segunda-feira, 6 de agosto de 2012

DEPOIMENTO: MINHA EXPERIÊNCIA COMO PROFESSOR


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

  Minha História como professor começou em 2007, bem no ínicio de faculdade ainda, quando tive a oportunidade de entrar numa sala de aula e lecionar pela primeira vez, substituindo o professor titular na escola joão dos Santos, sem ao menos ter tido uma única aula de Estágio ou preparado aula, foi uma experiência incrível, aprendi muito, apesar de ter ficado pouco assustado.
   Acreditando ter fracassado e com a ideia de nunca mais entrar numa sala de aula, passei a faculdade toda fomentando essas idéias na cabeça, evitando até em falar em escolas, mas eis que chega os estágios, entrei em pânico, teria que encarar caso eu tivesse interesse em me formar, era pegar ou largar, decidi seguir adiante e ver onde chegaria, inacreditavelmente, tive uma surpressa enorme.
   Durante os estágios que fiz, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, ocorridos nos anos de 2009 e 2010 respectivamente, acabei conhecendo as teorias e práticas educacionais mais de perto, além de ter tido novas experiências em sala de aula, dessa vez com resultados satisfatórios, aquela ideia que eu tinha de de fracasso caiu por terra, nascendo assim meu amor por lecionar e pela educação.
   Após formado, fiquei por dois anos lutando intensamente para conseguir uma escola para lecionar, fazendo concursos e processos seletivos para ACT (Admissão de Carater Temporário) ser professor titular, substitui vários professores em duas escolas daqui de Santa Rosa do Sul. Nesse tempo, muitas promessas foram feitas a mim, as quais não cumpriram, havendo momentos de revolta, de querer largar tudo e de muito sofrimento.
   Eis que agora em 2012, tive a oportunidade a qual tanto esperei a tanto tempo, de ser professor titular em uma escola, tudo conforme as leis trabalhistas da nossa classe, tornando um sonho o qual alimentava a anos em realidade. A partir do dia 07/08 (amanhã), sou professor de Geografia da escola Professora Doralina Clezar da Silva, do bairro Lagoa de Fora, em Balneário Gaivota.
  Sinto me realizado, muito feliz por ter tido essa oportunidade, pode ter a certeza de que irei fazer o possível para realizar um bom trabalho nessa escola, sinto que agora as portas começaram a abrir e o começo de uma nova fase em minha vida, outros antigos sonhos iram ser realizados e novos também surgiram.
  Acredito na educação como ferramenta fundamental para construirmos um mundo melhor, o professor tem um papel importantes nesse processo, pois além de ser um formador de opiniões e de futuros profissionais, ele deve estar pronto para servir toda a comunidade onde ele está inserido e ajudar no que for preciso para construirmos um país mais justo, feliz, solidário e humano.
  Mesmo tendo sendo jovem, tenho orgulho de ser professor, amo estar dentro de uma sala de aula lecionando, de sentir o carinho dos alunos e de ensinar a eles bons valores, isso me faz feliz, valeu a pena esperar cada segundo, agora uma nova missão começa.

Um grande abraço a todos, até a próxima.
   

Um comentário: