quarta-feira, 30 de abril de 2014

CINE HISTÓRIA: CAPITÃES DE ABRIL (2000)


FICHA TÉCNICA

Título Original Capitães de Abril 
 Duração: 124 min.
Ano: 2000
Diretor: Maria de Medeiros
País:  Portugal
Idiomas disponíveis e legendas: Português
Gênero: Aventura/ Ação/ Drama/ Guerra
Temática: Revolução dos Cravos em Portugal

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)

 Em Portugal, na noite de 24 de abril de 1974, o rádio tocava uma canção proibida, "Grândola". Era o esperado sinal para o grupo militar que iria mudar o destino do país. Ao som da voz do poeta José Afonso, as tropas avançaram, marchando sobre Lisboa. Em contraste com a trágica tentativa do ano anterior, a Revolução dos Cravos se desenrolou como uma grande aventura, em busca da paz e de lirismo.

COMENTÁRIO


   Filme dirigido por Maria de MedeirosCapitães de Abril recria um dos episódios mais belos e marcantes da atual História de Portugal, em ritmo de aventura: a famosa Revolução dos Cravos, ocorrida no dia 25 de abril de 1974, quando os militares derrubaram a ditadura fascista que estava naquele país desde 1933, dando fim a um período de perseguições, censura, torturas e assassinatos. 
  Usando de uma linguagem jovem, Maria de Medeiros mostra todos os bastidores da Revolução dos Cravos nos mínimos detalhes, desde os preparativos até o desfecho final, apresentando dramas pessoais de vários personagens que participaram diretamente ou não desse acontecimento. 
  Outro elemento muito presente nesse filme é o romantismo, ao retratar que os rebeldes não usaram a violência durante a revolta, sendo de caráter pacifista, tal como realmente aconteceu. Mas também tem espaço para momentos de grande comicidade e de ação, tudo na dose certa, sem exageros, tonando o filme leve e divertido ao mesmo tempo. 
  A grande mensagem desse filme político é que Portugal mostrou ao mundo ser possível realizar uma revolta sem derramamento de sangue, estando ao lado do povo, e inspirar as pessoas a lutar pela liberdade e derrubar toda a forma de opressão, não importa qual seja a origem, tornando-o um emocionante apelo pela paz. Abaixo confiram esse belíssimo filme:



Um grande abraço, BOA SESSÃO, até a próxima,

Nenhum comentário:

Postar um comentário