quinta-feira, 30 de agosto de 2012

FILME: A VOLTA AO MUNDO EM 80 DIAS (1956)







FICHA TÉCNICA

Título Original: Around The World In Eighty Days 
Duração: 183 min.
Ano: 1956
Diretor: Michael Anderson 
País: Estados Unidos
Idiomas disponíveis e legendas: Inglês e Português
Gênero: Aventura/ Comédia/ Épico
Temática: Mundo no século XIX/ Revolução Industrial/ Colonialismo.

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)

 Nobre inglês aceita uma milionária aposta e tem que dar a volta ao planeta em exatamente 80 dias. Ele cumpre seu objetivo com aventuras em todos os continentes. 

COMENTÁRIO


 Baseado num dos maiores clássicos da literatura mundial, escrito por Júlio Verne em 1872, A Volta ao Mundo Em 80 Dias é um dos filmes de aventura mais lembrados da História do Cinema, e uma verdadeira proeza para a época em que foi realizado. Filmado em diversos países ao redor do mundo, conseguiu exprimir ao máximo todo o enredo do livro, fazendo modificações interessantes, que tornaram a produção tão interessante e divertida como o próprio filme. 
   Michael Todd, produtor do filme, foi o principal responsável pelo sucesso dessa obra, com ousadia bem típico de um jovem e contrariando a todos aqueles que o desencorajaram, foi capaz de criar uma tecnologia de projeção com mais resolução, muito próximo do Widescreen atual, ir ao México convidar o ator Cantinflas a participar do filme, reunir um elenco estrelar em pequenos papéis e gastar milhões na produção do filme.
  Na abertura do filme, há um pequeno documentário muito legal sobre a vida de Júlio Verne, apresentado toda a influência do escritor francês na literatura e na ciência, além de mostrar trechos do curta-metragem "Viagem a Lua", feito em 1905, por George Mélies, primeira adaptação da obra de Verne para o cinema, que foi a pioneira em uso de efeitos e trucagens, dando o título a Mélies de pai dos efeitos especiais. 
  No elenco principal, além do comediante mexicano Cantinflas, tem David Níven ( conhecido por sua atuação na aventura de guerra Os Canhões de Navarone, realizado 5 anos depois) e a estreante Shirley MClaine, que estão engraçadíssimos em seus papéis. Nas participações especiais aparecerem Frank Sinatra, Marlene Dietrich, Robert Newton, Buster Keaton, Cesar Romero, Fernandel, John Carradine, Cedric Hardwicke, John Gielgud, Peter Lorre e muitos outros, sendo o primeiro filme a reunir um elenco internacional dessa grandiosidade.
  O interessante desse filme é que mostra diversos acontecimentos da História como pano de fundo, como a era vitoriana na Inglaterra, a revolução industrial, o Colonialismo na África e Ásia, a conquista do oeste dos Estados Unidos, a era Meiji no Japão, além de apresentar diversos aspectos culturais de algumas nações do mundo, os avanços científicos do final do século XIX, pegando algumas referências direta a outras obras de Júlio Verne, fazendo jus ao título do filme.
  Sabiamente, a comédia é o principal ingrediente dessa deliciosa aventura, devido a interpretação engraçada de Cantinflas, também há momentos melodramáticos, algumas passagens épicas e até uma seqüencia de faroeste, mas todos regados com muito bom humor, tornando o filme divertido. No remake feito em 2004, com o ator Jackie Chan, se manteve o clima cômico e aventureiro do original, acrescentado um pouco de ficção científica e doses altas de artes marciais, como é de se esperar  de Chan, também vale a pena conferir.
  Considerado pela crítica a melhor adaptação de um livro de Júlio Verne para o cinema, A Volta ao Mundo em 80 Dias se manteve nas listas dos melhores filmes de aventura ao passar dos anos, sem envelhecer, ficando uma mensagem ao espectador dos dias de hoje: podemos aprender a conhecer países com culturas bem diferentes da nossa, podendo ser divertido uma aventura ao redor do mundo, sendo mais atual do que nunca.

Grande abraço, até a próxima.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

CAMPEONATO DE XADREZ NA ESCOLA JOÃO DOS SANTOS AREÃO, SANTA ROSA DO SUL



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

  Na última semana (20/08 a  24/08) aconteceu na cidade de Santa Rosa do sul,  as Olímpiadas Escolares da Escola de Ensino Básico João dos Santos Areão, havendo competições em várias modalidades esportivas, agitando toda a comunidade escolar e o munícipio.
  De todas as modalidades presentes no evento, uma especial surpreendeu a todos: o xadrez. Organizado pelo professor Marcelo Boff, também técnico e atleta da equipe de Xadrez de Torres. Sendo um esporte que foi difundido na Europa durante o período medieval, o xadrez tem suas origens no Oriente Médio, possivelmente na Índia ou na Pérsia.
  Segundo o professor Marcelo, o xadrez, além de ser uma boa opção de lazer, pode ser uma ferramenta educativa de suma importância para a formação intelectual, e desperta as seguintes habilidades:
  • a atenção e a concentração;
  • o julgamento e o planejamento;
    • a imaginação e a antecipação;
    • a memória;
    • a vontade de vencer, a paciência e o autocontrole;
    • o espírito de decisão e a coragem;
    • a lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético;
    • a criatividade;
    • a inteligência;
    • a organização metódica do estudo;
  • o interesse pelas línguas estrangeiras.

  Quero dar os parabéns ao professor Marcelo e a escola João dos Santos Areão pela linda iniciativa, tomara que continuem e se torne um projeto de grandes proporções. É claro, dar o parabéns a todos alunos que participaram e abrilhantaram esse evento.
 Para quem quiser divulgar ou conhecer o projeto do Clube de Xadrez de Torres, CLIQUE AQUI .
Xadrez é cultura, esporte e lazer  pratiquem.

Um grande abraço, até a próxima  

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

A HISTÓRIA DE SANTA ROSA DE LIMA, PADROEIRA DE SANTA ROSA DO SUL



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

  Hoje dia 23 de agosto é dia de Santa Rosa de Lima, padroeira de Santa Rosa do Sul, consequentemente feriado municipal. Escolhida por unanimidade por toda a comunidade que aqui vivia, foi trazida de Porto Alegre uma imagem da santa, e construída uma capela em sua homenagem, no ínicio da década de 1930.
 
Mas, afinal, quem foi Santa Rosa de Lima?

 Seu nome de batismo era Isabel Flores y de Oliva, nasceu no dia 30 de abril de 1586, na cidade de Lima, no Peru. Seus país eram espanhóis que se mudaram para a então rica colônia do Peru. Devido a sua extraordinária beleza, a empregada de sua família, uma índia chamada Mariana apelidou a moça de Rosa, o qual ficaria conhecida. Além de sua beleza, Rosa de Lima era uma excelente cantora e instrumentista, também uma foi uma moça virtuosa e prendada, que encantava a todos.
  A época em que Rosa de Lima viveu, o Peru viva tempos conturbados e de extrema barbárie, devido a exploração dos conquistadores europeus, especialmente vindos da Espanha. Muitas guerras entre colonizadores e povos nativos, trazendo miséria, doenças, destruição, perseguições e mortes, marcas presentes até os dias hoje em toda a América Latina.
  Desde muito jovem, Rosa de Lima era uma pessoa pacífica, caridosa, cristã fervorosa e que sonhava com dias de paz ao seu povo. Rejeitou muitos pedidos de casamento, escolhendo viver uma vida dedicada a sua fé, a trabalhar na agricultura e ajudar aqueles mais necessitados, especialmente aos enfermos, índios e negros.
  Aos vinte anos, ingressou na Ordem Terceira de São Francisco, obtendo licença para emitir seus votos religiosos em casa, construindo uma cela atrás da casa de seus pais, onde viveu até os seus últimos dias de vida.
  Viveu em um ambiente de muita simplicidade, de privações, jejuns, mortificações, mas de grande devoção e caridade, sendo uma pessoa conhecida por realizar muitos milagres em vida, inclusive o impedimento de uma invasão piratas holandeses a Lima, em 1615.
  Dizia com muito entusiasmo que seu noivo era Jesus Cristo e que o dia de sua morte seria o dia de núpcias eternas, no dia de São Bartolomeu, dia 24 de agosto. Exatamente nesse dia, após uma longa e dolorosa doença, Rosa de Lima morreu, tendo apenas 31 anos, na cidade de Lima.
  Seu enterro causou grande comoção na cidade, não demorou muito para aparecer relatos de milagres atribuídas a Rosa de Lima, culminando na canonização dela no ano de 1671, pelo Papa Clemente X, sendo a primeira santa canonizada do continente americano, escolhida também como padroeira do Peru e de toda a América Latina.
   Além de ser um exemplo para aqueles que seguem o catolicismo, Rosa de Lima foi uma santa com a cara da América Latina, sofrida, trabalhadora, nunca deixando de acreditar por dias melhores e de ajudar as pessoas que mais necessitavam.

Um grande abraço, tudo de bom, até a próxima.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

MINHA COLUNA NO SITE CONEXÃO DIÁRIA, ACESSEM: http://conexaodiaria.com/index.php/colunistas/andrio


Olá caros leitores, tudo bem?

 Venho aqui trazer a todos uma excelente notícia: hoje estreou minha coluna no site Conexão Diária, da cidade de Sombrio. Nessa coluna irei trabalhar com uma das minhas grandes paixões, o cinema, falando sobre filmes novos e clássicos, do cinema brasileiro e estrangeiro, toda semana sempre trazendo filmes de excelente qualidade.
  Essa semana, escolhi dois super filmes, ambos lançamentos recentes nas vídeo-locadoras: Fúria de Titãs 2 e As Aventuras de Tintim. O primeiro é um grande épico sobre mitologia grega, o segundo uma aventura ambientada nos anos 40, bem ao estilo Indiana Jones.
 Quero aproveitar para agradecer o convite feito pela equipe do site, muito obrigado, e que possamos fazer um trabalho muito bom para Sombrio, Santa Rosa do Sul e região, pois cultura, arte, boa informação e conhecimento demais faz bem a todos. 


Também quero aproveitar para convidar a todos lerem todos os artigos do site, não somente os meus, mas de todos os colunistas, só tem coisa bacana, não deixem de conferir.

Um grande abraço a todos, até a próxima.


sexta-feira, 17 de agosto de 2012

POSTAGEM NÚMERO 100 DO BLOG DO PROFESSOR ANDRIO



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Hoje é um dia muito especial e de muita alegria, esse humilde blog chegou a sua centésima postagem, bem as vésperas de completar três meses de existência e também prestes a chegar a maraca de 4000 visualizações.
 Quero nesse momento agradecer a cada um de vocês pelo apoio, carinho e por ajudar também na divulgação dessa ferramenta aos amigos, MUITO OBRIGADO, e quero também dizer que o sucesso do blog não deve somente a mim, mas a também todos vocês.
  Nesse tempo todo, mostro nesse blog que conhecimento, cultura e arte nunca param, tendo postagens diárias, podendo ser poemas, discursos, artigos,vídeos e outros materiais, tudo de minha própria autoria, variando bastante de temática de um dia para outro. Espero poder continuar muito tempo fazendo esse trabalho, o qual tenho muito prazer em fazer.

Um grande abraço, bom fim de semana, OBRIGADO A TODOS. 

sábado, 11 de agosto de 2012

HOMENAGEM DO BLOG AOS ESTUDANTES


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Hoje dia 11 de agosto é comemorado o dia do estudante, havendo em algumas escolas do país muitas homenagens, shows, sendo um dia muito especial. Eu, professor Andrio, estou aproveitando esse meu espaço para mandar um abraço e desejar um feliz dia dos estudantes a todos meus alunos da escola Professora Doralina em Balneário Gaivota, aos ex alunos da escola João dos Santos Areão aqui em Santa Rosa do Sul e também a todos universitários e estudantes de todo Brasil, esse pequeno poema é para vocês.


ESTUDANTES

Estudar é conhecer o mundo cada dia,
Transformar cada coisa que aprende em ideias,
Ser estudante é ter uma grande missão,
Vocês são importantes,
Sejam sempre questionadores,
Busquem o conhecimento por toda parte,
Todos vocês tem uma grande missão,
Transformar esse mundo num lugar bom de se viver,
Por isso, todos devemos confiar em vocês,
Essa foi uma singela homenagem,
PARABÉNS PELO DIA DO ESTUDANTE.

Autor: Andrio Cardoso Pereira

Um bom fim de semana, tudo de bom, grande abraço. 

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

A HISTÓRIA DO CINEMA- CAPÍTULO VI- O CINEMA DURANTE A SEGUNDA GUERRA (1939-1945)


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

  Mesmo com a eclosão da Segunda Guerra Mundial na Europa, o cinema continuava de vento em poa, tanto em Hollywood como em outras partes do mundo, porém as sombras e os traumas trazidos pelo conflito não iam demorar a assombrar a sétima série. Somente o cinema europeu cessou um pouco de suas atividades durante a guerra, mas cineastas continuaram a realizar belos filmes, retornando com força total após o fim do conflito.
  Hollywood no começo da guerra vivia um período de relativa tranquilidade, a grande maioria das produções cinematográficas geralmente tratavam de temas relativos tranquilos, históricos ou que exaltavam a  política estadunidense. 


 Nessa época em Hollywood, um jovem diretor surpreende a todos com um filme revolucionário e grandioso em todos sentidos, estou falando de Cidadão Kane (1941), dirigido e protagonizado por Orson Welles, que retrata a vida de um grande empresário das telecomunicações desde a juventude até a morte, apresentando seus amores, luta política, vitórias e fracassos, inspirado na vida do magnata da imprensa  Willian Randolph Hearst.
  Com a entrada dos Estados Unidos na guerra, os filmes passaram a ter um apelo mais patriótico e com forte mensagem belicista, convocando a nação a luta. Muitos filmes, especialmente o gênero policial, chamado na França de Noir, mostram a resistência ao nazismo em várias partes do mundo. Casablanca (1942) de Michael Curtiz, com Humphrey Bogart e Ingrid Bergman, retrata a resistência francesa no norte da África. Uma Aventura Na Martinica (1944) de Howard Hawks, com Humphrey Bogart e Lauren Bacall, também fala da resistência francesa, porém em uma ilha do Caribe.

  
 Na Itália, mesmo sendo ocupada pelos nazistas e combates violentos sendo travados por lá, nasceu no meio da destruição e do caos social, um movimento cinematográfico, o qual retrava o exato momento sofrido em que o país estava vivendo, exaltando as pessoas comuns, chamadas de heróis da rua. Esse movimento ficou conhecido como Neo Realismo Italiano.
 Um dos diretores mais conhecidos desse movimento, Roberto Rossellini lança no ano de 1945, Roma Cidade Aberta, um filme que mostra a participação da Igreja Católica e de pessoas comuns na luta contra a ocupação nazista, feito em meio a luta entre as forças aliadas e do eixo em território italiano, tornando um dos maiores clássicos do cinema europeu de todos os tempos.
 Com a vitória dos Aliados, terminava assim a Segunda Guerra Mundial, deixando um saldo incontável de mortos em diversas partes do mundo, e começava o período de reconstrução, não só nas cidades arrasadas pelo conflito, também no cinema, mas isso é outra História,

Um grande abraço, tudo de bom, até a próxima.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

DOIS ANOS DE FORMADO EM HISTÓRIA (2010)


Olá caros leitores tudo bem com vocês?

  A vida é cheia de fatos marcantes, os quais alguns se destacam por serem inesquecíveis, havendo toda uma preparação para vivenciar apenas um único dia, mas um daqueles que jamais esqueceremos, a formatura é um desses acontecimentos importantes, quem uma vez tem a oportunidade de realizar uma, vai lembrar sempre.
  No dia 07 de Agosto de 2010, na cidade de Araranguá, após três anos de meio e meio de muito estudo, preparação e eventos, eis que chega o dia da formatura de minha turma, dia muito esperado por minha e por todos colegas acadêmicos de História, o qual faríamos uma grande festa.
  O cerimonial de colação ode grau foi lindíssimo e emocionante demais, levando praticamente todos presentes as lágrimas. Após o cerimonial, cada formando levou seus respectivos convidados a um restaurante ou para sua casa (aqueles que moravam lá), realizando uma janta ou coquetel, depende das condições de cada um.

   Seguindo a programação, para finalizar houve o baile de formatura, onde todos divertiram-se muito, havendo momentos de grande emoção também, sendo uma festa boa e de muita animação, realmente inesquecível a todos. Meses depois, se formou a segunda e última leva de historiadores que estudaram comigo, tendo uma festa imensa e divertida, tal como foi a anterior.
    Quero dar os parabéns a todos e a mim mesmo pelos dois anos de formados, muito sucesso a todos e a luta continua sempre. Agora chega de papo, abaixo vou deixar vídeos feitos pela ANDRIOFILMES contando toda a estória da Turma 2007-2010 de História, da Unisul Campus Araranguá, confiram. Um grande abraço a todos, até a próxima.



segunda-feira, 6 de agosto de 2012

DEPOIMENTO: MINHA EXPERIÊNCIA COMO PROFESSOR


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

  Minha História como professor começou em 2007, bem no ínicio de faculdade ainda, quando tive a oportunidade de entrar numa sala de aula e lecionar pela primeira vez, substituindo o professor titular na escola joão dos Santos, sem ao menos ter tido uma única aula de Estágio ou preparado aula, foi uma experiência incrível, aprendi muito, apesar de ter ficado pouco assustado.
   Acreditando ter fracassado e com a ideia de nunca mais entrar numa sala de aula, passei a faculdade toda fomentando essas idéias na cabeça, evitando até em falar em escolas, mas eis que chega os estágios, entrei em pânico, teria que encarar caso eu tivesse interesse em me formar, era pegar ou largar, decidi seguir adiante e ver onde chegaria, inacreditavelmente, tive uma surpressa enorme.
   Durante os estágios que fiz, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, ocorridos nos anos de 2009 e 2010 respectivamente, acabei conhecendo as teorias e práticas educacionais mais de perto, além de ter tido novas experiências em sala de aula, dessa vez com resultados satisfatórios, aquela ideia que eu tinha de de fracasso caiu por terra, nascendo assim meu amor por lecionar e pela educação.
   Após formado, fiquei por dois anos lutando intensamente para conseguir uma escola para lecionar, fazendo concursos e processos seletivos para ACT (Admissão de Carater Temporário) ser professor titular, substitui vários professores em duas escolas daqui de Santa Rosa do Sul. Nesse tempo, muitas promessas foram feitas a mim, as quais não cumpriram, havendo momentos de revolta, de querer largar tudo e de muito sofrimento.
   Eis que agora em 2012, tive a oportunidade a qual tanto esperei a tanto tempo, de ser professor titular em uma escola, tudo conforme as leis trabalhistas da nossa classe, tornando um sonho o qual alimentava a anos em realidade. A partir do dia 07/08 (amanhã), sou professor de Geografia da escola Professora Doralina Clezar da Silva, do bairro Lagoa de Fora, em Balneário Gaivota.
  Sinto me realizado, muito feliz por ter tido essa oportunidade, pode ter a certeza de que irei fazer o possível para realizar um bom trabalho nessa escola, sinto que agora as portas começaram a abrir e o começo de uma nova fase em minha vida, outros antigos sonhos iram ser realizados e novos também surgiram.
  Acredito na educação como ferramenta fundamental para construirmos um mundo melhor, o professor tem um papel importantes nesse processo, pois além de ser um formador de opiniões e de futuros profissionais, ele deve estar pronto para servir toda a comunidade onde ele está inserido e ajudar no que for preciso para construirmos um país mais justo, feliz, solidário e humano.
  Mesmo tendo sendo jovem, tenho orgulho de ser professor, amo estar dentro de uma sala de aula lecionando, de sentir o carinho dos alunos e de ensinar a eles bons valores, isso me faz feliz, valeu a pena esperar cada segundo, agora uma nova missão começa.

Um grande abraço a todos, até a próxima.
   

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

A HISTÓRIA DO CINEMA: CAPÍTULO V- CINEMA EUROPEU ANTES DA SEGUNDA GUERRA (1928-1939)



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Depois de 21 anos após o termino da Primeira Guerra, a Europa novamente entrava em um conflito bem mais devastador e violento do que o anterior, o qual espalhou-se por várias partes do mundo, estou falando é claro da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), influenciando inclusive o jeito de fazer cinema tanto em Hollywood como na Europa. Que tal conhecermos como era o cinema europeu antes da guerra? então vamos nessa.

 CAPÍTULO V: CINEMA EUROPEU ANTES DA SEGUNDA GUERRA (1928-1939)

 Com a aurora do cinema falado em Hollywood, a produção europeu seguiu o mesmo caminho, inclusive diretores já consagrados do cinema de arte conseguiram grande êxito na transição dos filmes mudos para os sonoros. Ainda na era muda, o diretor francês Abel Gance realizou o grandioso épico Napoleão(1928), que retrata a vida de um dos maiores personagens históricos da França.
 O mestre do Expressionismo Alemão, Fritz Lang mais uma vez impressionava o público com o polêmico filme de terror M O Vampiro de Dusseldorf (1931), que retrata a assustadora estória de uma cidade assombrada por um assassino de crianças, interpretado por Peter Lorre. Um ano antes, na mesma Alemanha, é lançado o filme Anjo Azul, que levaria ao estrelado a atriz alemã Marlene Dietrich.
  Na França dos anos 30, Jean Renoir, filho do famoso pintor impressionista Auguste Renoir, foi o grande nome do cinema, fazendo filmes com imagens poderosas, como A Grande Ilusão (1937), um épico sobre a Primeira Guerra e A Regra do Jogo (1939), que fundou o gênero policial, também mundialmente conhecido como noir. 
  Mesmo com o surgimento do som e de diversos recursos técnicos, o cinema ideológico feito na antiga União Soviética continuava a todo vapor e seu maior representante, Sergei Eisenstein não parava de realizar filmes magníficos como Alexandre Nevksi (1938), épico gigantesco sobre o maior herói da Rússia na Idade Média.
  Com a ascensão de Adolf Hitler na Alemanha, o cinema alemão começou a se tornar fortemente ideológico, de acordo com o regime vigente naquela época. A diretora alemã Leni Riefenstahl foi uma das maiores contribuidoras do cinema de propaganda nazista, realizando dois grandiosos documentários, de altíssima qualidade técnica, porém tem um tom fortemente político : O Triunfo da Vontade (1935), que retrata o 6º Congresso do Partido Nazista e Olympia (1938), onde o tema são os Jogos Olímpicos de Berlim em 1936.
  No fim dos anos 30, devido o aumento da repressão nazista e com a proximidade iminente de uma nova guerra, muitos atores e cineastas fugiram da Europa, embarcando para os Estados Unidos, fixando em Hollywood, e por sorte, acabaram transformando-se em grandes astros, como foi no caso de Marlene Dietrich, Peter Lorre e do cineasta Fritz Lang. Aí já é outra história.....

Um grande abraço, tudo de bom, até a próxima.