segunda-feira, 24 de junho de 2013

A MÚSICA E A HISTÓRIA: EU QUERO É BOTAR MEU BLOCO NA RUA- SÉRGIO SAMPAIO


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?


 Um dos gênios incompreendidos da MPB, Sérgio Sampaio (1947-1994), alcançou sucesso nacional no começo dos anos 70 combinando em sua música vários estilos musicais, especialmente o rock, blues e ritmos nacionais, com poesia e contestação social, sendo descoberto por Raul Seixas, o qual produziu seu primeiro álbum. Devido sua vida boemia e por suas canções extremamente poéticas, ganhou o apelido de Maldito da MPB, viveu períodos de grande obscuridade, mas com o tempo sua obra musical foi grande importância dentro da Música Popular Brasileira, especialmente depois de sua morte, em 1994.
 Música título de seu primeiro álbum, lançado em 1973, Eu Quero É Botar Meu Bloco na Rua foi um tremendo sucesso no Carnaval e nas rádios naquele ano, tendo diversas aparições de Sérgio Sampaio em programas de televisão, mesmo o disco sendo um fracasso de vendas.
 Usando muitas metáforas, Sérgio Sampaio na canção Eu Quero é Botar Meu Bloco na Rua dispara uma poderosa crítica a repressão feita pelo Regime Militar e a acomodação popular diante de tanta violência e perseguição, mas convida a todos para se juntar no bloco que ele pertence, ou em outras palavras, o bloco daqueles que lutam e fazem oposição a Ditadura. Acima está um vídeo com a canção na integra e fotos de Sérgio Sampaio, apresentando diversos momentos de sua carreira.

Um grande abraço, boa semana, tudo de bom, até a próxima. 

quarta-feira, 19 de junho de 2013

POSIÇÃO DO PROFESSOR ANDRIO EM RELAÇÃO AOS PROTESTOS NO BRASIL


17/06/2013

O gigante finalmente acordou,
O Brasil despertou do sono dogmático,
O povo está sedendo por justiça e paz,
Está cansado de corrupção e violência,
Fora a tudo aquilo que faz mal ao nosso povo,
Está começando uma nova página na História do Brasil,
Lembre-se do dia 17 de junho de 2013,
Uma data que jamais será esquecida,
Pois agora em diante, ninguém mais segura esse país.

Autor: Andrio Cardoso Pereira

Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Desde os meus quatorze anos escrevo poemas criticando os males que afligem nosso Brasil, como a pobreza, corrupção, criminalidade, destruição da natureza, politicagem, falta de emprego, violência e outros problemas sociais, isso sempre foi minha marca registrada, com argumentos, sem ter aquele niilismo de criticar por criticar, sou assumidamente um pacifista convicto, sem máscaras ou querer ter dom profético, detesto qualquer tipo de opressão e violência, e sonho em ver meu país crescer de forma positiva.
 De forma nunca vista antes, surgiu agora ondas de protesto em todo Brasil, reivindicando mais saúde, educação, segurança, fim da corrupção e outros males que afligem o nosso país, isso me deixou muito feliz e animado. Fiquei emocionando ao ver no dia 17 de junho de 2013, milhares de pessoas protestando em frente ao Congresso Nacional, foi uma cena que jamais esquecerei em minha vida. O poema acima descreve bem o sentimento que eu estou tendo esse momento.
 Eu como professor de História e agente histórico, analiso esses acontecimentos de forma positiva, quem iria imaginar que a população deixaria um campeonato de futebol como a Copa das Confederações como segundo plano e ir as ruas ou na própria internet lutar por um país melhor, é um marco histórico para o Brasil, uma verdadeira mudança de mentalidade política, social e cultural.
 Como não poderia deixar de ser, sou totalmente a favor e apoio as manifestações que estão acontecendo no país, toda população tem direito a reivindicar aquilo que ela precisa, isso está na Constituição, ou seja é um direito de todo brasileiro. Porém, por questões bastante pessoais, não organizo e nem participo diretamente de passeatas, bandeiraços ou outros tipos de manifestações na rua,  prefiro participar publicando artigos ou poemas de protesto, se cada um fazer sua parte naquilo que sabe fazer de melhor também é válido, só não pode é ficar acomodado. Deixo livre a todos que quiserem usar meus poemas nas faixas ou nas manifestações na rua, fiquem a vontade, eles são feitos para o povo. Sou apenas contra aqueles que vão para as ruas fazerem vandalismo e atos de violência, esses não são manifestantes, mas sim criminosos.
 Para encerrar, quero deixar aqui um vídeo com a paródia da música Vem pra Rua, feita e interpretada pelo humorista sombriense Daniel Santos, do canal do Youtube Não Famoso e criador do personagem Indignaldo, ficou bem legal e que fala sobre esse momento importante da História do Brasil, confiram:


VIVA O BRASIL, O GIGANTE ACORDOU! 

Um grande abraço, até a próxima.


  









quinta-feira, 13 de junho de 2013

FESTA EM HONRA A SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA, SOMBRIO 2013


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Hoje, dia 13 de junho, é feriado nos municípios de Sombrio e Balneário Gaivota, devido a grandiosa festa de Santo Antônio de Pádua, a qual iniciou no dia de ontem (12/06) e estenderá até domingo (16/06), tendo diversas atrações musicais, missas e muito mais.
 Santo Antônio de Pádua (1191-1231), nascido em Lisboa (Portugal), é um dos santos mais populares da Igreja Católica, foi um dos grandes intelectuais da Idade Média, sendo atribuído diversos milagres no decorrer de sua vida. É popularmente conhecido como santo casamenteiro, dedicou-se sua vida a ajudar as pobres, surgindo envolto de sua figura um riquíssimo folclore, especialmente no Brasil e em Portugal. Antes de se tornar frade, seu nome de nascimento era Fernando, depois trocou para Antônio, quando entrou para a ordem dos fardes franciscanos, a convite do próprio São Francisco de Assis.



 A paróquia Santo Antônio de Pádua em Sombrio completa 75 anos em 2013, havendo muitas comemorações alusivas ao aniversário. O vídeo acima conta toda História da criação, construção e evolução da paróquia, com inúmeras fotos históricas e a belíssima narração do locutor da 102.9, Cláudio Silva, vale a pena conferir, emocionante demais. 



 Na tarde de hoje, aconteceu um dos momentos mais especiais e aguardados de toda a festa, o casamento comunitário, onde dezenas de casais deram o SIM, em uma cerimônia onde o que não faltaram foi emoção, manifestações apaixonadas e um grande público.
 Paralelamente as festividades religiosas, acontece em torno da igreja matriz a 3ª Mostra Turística, Cultural e Econômica Sombrio, havendo prestação dos mais variados serviços, gastronomia, vendas, parque de diversões e shows musicais e culturais, que se estenderá até domingo a noite, uma ótima opção de lazer nesse fim de semana. Abaixo fotos da Amostra Sombrio, confiram:











Um grande abraço a todos, até a próxima.

domingo, 9 de junho de 2013

SANTA ROSA DO SUL ESPECIAL: FESTA JUNINA DO MOVIMENTO DE CURSILHO


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 No Brasil, o mês de junho é tradicionalmente conhecido por causa das tradicionais festas juninas, que fazem alusão as santos mais populares da Igreja Católica, Santo Antônio, São Pedro, São Paulo e especialmente  a São João, sendo realizadas em diversos lugares do país.
 Em Santa Rosa do Sul, não é diferente, as festas juninas são muito populares a bastante tempo, realizadas pelas escolas, instituições, igrejas e em algumas ocasiões, pela prefeitura municipal, sempre atraindo um grande publico.
 Aconteceu ontem (09/06) no salão paroquial da igreja Matriz Santa Rosa de Lima, a Festa Junina do Movimento de Cursilho, organizado por todas as comunidades católicas junto com diversas entidades do nosso município, animando o sábado a noite. 
  Abrindo espaço para os mais variados tipos de atrações, a festa contou com a presença de um grande público, a qual se divertiu com diversas apresentações musicais, danças, peças teatrais, desfiles das miss Jeca e casamento do Jeca, além é claro, de deliciar as tradicionais comidas típicas de festa junina.
Quero aproveitar a oportunidade para dar um parabéns a toda comissão organizadora desse evento, além de estar muito divertido, foi um evento muito bem organizado, espero que continuem assim, para a alegria de toda a população. Abaixo confiram fotos do evento:









 Um grande abraço a todos, boa semana, tudo de bom.



sábado, 8 de junho de 2013

SANTA ROSA DO SUL ESPECIAL: RECICLA CDL


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Aconteceu na praça Matriz durante o dia de hoje (08/06) em Santa Rosa do Sul, o Recicla CDL, evento realizado pelo CDL Jovem em parceria com o Instituto Federal Catarinense (IFC). O objetivo desse evento era recolher todo o lixo eletrônico existente em nosso município, sendo levado para centros de reciclagem especializados nesse tipo de material.
 Eventos ambientais como esse realizado em Santa Rosa do Sul é da mais extrema importância, pois além de fazer uma verdadeira limpeza daquilo que não é mais útil em nossas casas, é também ajudar a salvar o planeta Terra, que vem tendo transformações radicais nos últimos tempos, devido ao aquecimento global, resultado da ação violenta do homem no meio ambiente. Sem dúvida, o Recicla CDL é um momento histórico para o munícipio de Santa Rosa do Sul.
Queria parabenizar a toda equipe do CDL Jovem de Santa Rosa do Sul e ao Instituto Federal Catarinense pela iniciativa belíssima, foi um grande sucesso e tomara que idéias e atitudes como essas continuem, pois só engrandece cada vez mais o nosso município. Também quero agradecer ao pessoal que organizou e trabalhou no evento pelo acolhimento, atitudes como essa, sempre terão apoio do professor Andrio e desse humilde blog.  Abaixo algumas fotos do evento:




 Um bom fim de semana, grande abraço, até a próxima.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

QUESTIONAMENTOS


Porque não sou compreendido?
A sociedade sempre foi assim?
De onde surgiu tanta falsidade?
Para que as pessoas se corrompe as forças do mal?
Porque as pessoas realmente talentosas não tem vez?
Porque existe pessoas maquiavélicas, capazes de tudo pelo poder?
Será que estou em um grande pesadelo?
Não sei responder a tantos questionamentos.

Autor: Andrio Cardoso Pereira





terça-feira, 4 de junho de 2013

FILME: DOMINGO SANGRENTO (2002)




FICHA TÉCNICA

Título Original Bloody Sunday
Duração: 110 min.
Ano: 2002
Diretor: Paul Greengrass 
País:  Reino Unido
Idiomas disponíveis e legendas: Inglês e Português
Gênero: Guerra/ Drama Histórico 
Temática: Conflitos na Irlanda do Norte na década de 70

SINOPSE (Fonte: Wikipédia)

No dia 30 de janeiro de 1972, na cidade de Derry, na Irlanda do Norte, foi realizada uma passeata pelos direitos humanos. Sem motivo aparente, soldados britânicos atiraram e mataram quatorze pessoas desarmadas e, a princípio, sem qualquer conexão com o IRA. Esse episódio ficou conhecido como "Domingo Sangrento", e marcou o começo do conflito que transformou-se em guerra civil. O filme mostra a vida de quatro homens envolvidos nos dois lados do conflito.

COMENTÁRIO

 Emocionante filme feito para a televisão, dirigido por Paul Greengrass, baseado no livro escrito por Don Mullan, recria as tensões religiosas na Irlanda do Norte na década de 70, especialmente o trágico incidente na cidade de Derry ocorrido no dia 30 de janeiro de 1972, que ficou conhecido como Domingo Sangrento, onde dezenas de pessoas forma mortas e feridas pelo exército britânico, durante uma passeata pelos direitos humanos.
 Sem apelar para o enredo épico ou heróico, Domingo Sangrento mostra a visão de quatro pessoas, sendo dois irlandeses e dois soldados britânicos, cada um com seus dilemas e idéias, mas todos interligados aos  acontecimentos históricos apresentados no filme.
 Assemelhando com um cinejornal, usando milhares de figurantes e cenários reais, a reconstituição do massacre do dia 30 de janeiro de 1972 é extremamente realista, sendo comovente, crua e ao mesmo tempo chocante, com tom forte de denúncia, respeitando a memória das pessoas mortas no Domingo Sangrento.
 Sem exageros e indo direto ao ponto, Domingo Sangrento é um filme que crítica toda a espécie de conflitos e também ao uso de força em qualquer situação. Uma das curiosidades do filme é a presença na trilha sonora da música do U2, Sunday Bloody Sunday, que fala sobre o massacre ocorrido na cidade de Derry em 1972,  sendo esse um dos maiores hits da banda. 
 Abaixo, confiram o filme completo, versão dublada, é só clicar " Closed Ad and Watch as Free User", depois clicar em "Start Video Now" e assistir. Um grande abraço a todos, bom filme, até a próxima.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

A MÚSICA E A HISTÓRIA: MISTÉRIOS DA MEIA NOITE- ZÉ RAMALHO


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?


 Zé Ramalho é um dos cantores mais prestigiados da MPB, começou a sua carreira em meados dos anos 70, sempre fazendo sucesso, tanto pela sua voz poderosa como pelas suas canções, que misturam temas político-sociais, cultura nordestina, mitologia, quadrinhos, psicodelia e misticismo com a musicalidade dos ritmos nordestinos, Rock'N'Roll, Blues e Folk Music.
 Lançada em 1985, Mistérios da Meia Noite faz parte do álbum De Gosto de Água e de Amigos, foi também tema da novela Roqueiro Santeiro, exibida pela Rede Globo, sendo esse um dos maiores  sucessos de Zé Ramalho, sendo escrita por ele mesmo.
 Contando uma estória de amor vivida por uma menina e um lobisomem, Mistérios da Meia Noite retrata a mitologia do nordeste brasileiro, com seus mitos maravilhosos. Além da letra ser muito semelhante a um conto da literatura de cordel, a parte instrumental dá um show a parte, com o uso de sintetizadores, remetendo ao ouvinte um clima fantasmagórico, perfeita para uma estória de mistério.
 Vindo de tempos muito remotos, as lendas dos lobisomens surgiram no continente europeu, com a chega da dos portugueses e espanhóis, as lendas se difundiram também no continente americano, especialmente no interior do Brasil. Na cultura popular brasileira, a lenda do lobisomem está presente na literatura, teatro, cinema e especialmente na música, havendo inúmeras que relatam essa temática, sendo uma das mais conhecidas sem dúvida nenhuma é Mistérios da Meia Noite de Zé Ramalho. Acima está um vídeo com a canção original, ouçam com bastante atenção.

Um grande abraço, boa semana, até a próxima.   

sábado, 1 de junho de 2013

ANDRIOFILMES, 5 ANOS LEVANDO CULTURA E CONHECIMENTO NA NET



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Hoje é um dia muito especial para os fãs da ANDRIOFILMES, projeto criado por mim, professor Andrio, no dia 01 de junho de 2008, quando filmei uma apresentação de capoeira que acontecia na Unisul, em Araranguá, organizada pela minha turma de faculdade. Abaixo confiram o vídeo feito naquele dia, a qualidade é amadora, sem edição, porém feito com carinho, confiram:


 Pouco tempo depois, aprendi a editar vídeos com o Windows Movie Maker, sendo que o primeiro vídeo feito por mim foi um slideshow apresentando a viagem que eu e minha turma de faculdade fizemos a cidade de Paranaguá (PR), ocorrida naquele mesmo ano, abaixo confiram o vídeo:


 Nesses cinco anos de existência, a ANDRIOFILMES realizou 127 trabalhos, com os mais variados temas relacionados a cultura, artes e História, obtendo até o exato momento 137.890 visualizações, motivo que deixa o professor Andrio com muita alegria e sensação de dever cumprido. O último trabalho feito pela ANDRIOFILMES foi um clipe com o hino do município de Santa Rosa do Sul, confiram o vídeo abaixo:


 Quero aproveitar a oportunidade para agradecer a todos pelo apoio nesses cinco anos, pedir desculpas pelas falhas ou pelas demoras de novos trabalhos, estou buscando fazer trabalhos bem elaborados e com melhor qualidade, em breve terá novidades, aguardem.

Um grande abraço, até a próxima, bom fim de semana.