domingo, 13 de abril de 2014

ARTIGO: HISTÓRIA



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Hoje em dia, devido ao acelerado processo de globalização mundial que estamos vivendo, infelizmente muitas pessoas tem a coragem de fazer as seguintes afirmações: quem vive de passado é museu! História é um saco, pois só estuda coisas que não tem nada a ver nosso tempo! Não gosto de História, pois só aparece coisas velhas! E por aí vai.
 Amigos, aquela ideia de quem faz a História deve ser políticos, generais, intelectuais, poetas, soldados, artistas e gente da alta sociedade é pura bobagem, cada um de nós participamos dela de uma forma ou de outra, somos agentes históricos por natureza, disso não podemos negar.
  Sabe o celular que você usa para ligar para alguém? A internet a qual você navega? O vídeo game o qual passa o dia todo jogando? A energia elétrica que você usa para ligar teus aparelhos eletrônicos? Tudo, mas tudo mesmo, vem de processos históricos que resultaram nessas maravilhas todas.
  Gostar de História não é simplesmente ter paixão por tudo que é antigo, ler um monte de livros, ser um rato de arquivo ou museu, lógico que isso faz parte da vida do pesquisador, mas entender e participar ativamente do processo histórico o qual você inserido é também importante.
   Nossa vida pessoal e social também faz parte da História, por esse motivo sempre tenho o costume de dizer assim: quem não gosta de História, não gosta de si mesmo, pois vivemos de recordações de diversas formas (músicas, acontecimentos, percas, ganhos, filmes, etc).
   O historiador não é um Forrest Gump (personagem interpretado por Tom Hanks no cinema), contador de fábulas ou anedotas, mas sim um pesquisador que busca no passado respostas para as perguntas do presente e dele preparar as pessoas ao futuro, nada mais nada menos. Afinal para você, o que é História? Fica essa pergunta no ar.

Um grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário