terça-feira, 17 de março de 2015

LIVRO: O MENINO DO PIJAMA LISTRADO- JOHN BOYNE



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Lançado em 2006, O Menino do Pijama Listrado é uma obra escrita pelo romancista irlandês John Boyne, o qual rapidamente transformou-se em um best seller em todo o mundo, lançado no Brasil pela editora Companhia das Letras, sendo também um grande sucesso de vendas em terras brasileiras. Em 2008, ganhou uma belíssima e emocionante versão cinematográfica, a qual foi totalmente fiel ao enredo do livro.
 A trama do livro conta a estória de Bruno, um garoto de nove anos, filho de um oficial nazista que foi transferido para cuidar do campo de concentração de Auschwitz, na Polônia, tendo que se mudar para lá com sua família. Chegando lá acaba tentando entender o que acontece por lá, conhecendo Shmuel, um menino judeu da mesma idade, que é prisioneiro, nascendo uma amizade inesperada entre os dois, que se encontraram diariamente perto de uma cerca elétrica para brincar, levando os dois meninos a diversas descobertas, e a um desfecho inesperado.
 Ambientado durante a Segunda Guerra Mundial, esse livro retrata a temática do Holocausto de forma sensível, apresentado os horrores promovido pelo regime nazista nos campos de concentração; as artimanhas que a propaganda hitlerista fazia para que as pessoas não descobrissem o que acontecia nesses lugares; o tratamento violento que os presos, em especial as crianças recebiam dos soldados; e alienação que o nazismo fazia na cabeça dos alemães, além de relatar como era de fato dentro desses campos.
 Indo pelo caminho da ficção sem sair fora do verdadeiro contexto histórico, esse livro tem uma sensibilidade tocante, mostrando a visão de duas crianças em relação ao Holocausto, as quais não tinham noção do que estava acontecendo uma guerra, apenas pensavam em brincar e saber o que estava acontecendo ao redor deles.
 Além de ser um relato de tempos difíceis, O Menino do Pijama Listrado é uma emocionante fábula antibelicista que fala sobre amizade, a qual é capaz de superar todas as diferenças existentes, sejam elas políticas, religiosas ou qualquer outra, colocando em primeiro lugar fazer o bem ao próximo, levando amor, e especialmente a paz, ingredientes necessários para construirmos um mundo melhor.

Uma boa leitura, até a próxima, um grande abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário