sexta-feira, 20 de março de 2015

SRS ESPECIAL: FESTIVAL DA MÚSICA INTERNACIONAL, 2002, ESCOLA JOÃO DOS SANTOS AREÃO, SANTA ROSA DO SUL


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

    Na tradição cultural de Santa Rosa do Sul, os festivais de música sempre tiveram um espaço especial, seja em festas municipais, em nossas escolas, igrejas ou eventos culturais. Em toda História do munícipio, houveram muitos festivais, onde talentos surgiram, alguns inclusive conseguiram a fama a nível regional e estadual, criando assim um vínculo de amor do povo sul santarrosense com a música, relação ainda presente nos dias de hoje.
   Dentre todos os gêneros de festivais, os escolares merecem destaque, além de ser um grande celeiro de talentos na música, momentos marcantes sempre tiveram espaço nesses eventos, gerando emocionantes e divertidas estórias, as quais não saem da memória de toda população, passando a ser considerado verdadeiros acontecimentos históricos.      


 Em 2002, a escola João dos Santos Areão, na época sob a direção da professora Albertina Trajano Raupp, realizou um grandioso festival de música, o Festival Internacional da Canção, organizado pelas professoras Leonete Brovedan e Rosimere Albino, professoras de Língua Portuguesa e Inglês, no intuito de aprender sobre a cultura e o idioma de países de língua inglesa, sendo essa a segunda edição. Somente participaram turmas do Ensino Médio, havendo um candidato por turma.
  Tentando evitar os erros da edição anterior, foi contratada a banda Sete Cidades para fazer os ensaios e fazer acompanhamento ao vivo no dia festival. Essa banda, formada por músicos já conhecidos de festivais de música aqui, ajudou muito que os candidatos dessem um verdadeiro show, dando ao festival proporções gigantescas e históricas.
   Após meses de muito ensaio com a banda, de erros e acertos, chegou finalmente o dia, todos os alunos da escola, todas as turmas estavam muito apreensivas, curiosas para ver e torcer pelos seus respectivos candidatos, lembro que foi um dia corrido, longo, de ensaios, preparando para surpreender e de muita ansiedade, pois eu era o representante de minha sala, não via a hora de chegar a noite, me apresentar e ver o resultado daquela aventura pelo mundo da música, acredito que todos sentiram o mesmo.
   Naquela noite, quando eu e os outros colegas candidatos chegamos na sede Cruzeiro do Sul, vendo  o palco montado, banda posicionada, tudo bem organizado e o recinto completamente lotado de colegas, familiares e amigos, sentimos no coração a certeza de que seria um festival inesquecível e de atuações de grande vigor artístico, o qual marcaria a História da escola João dos Santos Areão e o município de Santa Rosa do Sul.
  A ordem de apresentação ficou assim, sendo o evento apresentado pelos professores Leonete Brovedan e Alencar Tristão da Rosa:

1- Douglas, Roberto, Jonas e Giuvago- Clint Eastwood (Gorillaz)
2- Vagner- Miss You love (Silverchair)
3- Letícia, Juliana e Luana- It's Raining Men (The Weather Girls)
4- Cristiane- Wherever Whenever  (Shakira)
5- Rafael e Daniel- Wonderwall (Oasis)
6- Samuel e Fábio- Twist and Shout  (The Beatles)
7- Ana Gabriela- From This Moment (Shania Twain)
8- Arimanoel e Diego- Keep On Moving (Five)
9- Mônica- When You Believe (Mariah Carey)
10- Andrio- Another Brick In The Wall (Pink Floyd)
11- Rosimere- Have You Ever Seen The Rain (Creedence)
12- Alex- Wish You Were Here (Pink Floyd)
13- Mauza e Wanderley- From This Moment (Shania Twain)

  Como esperávamos, o júri do festival era altamente exigente e competente, todos da área musical, nos julgaram tanto pela criatividade, como pela pronuncia do idioma (inglês), mas especialmente pelos quesitos dicção, performance, harmonia e afinação. Após as 13 apresentações e uma demorada apuração, foi decido que os três vencedores seriam:

1º  Alex- Wish You Were Here (Pink Floyd)
2º  Cristiane- Wherever Whenever  (Shakira)
3º  Letícia, Juliana e Luana- It's Raining Men (The Weather Girls)

  Mesmo passados dez anos, todos que participaram sabem do esforço que cada candidato teve e fez o seu melhor, todos colaboraram muito para que o sucesso desse evento fosse tremendo, cada a qual da sua forma artística, com muita criatividade e animação.
 Eu, sem querer me gabar, ter participado desse festival foi a experiência mais incrível que já tive, aprendi muitas coisas valiosas, e digo mais: foi dali onde nasceu minha paixão pelas artes e cultura e decidi defender isso para o resto de minha vida, chegando até os dias de hoje.
 Infelizmente devido ao tamanho do arquivo, não irei colocar aqui o vídeo mostrando o festival completo, sinto muito desapontá-los, mas deixo aqui o vídeo da minha performance, e tirem suas próprias, só posso dizer que estava nervoso e depois me soltei, hehehe, divirtam-se. Para quem quiser ver o filme do festival completo, entre em contato comigo ;)


Um grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima.

Um comentário: