quinta-feira, 30 de agosto de 2012

FILME: A VOLTA AO MUNDO EM 80 DIAS (1956)







FICHA TÉCNICA

Título Original: Around The World In Eighty Days 
Duração: 183 min.
Ano: 1956
Diretor: Michael Anderson 
País: Estados Unidos
Idiomas disponíveis e legendas: Inglês e Português
Gênero: Aventura/ Comédia/ Épico
Temática: Mundo no século XIX/ Revolução Industrial/ Colonialismo.

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)

 Nobre inglês aceita uma milionária aposta e tem que dar a volta ao planeta em exatamente 80 dias. Ele cumpre seu objetivo com aventuras em todos os continentes. 

COMENTÁRIO


 Baseado num dos maiores clássicos da literatura mundial, escrito por Júlio Verne em 1872, A Volta ao Mundo Em 80 Dias é um dos filmes de aventura mais lembrados da História do Cinema, e uma verdadeira proeza para a época em que foi realizado. Filmado em diversos países ao redor do mundo, conseguiu exprimir ao máximo todo o enredo do livro, fazendo modificações interessantes, que tornaram a produção tão interessante e divertida como o próprio filme. 
   Michael Todd, produtor do filme, foi o principal responsável pelo sucesso dessa obra, com ousadia bem típico de um jovem e contrariando a todos aqueles que o desencorajaram, foi capaz de criar uma tecnologia de projeção com mais resolução, muito próximo do Widescreen atual, ir ao México convidar o ator Cantinflas a participar do filme, reunir um elenco estrelar em pequenos papéis e gastar milhões na produção do filme.
  Na abertura do filme, há um pequeno documentário muito legal sobre a vida de Júlio Verne, apresentado toda a influência do escritor francês na literatura e na ciência, além de mostrar trechos do curta-metragem "Viagem a Lua", feito em 1905, por George Mélies, primeira adaptação da obra de Verne para o cinema, que foi a pioneira em uso de efeitos e trucagens, dando o título a Mélies de pai dos efeitos especiais. 
  No elenco principal, além do comediante mexicano Cantinflas, tem David Níven ( conhecido por sua atuação na aventura de guerra Os Canhões de Navarone, realizado 5 anos depois) e a estreante Shirley MClaine, que estão engraçadíssimos em seus papéis. Nas participações especiais aparecerem Frank Sinatra, Marlene Dietrich, Robert Newton, Buster Keaton, Cesar Romero, Fernandel, John Carradine, Cedric Hardwicke, John Gielgud, Peter Lorre e muitos outros, sendo o primeiro filme a reunir um elenco internacional dessa grandiosidade.
  O interessante desse filme é que mostra diversos acontecimentos da História como pano de fundo, como a era vitoriana na Inglaterra, a revolução industrial, o Colonialismo na África e Ásia, a conquista do oeste dos Estados Unidos, a era Meiji no Japão, além de apresentar diversos aspectos culturais de algumas nações do mundo, os avanços científicos do final do século XIX, pegando algumas referências direta a outras obras de Júlio Verne, fazendo jus ao título do filme.
  Sabiamente, a comédia é o principal ingrediente dessa deliciosa aventura, devido a interpretação engraçada de Cantinflas, também há momentos melodramáticos, algumas passagens épicas e até uma seqüencia de faroeste, mas todos regados com muito bom humor, tornando o filme divertido. No remake feito em 2004, com o ator Jackie Chan, se manteve o clima cômico e aventureiro do original, acrescentado um pouco de ficção científica e doses altas de artes marciais, como é de se esperar  de Chan, também vale a pena conferir.
  Considerado pela crítica a melhor adaptação de um livro de Júlio Verne para o cinema, A Volta ao Mundo em 80 Dias se manteve nas listas dos melhores filmes de aventura ao passar dos anos, sem envelhecer, ficando uma mensagem ao espectador dos dias de hoje: podemos aprender a conhecer países com culturas bem diferentes da nossa, podendo ser divertido uma aventura ao redor do mundo, sendo mais atual do que nunca.

Grande abraço, até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário