quarta-feira, 16 de julho de 2014

CINE HISTÓRIA: KAGEMUSHA, A SOMBRA DO SAMURAI (1980)



FICHA TÉCNICA

Título Original Kagemusha
Duração: 180 min. 
Ano: 1980
Diretor:  Akira Kurosawa
País: Japão
Idiomas disponíveis e legendas: Japonês e Português 
Gênero:  Épico/ Aventura/ Guerra/ Drama
Temática: Guerras no Japão Feudal/ Era dos Samurais no Japão 

SINOPSE (Fonte: Interfilmes)

Shingen, um poderoso guerreiro, é considerado uma lenda, tanto quanto o lema bordado em flâmulas de guerra: "Rápido como o vento, silencioso como a floresta, feroz como o fogo, firme como a montanha". Ferido em batalha e à beira da morte, Shingen ordena ao seu clã que encontre um sósia para substituí-lo e manter sua morte em segredo. Assim, os inimigos não atacarão. O Kagemusha (sombra do samurai) é um criminoso sem importância que precisa, de alguma forma, transformar-se em um grande líder e comandar a lealdade de 25.000 guerreiros samurais. 

COMENTÁRIO

 Filme monumental dirigido pelo cineasta japonês Akira Kurosawa, Kagemusha a Sombra do Samurai é um clássico do cinema mundial, sendo inclusive indicado a dois Oscar e vencedor da Palma de Ouro em Cannes, graças ao talento do próprio diretor e da ajuda de dois grandes cineastas de Hollywood: George Lucas e Francis Ford Coppola, que lançaram e divulgaram o filme no circuito americano e europeu, além de serem fãs assumidos de Kurosawa.
 Baseado em antigas lendas japonesas, o filme é ambientado no século XVI, durante a era Sengoku, período conturbado da História japonesa, onde senhores feudais travaram guerras sangrentas entre si, buscando conquistar o poder do Japão, além de fortalecer seu clã e destruir de forma completa os seus inimigos, usando da força dos guerreiros samurais, classe de bastante prestígio naquela época, sendo até hoje um traço bastante forte na cultura japonesa.
 Além de mostrar um épico falando sobre a era dos samurais (tema constante da obra de Kurosawa), o filme tem cenas de batalha vertiginosas, atuação impecável do ator japonês Tatsuya Nakadai no papel principal, cenografia bastante primorosa, figurino de época impecável, tudo inspirado em pinturas feitas pelo diretor como storyboards, além de belíssimo colorido, transformando Kagemusha numa verdadeira obra de arte.
Mesclando um grandioso épico de guerra com aventura, doses de humor e drama psicológico, Kagemusha é um filme bastante filosófico, mostrando a velha batalha entre a realidade e a aparência, essa última sendo capaz de enganar, mas ao mesmo tempo, mostrar além daquilo que se possa ver e revelar verdades escondidas em cada personagem dessa magnifica obra-prima do cinema mundial.

CLIQUE AQUI PARA FAZER DOWNLOAD DO FILME

Um grande abraço, BOA SESSÃO, até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário