segunda-feira, 10 de setembro de 2012

7 DE SETEMBRO, DIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Na última sexta feira, todos nós brasileiros assistimos perplexos as comemorações ao dia 07 de setembro, considerada pela maioria das pessoas e pelos historiadores que vivem em nosso país como o dia da Independência do Brasil.
 Como no Descobrimento do Brasil, existem inúmeras hipóteses sobre o acontecimento, algumas são mais aceitas pelos historiadores, outras são mais de cunho mítico ou patriótico, sendo muitas vezes maldosas, preconceituosas e irônicas.
 A versão mais aceita, só foi revelada mais de 50 anos depois, quando a República foi proclamada em 1889, através do relato escrito por um padre que estava na expedição de Dom Pedro I numa viagem até São Paulo para sufocar uma tentativa de rebelião, no dia 07 de setembro de 1822, relatou que após receber duas cartas alertando sobre as intenções da Coroa Portuguesa,  nas margens do Rio Ipiranga, e levantou a espada e gritou a famosa frase; INDEPENDÊNCIA OU MORTE, emancipando o Brasil do domínio de Portugal. Esse episódio foi imortalizado nas artes plásticas (a pintura acima feita por Pedro América é a mais conhecida sobre o acontecimento), música, livros de História, cinema, televisão e até em histórias em quadrinhos.
 Todos anos nessa data, feirado nacional, são realizadas muitas homenagens ao acontecimento, como os tradicionais desfiles cívicos que ocorrem na grande maioria das cidades brasileiras, inclusive aqui em Santa Rosa do Sul, reunindo milhares de pessoas nas ruas, onde desfilam prefeituras, escolas. órgãos públicos, forças armadas e outras instituições públicas, contando um pouco da História do munícipio onde vive, do Brasil e algumas vezes, protestos contra os males que afligem o nosso país, como a corrupção,  violência, drogas, etc.
  Mesmo com toda essa crise de patriotismo que vivemos atualmente, devido a tantos escândalos políticos, corrupção, violência e criminalidade, devemos acreditar em nossa pátria, darmos nosso grito de independência e não esquecermos de nossas origens históricas, pois um país sem identidade cultura é como uma árvore sem raízes.

Um grande abraço, até a próxima.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário