segunda-feira, 24 de junho de 2013

A MÚSICA E A HISTÓRIA: EU QUERO É BOTAR MEU BLOCO NA RUA- SÉRGIO SAMPAIO


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?


 Um dos gênios incompreendidos da MPB, Sérgio Sampaio (1947-1994), alcançou sucesso nacional no começo dos anos 70 combinando em sua música vários estilos musicais, especialmente o rock, blues e ritmos nacionais, com poesia e contestação social, sendo descoberto por Raul Seixas, o qual produziu seu primeiro álbum. Devido sua vida boemia e por suas canções extremamente poéticas, ganhou o apelido de Maldito da MPB, viveu períodos de grande obscuridade, mas com o tempo sua obra musical foi grande importância dentro da Música Popular Brasileira, especialmente depois de sua morte, em 1994.
 Música título de seu primeiro álbum, lançado em 1973, Eu Quero É Botar Meu Bloco na Rua foi um tremendo sucesso no Carnaval e nas rádios naquele ano, tendo diversas aparições de Sérgio Sampaio em programas de televisão, mesmo o disco sendo um fracasso de vendas.
 Usando muitas metáforas, Sérgio Sampaio na canção Eu Quero é Botar Meu Bloco na Rua dispara uma poderosa crítica a repressão feita pelo Regime Militar e a acomodação popular diante de tanta violência e perseguição, mas convida a todos para se juntar no bloco que ele pertence, ou em outras palavras, o bloco daqueles que lutam e fazem oposição a Ditadura. Acima está um vídeo com a canção na integra e fotos de Sérgio Sampaio, apresentando diversos momentos de sua carreira.

Um grande abraço, boa semana, tudo de bom, até a próxima. 

Um comentário: