Jovem quer mudança,
Não fica somente na frente do computador ou da televisão,
Deixa de agir como um tolo, acredita em algo, tem esperança,
E vai para a rua fazer revolução.
O jovem de verdade é sonhador,
Mesmo a realidade seja dantesca,
Luta sem medo contra sua pior dor,
Realiza a cada momento de sua vida uma mudança gigantesca.
Todo jovem tem muita atitude,
Sabe o que querer, sente dúvidas,
Fazendo disso uma grande virtude.
Ser jovem é viver apaixonado,
Ser jovem é ter no coração paz, amor e alegria,
Fazendo da vida uma festa do dia.
Autor: Andrio Cardoso Pereira (10/11/2004)
Olá caros leitores, tudo bem com vocês?
Quando escrevi esse poema para participar do Festival de Poemas Cruz e Souza, o qual o tema daquele ano era juventude, resolvi mostrar o que eu pensava ser um jovem de verdade, o qual tinha sonhos, ideais e ia a luta para fazer a diferença, sem deixar de ser alegre e apaixonado.
A inspiração para escrever além de ser um anseio pessoal, veio dos livros de História e das telas do cinema, especialmente de fatos que envolvem a juventude, como a luta contra a Ditadura Militar no Brasil durante as décadas de 60, 70 e 80, as manifestações político-sociais e culturais ocorridas ao redor do mundo no ano de 1968 e também as manifestações contra a corrupção política no Brasil no fim da década de 80 e começo dos 90. Em todas manifestações, tiveram participação ativa de jovens, os quais não tiveram vergonha e lutaram por um mundo melhor, arriscando inclusive suas vidas.
Mesmo passado oito anos, continuo acreditando em cada verso que escrevi e também me impressiono como esse poema continua tão atual, apesar de o mundo estar mudado e a juventude ser outra, acredito que existam sim jovens iguais ao descrito no poema, e sempre haverá, disso tenho certeza absoluta.
Para encerrar, quero pedir a todos jovem que lerem esse poema, reflitam sobre vocês mesmos e sobre a sociedade em que vocês vivem, não deixem de lutar pelos seus sonhos, façam acontecer, pois quem quer consegue, sem deixar de amar e se divertir, pois onde tem juventude há barulho e alegria, essa é a grande mensagem desse poema.
Um grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima.