Olá caros leitores, tudo bem com vocês?
Zé Ramalho é um dos cantores mais prestigiados da MPB, começou a sua carreira em meados dos anos 70, sempre fazendo sucesso, tanto pela sua voz poderosa como pelas suas canções, que misturam temas político-sociais, cultura nordestina, mitologia, quadrinhos, psicodelia e misticismo com a musicalidade dos ritmos nordestinos, Rock'N'Roll, Blues e Folk Music.
Lançada em 1985, Mistérios da Meia Noite faz parte do álbum De Gosto de Água e de Amigos, foi também tema da novela Roqueiro Santeiro, exibida pela Rede Globo, sendo esse um dos maiores sucessos de Zé Ramalho, sendo escrita por ele mesmo.
Contando uma estória de amor vivida por uma menina e um lobisomem, Mistérios da Meia Noite retrata a mitologia do nordeste brasileiro, com seus mitos maravilhosos. Além da letra ser muito semelhante a um conto da literatura de cordel, a parte instrumental dá um show a parte, com o uso de sintetizadores, remetendo ao ouvinte um clima fantasmagórico, perfeita para uma estória de mistério.
Vindo de tempos muito remotos, as lendas dos lobisomens surgiram no continente europeu, com a chega da dos portugueses e espanhóis, as lendas se difundiram também no continente americano, especialmente no interior do Brasil. Na cultura popular brasileira, a lenda do lobisomem está presente na literatura, teatro, cinema e especialmente na música, havendo inúmeras que relatam essa temática, sendo uma das mais conhecidas sem dúvida nenhuma é Mistérios da Meia Noite de Zé Ramalho. Acima está um vídeo com a canção original, ouçam com bastante atenção.
Um grande abraço, boa semana, até a próxima.
Vi, em uma outra página, umas análises bem interessantes, dentre as quais, a seguinte (cópia de comentário de um certo Thiago):
ResponderExcluirThiago disse:
novembro 26, 2013 às 10:45 pm
Interpretei bem diferente.
Se tratava de uma época de ditadura, muitas musicas fingiam um propósito, mas tinha outro, se escondeu atrás de uma historia de novela, porém era uma critica velada a ditadura.
“Mistérios da meia-noite
Que voam longe
Que você nunca
Nao sabe nunca
Se vão se ficam
Quem vai quem foi”
Ou seja, a ditadura sumia com as pessoas, era um “mistério”, que vc nunca sabe quem vai ser levado, quem foi.. e onde foram parar
“Impérios de um lobisomem
Que fosse um homem
De uma menina tão desgarrada
Desamparada se apaixonou””
Impérios de um lobisomem, quem era o Imperio?? estados Unidos, Lobisomem faz referencia ao monstro… que uma meninnia tão fragil e desamparada = Governo brasileiro, se apaixonou..
“Naquele mesmo tempo
No mesmo povoado se entregou
Ao seu amor porque
Não quis ficar como os beatos
Nem mesmo entre Deus ou o capeta
Que viveu na feira””
Naquele mesmo tempo, tempo da ditadura no caso, no povoado = Brasil, entregou os eu amor ao estados unidos, ou seja, ficou na mão do imperio, do lobisomem..
Preferiu o lobisomem forte, se entregar a força do grande, do que ficar com pobres beatos..
Entre Deus e o Capeta = em cima do Muro, Deus EUA capeta o crescimento do socilismo chegando nas Américas.