terça-feira, 24 de março de 2015

CINE HISTÓRIA: SELMA- UMA LUTA PELA IGUALDADE (2014)


FICHA TÉCNICA

Título Original: Selma
Duração: 128 min.
Ano: 2014
Diretores:  Ava DuVernay  
País:  Estados Unidos
Idiomas disponíveis e legendas: Inglês e Português
Gênero: Drama Histórico/ Épico Político/ Cinebiografia 
Temática: Luta pelos direitos civis e dos Afro-americanos nos Estados Unidos na década de 60

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)

Cinebiografia do pastor protestante e ativista social Martin Luther King, Jr (David Oyelowo), que acompanha as históricas marchas realizadas por ele e manifestantes pacifistas em 1965, entre a cidade de Selma, no interior do Alabama, até a capital do estado, Montgomery, em busca de direitos eleitorais iguais para a comunidade afro-americana.

COMENTÁRIO

 Grande vencedor do Oscar de Melhor Canção, Selma é um filme grandioso em todos os sentidos, seja na trilha sonora que mistura música gospel com blues, rock de protesto e hip hop ou pela reconstituição milimétrica dos acontecimentos retratados, a escolha acertada do elenco, inclusive do ator que interpreta Martin Luther King Jr. , David Oyelowo, que tem uma aparência e dicção de voz realmente semelhante, além da participação de atores consagrados como Cuba Gooding Jr., Oprah Winfrey, Tim Roth e Tom Wilkinson, todos dando um verdadeiro show de interpretação.
 Lançado nas vésperas da comemoração dos 50 anos da marcha de Selma até Montgomery, o filme retrata com riqueza de detalhes as três marchas pelos direitos civis organizadas pelos movimentos negros no sul dos Estados Unidos, desde os preparativos, a violenta repressão que sofreram, a adesão de outros movimentos sociais nas marchas, o intenso debate político entre Luther King e o presidente dos Estados Unidos, além de retratar a grandiosa vitória que essas marchas trouxeram a sociedade americana a partir dos anos 60.
 Além de mostrar a importância dessas marchas para a mudança política e social para os afro-americanos, o filme retrata a tentativa desesperada de políticos, autoridades policiais sulistas e do FBI (personificado pela figura do polêmico diretor do FBI, John Edgar Hoover) tentar reprimir essas manifestações, usando de métodos violentos, tais como uso de bloqueios, linchamentos, de armas letais, intimidação, apelando até para maldosos boatos, tudo na tentativa de transformar Martin Luther King Jr. em inimigo da sociedade estadunidense, porém todas essas tentativas, acabaram tendo um efeito ao contrário, fizeram Luther King um verdadeiro herói na luta pelos direitos civis em todo o mundo.
 Filmado nos locais onde os fatos realmente aconteceram, Selma além de ser uma obra de ficção em comemoração aos 50 anos de um acontecimento histórico importante para o mundo inteiro, é uma obra feito de maneira paradidática, pois traz datas e acontecimentos, mostra personagens históricos como Martin Luther King Jr. , Malcolm X, John Edgar Hoover e do presidente Lyndon Johnson,  é uma grande lição de vida e serve de inspiração para lutarmos por um mundo melhor, sem injustiças e principalmente, de igualdade para todos.


Grande abraço, BOA SESSÃO, até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário