quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

CINE HISTÓRIA: A GUERRA DOS PELADOS (1970)

 FICHA TÉCNICA

Título OriginalA Guerra dos Pelados
Duração: 98 min.
Ano: 1970
Diretor: Sylvio Back
País: Brasil
Idiomas disponíveis e legendas: Português
Gênero: Drama Histórico/ Épico
Temática: Guerra do Contestado/ Revolta Durante a República Velha

SINOPSE (Fonte: Wikipedia)


 O filme é baseado no episódio histórico da Guerra do Contestado (1912-1916), quando em 1913, em Santa Catarina, houve um conflito envolvendo cessão de terras a uma estrada de ferro estrangeira. Os expropriados foram chamados de "pelados", pois rasparam a cabeça e se entrincheiraram num reduto messiânico, lembrando Canudos.

COMENTÁRIO

 Dirigido pelo cineasta catarinense Sylvio Back, A Guerra dos Pelados foi baseado no livro Geração do Deserto escrito por Guido Wilmar Sassi, é uma produção grandiosa, filmado na cidade de Caçador (SC), tendo a presença no elenco de atores como Jofre Soares, Stênio Garcia e Otávio Augusto, retratando fatos históricos ocorridos em Santa Catarina, temática bastante recorrente na filmografia de Sylvio Back.
 De forma bem simples mas direta, o filme retrata os dois lados envolvidos na Guerra do Contestado: de um lado os fazendeiros (cabeludos) e a empresa responsável pela construção da ferrovia na fronteira entre Santa Catarina e Paraná, os quais usam da violência para conseguir seus objetivos; de outro, os sertanejos (pelados), vitimas das ambições dos poderosos, empobrecidos e castigados severamente, acabam se revoltando com essa situação, em meio a isso surge figuras messiânicas, pregando a vinda de um reino de paz e amor, lembrando bastante o conflito ocorrido na cidade de Canudos, na Bahia, no final do século XIX, que teve praticamente as mesmas motivações políticas, sociais e religiosas.
 Sendo um conflito ocorrida pela disputa da posse de terras durante a República Velha, a Guerra do Contestado foi muito marcante para a História do Brasil também pelo lado militar, pois foi um dos primeiros conflitos no Brasil a serem usados aviões, metralhadoras e armas de longo alcance, fazendo um estrago nunca antes visto em guerras ocorridas em território brasileiro. E também foi um dos últimos conflitos onde os revoltosos usaram estilingues, espadas, facões e lanças.
 Vale a pena frisar que no filme mostra a desvantagem que os sertanejos tinham em relação ao poderio de fogo do exército, mesmo usando táticas de guerrilha e maior quantidade numérica, tornando o conflito bastante agressivo e desigual.
 Confirma abaixo o filme na integra, é só clicar o PLAY e assistir a esse clássico do cinema brasileiro:


Um grande abraço, BOA SESSÃO, até a próxima.

Um comentário: