quarta-feira, 9 de julho de 2014

CINE HISTÓRIA: OLGA (2004)


FICHA TÉCNICA

Título OriginalOlga
Duração: 141 min.
Ano: 2004
Diretor:  Jayme Monjardim 
País:  Brasil
Idiomas disponíveis e legendas: Português/ Alemão/ Russo
Gênero: Épico/Aventura/ Guerra/ Drama Histórico/ Cinebiografia
Temática: Estado Novo/Intentona Comunista/ Segunda Guerra Mundial/ Holocausto

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)

Berlim, início do século XX. Olga Benário (Camila Morgado) é uma jovem judia alemã. Militante comunista, é perseguida pela polícia e foge para Moscou, onde recebe treinamento militar e é encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes (Caco Ciocler) de volta ao Brasil. Na viagem, enquanto planejam a Intentona Comunista contra o presidente Getúlio Vargas, os dois acabam apaixonando-se. Parceiros na vida e na política, Olga e Prestes terão de lutar pelo amor, pelo comunismo e, principalmente, pela sobrevivência.

COMENTÁRIO

 Superprodução do cinema nacional, Olga foi inspirado no livro homônimo escrito pelo renomado jornalista e historiador Fernando Morais, tornando-se um grande sucesso de bilheteria em todo o Brasil, dirigido por Jayme Monjardim.
 Baseado em fatos reais, a trama conta a trajetória de vida de Olga Benário, jovem alemã de origem judaica,  ativista do comunismo, esposa de Luís Carlos Prestes, desde a adolescência até sua deportação para um campo de concentração, mostrando sua luta pela sobrevivência, pelo amor e por um mundo sem exploração.
 Com um enredo emocionante e interessante, o filme divide-se em dois momento muito distintos: primeiro se passa no Brasil durante o governo Getúlio Vargas, onde Olga e Luís Carlos Prestes participam da Intentona Comunista de 1935, tentativa de acabar com a ditadura do Estado Novo; segundo é ambientado na Alemanha nazista, mostrando os horrores que Olga viveu nos campos de concentração e sua luta pela sobrevivência.
 A característica mais marcante nesse filme é a preocupação em retratar perfeitamente os acontecimentos históricos, figurinos e personalidade de cada personagem da trama com o mais absoluto realismo o possível. Além disso, foram usado efeitos especiais para recriar a neve, pois o filme inteiramente foi rodado no Brasil,dando maior fidelidade. Logicamente tem alguns trechos novelescos, mas nada estraga a beleza e a intensidade dessa grandiosa obra-prima do cinema nacional.
 Além de ser uma bela lição de vida, esse filme resgate a importância de Olga Benário na História do Brasil, mostra que somente o amor pode vencer a opressão dos tiranos, sobrevivendo até os momentos mais sombrios da humanidade. Um filme imperdível, o qual já é um clássico do cinema brasileiro, abaixo está um vídeo com o filme completo, confiram:


Um grande abraço, boa sessão, até a próxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário