Olá caros leitores, tudo bem com você?
Sou morador de Santa Rosa do Sul desde 1996, mesmo tendo nascido em outra cidade, aos poucos fui me identificando com a História e cultura do munícipio, agora sou um fervoroso defensor da cultura local, uso desse blog para divulgar as tradições, História e manifestações culturais que acontecem aqui.
Em todos esse anos aqui, jamais vi em Santa Rosa um local onde nossa História, cultura e tradição fosse louvada e divulgada, poderia ter atividades culturais gratuitas para toda a população, sendo uma referência a quem viesse de fora do munícipio.
Durante os anos que estive cursando a faculdade de História, tive a feliz oportunidade de conhecer na região da AMESC vários projetos de museus e casas de cultura que deram certo, tais como Araranguá, Sombrio, Maracajá e Jacinto Machado, os quais são de admirar e ficar encantado, municípios próximos e idênticos culturalmente, fiquei pensando o por que em Santa Rosa do Sul um projeto desse não é implantado.
Na última edição da Polvilhana, que aconteceu no fim do mês de junho de 2012, alguns stands montaram pequenos museus, apresentando de forma linda e interessante um pouco de nossa História e cultura, como por exemplo da Paróquia Santa Rosa de Lima, da Prefeitura Municipal de Santa Rosa do Sul e do Instituto Federal Catarinense Campus Sombrio.
Estamos vivendo um tempo onde as pessoas estão reencontrar suas origens, sentem necessidade de entrar em contato com o passado, interagir com ele, para encontrar respostas para sua vida e para outras questões existenciais. Esse é o objetivo de um museu ou de uma casa de cultura, não é um depósito de objetos antigos, mas sim um lugar de memória, de aprendizagem e de cidadania.
Além da velha reclamação de falta de uma biblioteca pública funcionando, feita por alunos das escolas e por pessoas apaixonadas pela cultura, ouvi várias vezes pessoas falando e reclamando o por que Santa Rosa do Sul não tem uma casa da cultura, arquivo histórico e um museu. Isso não é de hoje, houveram vários trabalhos de conclusão de curso (TCC), feito por acadêmicos residentes aqui, fazendo projetos culturais desse nível, mas infelizmente não foi dada a merecida atenção, lamentável.
Venho agora em meu nome e de todos aqueles que ouvi nesses anos todos, dizer que nossa cidade está precisando, além de obras, educação, empregos segurança, saúde e bem estar, também um local para que jovens, crianças, adultos e idosos poderem se identificar com a cultura, História e poder participar de atividades culturais e recreativas gratuitas. Sou sim a favor da criação de uma casa da cultura e museu aqui, de forma transparente, que atenda a TODOS, sem distinção ideológica ou de qualquer outro tipo, e me coloco a disposição de toda a população, poder público e empresários que gostam de cultura em nosso munícipio, pois cultura e diversão também é um direito de todo cidadão brasileiro, além de fazer bem ao coração e a alma.
Também sou a favor e me ponho a disposição para a criação de uma comissão definitiva de cultura em nosso munícipio, a qual todas aquelas pessoas que gostam ou realizando atividades culturais, possam trabalhar e ajudar que nosso munícipio a crescer também na questão cultural. Se você também acredita nessa idéia, compartilhe com seus amigos, a cultura de Santa Rosa do Sul agradece. VIVA A CULTURA
Um grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário