quarta-feira, 17 de setembro de 2014

CINE HISTÓRIA: GIORDANO BRUNO (1973)


FICHA TÉCNICA

Título Original: Giordano Bruno
Duração: 120 min.
Ano: 1973
Diretor: Giuliano Montaldo
País: Itália
Idiomas disponíveis e legendas: Italiano/Português
Gênero: Drama Histórico/ Biografia 
Temática: Inquisição/ Ciência Renascentista

SINOPSE (Fonte: Interfilmes)

Giordano Bruno é um das grandes obras do cinema político italiano dos anos 70. Com direção precisa de Giuliano Montaldo (Sacco & Vanzetti), o roteiro mostra um dos episódios mais polêmicos da história: o processo e a execução do astrônomo, matemático e filósofo italiano Giordano Bruno (1548-1600), queimado na fogueira pela Inquisição por causa de suas teorias contrárias aos dogmas da Igreja Católica.

COMENTÁRIO
 Clássico do cinema europeu, Giordano Bruno é um filme espetacular em todos os sentidos, além da direção impecável de Guiliano Montaldo, tem a emocionante trilha sonora feita por Ennio Morricone, fotografia belíssima de Vittorio Storato, além é claro da atuação inesquecível e emotiva do ator italiano Gian Maria Volonté, que interpreta o papel-título, sendo um grandioso espetáculo  cinematográfico.
 O grande tema do filme sem dúvida é a grandiosa luta entre fé e ciência, característica bastante forte no período moderno, colocando em choque duas forças: de um lado a Igreja Católica, defendia que Deus era o centro do universo, usando da superstição e da Inquisição para perseguir e calar quem a contrariava. De outro estava Giordano Bruno, típico filósofo e cientista renascentista, o qual defendia liberdade de pensamento e a visão de que o homem era o dentro do universo, passando a ser perseguido por suas idéias, as quais estavam a frente de seu tempo.
 Não sendo uma biografia de toda a vida de Giordano Bruno, esse filme foca nos últimos dias de vida do filósofo, desde sua prisão, o processo que ele sofreu perante a Inquisição e todo o sofrimento que passou antes de ser executado, além é claro de resumir de forma precisa os pensamentos mais importantes da obra de Giordano Bruno, tornando-o filme bastante interessante.
 A Inquisição no filme é retratada de forma crua e violenta, a qual não aceitava outras visões de mundo, além daquela defendida pela Igreja Católica, torturava impiedosamente os prisioneiros, fazia acusações que algumas vezes não existiam e tratavam as execuções como mero divertimento popular. Dá para notar claramente um tom de crítica a todo tipo de intolerância, seja ela de cunho político ou religioso, tornando esse filme um verdadeiro apelo por liberdade.
Abaixo confiram o filme completo, só apertar o PLAY E CONFERIR.


Grande abraço, BOA SESSÃO, até a próxima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário