e terrível arma que o exército americano pretende lançar sobre o país.

COMENTÁRIO 

 Baseado na imortal obra escrita pelo mangaká japonês Keiji Nakazwa (1939-2012), Gen Pés-Descalços é um anime emocionante, forte, chocante e com uma linda mensagem antibelicista, é um retrato realista do que o Japão passou antes, durante e após a Segunda Guerra Mundial, concentrado na cidade de Hiroshima, que foi vítima da primeira bomba atômica da História. A sequência que retrata a detonação da bomba é chocante, triste e de um realismo brutal, de fazer chorar quem é mais sensível.
 Assim como na série de mangás (histórias em quadrinhos japoneses), o filme narra a estória de um garoto de dez anos e sua família que vivem em Hiroshima no final da Segunda Guerra Mundial, os quais são contra a participação do Japão na guerra vivenciando o preconceito de outras pessoas que vivem na cidade, sem imaginar que a cidade viveria momentos de horror devido a bomba atômica, iniciando ali uma luta desesperada pela sobrevivência em meio a uma Hiroshima destruída pela arma mais letal, desumana e apavorante criada pelo homem, a bomba atômica.
 Sendo um alter-ego do próprio Nakazawa, ele vivia em Hiroshima na época e tinha seis anos, Gen Pés-Descalços tem um enredo fortíssimo, auto-biográfico dramático e emotivo, onde o autor fala como era Hiroshima antes, durante e depois da bomba atômica, mostrando a luta dos sobreviventes por moradia e comida, além é claro de mostrar como era tratamento aos feridos e as doenças causadas pela radiação, tendo uma mensagem forte de esperança e solidariedade.

Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, BOA SESSÃO, até a próxima!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário