terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

CINE HISTÓRIA: E O VENTO LEVOU ... (1939)



FICHA TÉCNICA

Título OriginalGone With The Wind
Duração: 241 min.
Ano: 1939
Diretor: Victor Fleming 
País: Estados Unidos
Idiomas disponíveis e legendas: Inglês e Português
Gênero: Aventura/ Épico/Guerra/Drama
Temática: Guerra Civil Americana

SINOPSE (Fonte: Americanas)

Uma produção de David O. Selznick, E o Vento Levou, de Margaret Mitchell, é "a produção mais bem-sucedida de Hollywood," disse Leonard Maltin, do Entertainment Tonight. Sob seu ponto de vista, "parece melhor com o passar dos anos." Este romance ambientado durante a Guerra Civil Americana ganhou o impressionante número de 10 Oscar (incluindo Melhor Filme) e seus imortais personagens, Scarlett (Vivien Leigh), Rhett (Clark Gable), Ashley (Leslie Howard), Melanie (Olivia de Havilland), Mammy (Hattie McDaniel) e Prissy (Butterfly McQueen), popularizam esse épico de apelo permanente a todas as gerações. Tido por muitos como o maior filme de todos os tempos. 

COMENTÁRIO

Este clássico do cinema mundial é uma importante fonte historiográfica sobre a sociedade norte-americano do século XIX, que durante o período passou por um verdadeiro processo de transformação sociopolítico e econômica, cujo o processo esteve ligado a “Grande Marcha Para o Oeste”, o crescimento e desenvolvimento dos estados da região nordeste do país, majoritariamente industrial e a decadência das grandes propriedades agrárias dos estados do sul, cuja a base era sustentada pela monocultura e o trabalho escravo.
A obra favorece a discussão sobre os choques de interesse que havia entre as diferentes regiões dos Estados Unidos, logo após a sua formação como nação independente. O fato marcante é o início e desenvolvimento da chamada “Guerra da Secessão” (1861-1865), que pós em confronto os chamados Nortistas e os Confederados do sul, cujo resultado foi a mais longa e sangrenta guerra travada nas Américas. Como resultado, pode se observar a destruição das grandes lavouras monocultoras do sul, os conflitos emocionais entre uma nobreza rural decadente com os anseios de liberdade da grande massa de escravos afro-americanos.
O espaço geográfico pode ser visto sob aspecto físico, clima, atividades econômicas, bem como, a arquitetura das habitações que faziam as propriedades rurais do sul norte-americano verdadeiro réplicas das propriedades campestres da Inglaterra, na Europa. 

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR O FILME

Um grande abraço, BOA SESSÃO até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário