quarta-feira, 23 de julho de 2014

CINE HISTÓRIA: UMA AVENTURA NA MARTINICA (1944)


FICHA TÉCNICA


Título Original To Have and Have Not
Duração: 100 min.
Ano: 1944
Diretor: Howard Hawks 
País: Estados Unidos
Idiomas disponíveis e legendas: Inglês e Português
Gênero: Aventura/ Suspense/Guerra/ Drama/ Romance
Temática: Espionagem na Segunda Guerra Mundial

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)


Mar do Caribe, Martinica, 1940. Harry Morgan (Humphrey Bogart) é o capitão e dono de um pequeno barco, que ele aluga para turistas. Acontece que membros da Resistência Francesa querem alugar o barco de Morgan, para ele pegar "discretamente" um colaborador importante. Harry diz que não fará o serviço, pois não quer se meter em confusões. Além disto iria receber US$ 825 de Johnson (Walter Sande), um cliente que não tinha lhe pago pois precisava ir ao banco no dia seguinte para sacar a quantia. Por acaso Marie Browning (Lauren Bacall), uma batedora de carteiras que naquela tarde tinha chegado no local, pega a carteira de Johnson. Morgan vê o roubo, vai atrás dela e descobre que haviam US$ 1400 em cheques de viagem e uma passagem de avião, que sairia bem cedo, ou seja, antes do banco abrir. Era claro que Johnson não pretendia pagar, assim Harry e Marie lhe devolvem a carteira. Percebendo que tinha sido pego, Johnson ia pagar com cheques de viagem, mas então começa um tiroteio entre a polícia e membros da resistência. Uma bala perdida mata Johnson, assim Harry não pôde receber o dinheiro. Para piorar, a polícia "confisca" o pouco que tinha. Sem dinheiro, Morgan tem como única alternativa aceitar o serviço para a Resistência, sem imaginar o que aconteceria.


COMENTÁRIO

 Inspirado da obra Ter ou Não Ter, escrito por Ernest Hemingway, esse clássico é um dos filmes de propaganda política durante a Segunda Guerra Mundial, mostrando a influência do conflito nos países que estavam longe dos front de combate, inclusive no continente latino-americano e nas ex-colônias de países envolvidos na guerra.
  Devido a questões políticas e ideológicas, a ambientação trama foi transferida para a pequena ilha de Martinica, invés de Cuba como no enredo do livro, também localizada no Caribe, recheada de belas paisagens e com um clima propício para viver uma aventura.
  Os protagonistas da trama interpretados afinadamente por Humphrey Bogart e pela sensual Lauren Bacall, que fez sua estréia nesse filme, tem uma química inflamável, extremamente erótica, mas não vulgar, podendo ser percebido dos diálogos durante o filme, cheio de indiretas picantes e muito engraçadas. Aliás, a após o término das filmagens Bogart e Bacall acabam se apaixonando e se casam na vida real, tornando-se um dos casais mais badalados de Hollywood na época.
 Uma das coisas que mais marcam no filme, como em outras obras de Howard Hawks, a presença do humor em praticamente todas as cenas, sempre cheio de indiretas nos diálogos dos personagens e nas situações inusitadas que acontecem na trama, tornando o muito divertido, sem aquele dramalhão todo bem típico nos filmes de Hollywood.
 O nazismo no filme é retratado pela repressão policial dentro de Martinica, que influenciado pela invasão alemã na França, que era apoiado pelo regime político local, tendo inclusive agentes da Gestapo (polícia secreta nazista)  a procura de membros da Resistência Francesa na ilha, que usam e abusam de métodos violentos e corruptos.
 Já no lado da Resistência, além de fugir da repressão tenta convencer Harry a trabalhar pela causa, que de início nega, mas acaba ajudando a lutar contra nazismo junto com Marie, formando uma parceria, tendo um final impressionante e alegre, sendo totalmente o oposto de outro clássico estrelado por Humphrey Bogart, Casablanca, que foi lançado dois anos antes de Uma Aventura na Martinica.
  Aliás esses dois filmes são muito parecidos em alguns aspectos como no pano de fundo ser colônias francesas dominadas por nazistas durante a Segunda Guerra, ter um romance que quase bota a guerra para escanteio, perseguições políticas e personagens que não querem se envolver com o conflito, mas no fim acabam lutando ao lado da Resistência. O que muda nos enredos é que um é ambientado no Marrocos, na África, e outro numa ilha do Caribe, o par romântico de Bogart num ser Ingrid Bergman e no outro ser Lauren Bacall.
 Uma Aventura na Martinica foi um sucesso de crítica e de público, fazendo que a dupla Bogart e Bacall estrelassem mais três filmes, virando até uma animação da Turma do Pernalonga na época, chamada Bacall In Arms, que faz uma paródia muito engraçada com os trechos mais marcantes do filme, logicamente também fazendo uma apologia ao exército dos Estados Unidos, que naquele momento estava lutando contra o nazi-fascismo na Europa e na Ásia.
  Nesse clássico do cinema, além de conscientizar as pessoas da época a lutar contra os regimes totalitários, divertir as pessoas pode ser uma arma fundamental para vencer uma guerra, pois o título na língua portuguesa sugere bem o gênero que se trata: uma aventura.

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD DO FILME

Um grande abraço, BOA SESSÃO, até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário