sábado, 31 de outubro de 2015

ESPECIAL: HALLOWEEN



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 No calendário de datas comemorativas tanto a nacional como a de inúmeros países, as festas são momentos bastante esperados por todos, muitas delas são bastante especiais e características bastante peculiares, como o Halloween, que é bastante popular em países de língua inglesa, como os Estados Unidos e Reino Unido, mas uma pergunta surge quando se fala nesse assunto: de onde surgiu essa festa e qual o verdadeiro sentido?
 Remetendo as antigas tradições dos povos celtas que viviam nas ilhas britânicas (Reino Unido) e na Gália (França)entre 600 a.c. e 800 d.c, o Halloween na sua origem pagã era uma festa dedicada aos mortos e a deusa YuuByeol (deusa da perfeição para os celtas), marcando o fim do verão, sendo chamada na língua celta de Samhain, não fazia alusão alguma as bruxas e nem com o mal.
 Com a difusão do cristianismo e a invasão dos romanos nas ilhas britânicas, o Samhain começou a ganhar elementos cristãos, sendo celebrado no dia 31 de outubro, antecedendo o Dia de Todos o Santos (01/11) e Dia dos Finados (02/11), sendo uma especie de vigília em preparação a essas datas, surgindo os termos All Hallowed Eve e "All Hallow Een", sendo daí que originou a palavra Halloween, que inglês significa Vígila de Todos os Santos.
 Somente no período medieval, o Halloween foi ganhando elementos de diversas culturas europeias, graças ao flagelos da peste negra e peste bubônica, criou-se um clima de terror, medo da morte, originando encenações, decorações macabras (morcegos, aranhas, etc), pessoas se fantasiavam de monstros, demônios, de personalidades já mortas e outras figuras mitológicas, próximas aos cemitérios durante as comemorações do 31 de outubro ao 02 de novembro.
 Também foi na Idade Média, mas precisamente na Inglaterra, surgiu o bolo das almas, tradição o qual as crianças iam de casa em casa pedindo bolo e rezando uma oração para o dono da casa se ele desse um pedaço para elas, caso contrário elas fariam uma travessura, surgindo daí a famosa expressão doces ou travessuras, a qual é usada até os dias de hoje na festa de Halloween.
 Graças as violentas guerras entre protestantes e católicos na Inglaterra ocorrida entre os séculos XVI e XVIII, surgiu a figura da bruxa, uma representação preconceituosa dos povos pagãos, sendo atribuídas a elas trazerem todos os tipos de males, e muitas pessoas foram acusadas de bruxaria e executadas, gerando um clima de caça as bruxas. Possivelmente foi daí que entra a figura da bruxa na festa, sendo que na crença cristã europeia, o dia 31 de outubro, era o dia que elas estavam a soltas, podendo causar males, por isso a noite daquele dia era um dia para ficar em vigília, em oração, para que as bruxas não fizessem mal a ninguém.
 Com o passar do tempo, o Halloween começou a ganhar traços mais cômicos, especialmente quando essa chegou nos Estados Unidos, ganhando os elementos que tem até hoje, como as aboboras com carinhas assustadoras, as crianças fantasiadas pedindo doces, festas a fantasia, sessão de filmes de terror, enfim uma verdadeira festa popular, a qual se espalhou pelo mundo, chegando inclusive até no Brasil, sendo celebrado principalmente em escolas espalhadas pelo país, especialmente as de ensino de língua inglesa, sendo uma verdadeira FESTA DE ARREPIAR.  

Um grande abraço, BOA SEMANA, ATÉ A PRÓXIMA.       

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

INFORMATIVO ESPECIAL: 100 CARÊNCIA NO BOXE

Fonte: http://www.contato.net/cestas-basicas-para-o-projeto-100-carencia-no-boxe/

Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Além de divulgar cultura e diversão, o Blog do Professor Andrio é uma ferramenta que está preocupado com as questões sociais da região sul de Santa Catarina, do Brasil e de todo o mundo, além de apoiar projetos que ajudam jovens, adultos, crianças e idosos a serem pessoas cada dia melhores através da cultura, esporte ou das artes, são pequenas iniciativas assim que fazem grandes transformações na sociedade onde essas pessoas estão inseridas.
 Um grande exemplo de projeto bacana que ajuda muitas crianças  é o 100 Carência no Boxe, da cidade de Araranguá, fundado pelo atleta Ricardo Bert em 2011,  o qual oportuniza além de atividades esportivas, em especial o boxe, dá auxílio psicológico e social para crianças carentes do município, livrando elas do mundo do crime, da prostituição e das drogas, transformando-as em cidadãos de bem e grandes esportistas. Confiram abaixo uma entrevista que o fundador do projeto concedeu a um programa de TV, explicando um pouco mais o que é o 100 Carência no Box:



 Mesmo sendo uma iniciativa maravilhosa, o projeto atualmente vem perdendo patrocinadores devido a crise econômica que afeta nossa região, precisa muito de apoio financeiro para poder dar continuidade as atividades, gostaria de fazer um singelo apelo a todos os amigos empresários e pessoas que tem um poder aquisitivo melhor: vamos ajudar essa iniciativa linda, que ajuda tantas crianças e famílias a melhorarem de vida, para saber mais informações de como fazer doações ou patrocínios do projeto entrem em contato na página  https://www.facebook.com/100-car%C3%AAncia-no-boxe-226483680839531/ ou no perfil ofical do projeto https://www.facebook.com/cem.carencianoboxe?fref=ts&__mref=message_bubble no Facebook, com toda certeza, vocês sentirem bem e farão muitas crianças felizes.
  Quero parabenizar a toda equipe do 100 Carência no Boxe, fiquei emocionado ao conhecer esse projeto lindo, torço pelo sucesso de vocês, iniciativas assim tem meu total apoio, pois também já participei de projetos assim e sou muito grato a eles e podem ter a certeza de que podem contar com esse humilde blog quando precisar e que vocês vão conseguir alcançar seus objetivos com sucesso.


Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima!

CINE HISTÓRIA: O PATRIOTA (2000)


FICHA TÉCNICA

Título OriginalThe Patriot
Duração: 160 min.
Ano: 2000
Diretor: Roland Emmerich 
País:  Estados Unidos
Idiomas disponíveis e legendas: Inglês/ Português
Gênero: Épico/ Aventura/ Guerra/ Drama Histórico
Temática: Processo de Independência dos Estados Unidos 

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)

Benjamin Martin (Mel Gibson) o herói de um violento conflito. Desde o término da guerra ele renunciou a luta, vivendo em paz com sua família. Quando os ingleses levam a guerra da independência americana para dentro de sua casa, Benjamin não vê outra saída a não ser pegar nas armas novamente, desta vez acompanhado por seu filho idealista (Heath Ledger), e liderar uma brava rebelião em uma batalha contra o implacável e equipado exército britânico. Neste processo ele descobre que o único meio de proteger sua família lutando pela liberdade da jovem nação.

COMENTÁRIO

 Grandioso épico sobre a Independência dos Estados Unidos, esse filme estrelado por Mel Gibson, pode ser visto por diversos vieses, como o nascimento do patriotismo estadunidense, a luta pela America livre do domínio europeu e a influência no processo de Independência de outras nações americanas.
A vida simples dos colonos que viviam nas treze colônias da América do norte, o começo dos tumultos entre colonos e ingleses, as leis promulgados pela Coroa britânica (lei do chá, selo, etc.) que só beneficiavam a elite, a declaração de guerra e a entrada da família Martin nesse conflito.
Também pode se analisar as táticas de guerrilha feita pelos colonos, usando da natureza para atacar seu inimigo, as armas que eram usadas na época, a violência dos combates em campo aberto, o tipo de vestimenta de ingleses e colonos, o tipo de acampamento militar e a forma de metalurgia feita para construir os projeteis das espingardas.
O patriotismo representado pelo personagem central, Benjamin Martin, mesmo que seja um motivo de vingança pela morte de seu filho, pode ser facilmente visualizadas pelo espectador, sendo o tema máximo de todo esse épico.   ASSISTA O FILME NA INTEGRA ABAIXO:


Grande abraço, BOA SESSÃO, BOM FIM DE SEMANA

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

LIVRO: MOBY DICK- HERMAN MELVILLE




Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Um dos grandes escritores de romances de aventuras dos Estados Unidos, Herman Melville (1819-1891), foi também grande poeta e aventureiro, de onde tirou inspiração para seus livros, que frequentemente mostram a relação do homem com o mar, tendo um começo de carreira arrasadora, porém encerrou na total obscuridade, sendo reconhecido postumamente pelo público e crítica literária de sua época. 
 Publicado pela primeira vez em 1851, Moby Dick é a obra mais conhecida de Melville, graças as várias adaptações que foram feitas dela na televisão e no cinema, conta a incrível estória de um jovem chamado Ismael, que decidi embarcar em um navio baleeiro comandado pelo Capitão Ahab,  um velho lobo do mar atormentado pelo sentimento de vingança que busca incansavelmente uma baleia chamada Moby Dick, a qual ele culpa por devorar uma de suas pernas, iniciando uma perigosa caçada.
 Num ritmo de aventura frenética, o livro mostra como era a vida em um navio baleeiro no século XIX, com descrições detalhes de como era feita a caça a baleia, o tipo de instrumentos que eram usado, o tipo de tratamento que os marinheiros recebiam, os perigos que enfrentavam  e como a natureza reagia são temas apresentados desde a primeira página, tornando-o um clássico obrigatório.


Um grande abraço, BOA LEITURA, até a  próxima!

terça-feira, 27 de outubro de 2015

A MÚSICA E A HISTÓRIA: HOMEM DE COR- TRIO PARADA DURA



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?


 Um dos grupos mais conhecidos da música sertaneja, o Trio Parada Dura dispensa qualquer apresentação, teve inúmeras formações desde os anos 70, sendo a mais conhecida e clássica a formação com Creone, Barrerito e Mangabinha, a qual emplacou uma infinidades de sucessos, graças as letras de apelo popular e as vozes extremamente afinadas, marca registrada do grupo até nos dias de hoje, mesmo com tantas mudanças de componentes, influenciando gerações de cantores sertanejos, havendo inúmeras regravações de seus sucessos feitas por artistas dos mais variados gêneros musicais.
 Lançada em 1981, Homem de Cor faz parte do álbum Último Adeus, conta uma estória de amor sofrida, onde  a violência, a ingratidão e o preconceito são ingredientes constantes, sendo uma crítica ao racismo existente no Brasil e também um apelo para as pessoas valorizarem as pessoas pelos seus atos e não pela cor da pele. Confiram abaixo um vídeo com essa canção, prestem atenção na letra:


Grande abraço, até a próxima!

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

POEMA: NOVOS ARES


Os sinais estão no ar,
Sinto ao longe novos ares,
Estão nas ruas das cidades, nos campos e em todos os lugares,
Basta prestar bastante atenção,
Não está em discursos, em livros ou nas ideologias,
O mal se extinguirá de nossas vidas,
Dias maravilhosos irão chegar,
Onde seremos felizes,
Acredite, seja otimista e faça o bem a todos,
O melhor está por vir.

Autor: Andrio Cardoso Pereira

domingo, 25 de outubro de 2015

SRS ESPECIAL: FESTA DA FAMÍLIA, COMUNIDADE PEROBA (24/10/2015)


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Santa Rosa do Sul tem diversas escolas no interior do município, todas elas tem programações especiais durante as datas comemorativas, como Páscoa, Dia das Mães, Dia do Professor, Semana da Criança, enfim todas realizadas conforme a realidade e os costumes de cada escola, havendo diversas manifestações culturais bastante interessantes, unindo diversão e conhecimento.
 Localizada na comunidade de Peroba, a escola Ana Régis Arantes é uma referência na questão cultural em Santa Rosa do Sul, pois lá sempre houveram comemorações especiais, muitos festivais de dança ou música, teatro e outras atividades, unindo diretoria, professores, alunos e comunidade escolar, transformando em grandes eventos.
 Grande exemplo disso foi a terceira edição Festa da Família, grande evento realizado no salão comunitário no último dia 24 de outubro, organizado por toda a comunidade escolar (alunos, pais, professores, diretoria e moradores), no intuito de celebrar a participação das pessoas na vida escolar e também fazer uma justa homenagem as todas famílias pertencentes a  comunidade de Peroba.
  Sendo um evento feito em parceira com instituições como a Prefeitura Municipal, CRAS, Posto de Saúde e outras instituições, que ofereceram serviços como corte de cabelo, manicure, medição de pressão, teste de diabetes, brinquedos para as crianças, fotografia e um delicioso lanche para todas as pessoas.
 Além da prestação de serviço, o evento contou com exposição de trabalhos escolares dos alunos da escola Ana Régis Arantes, amostra fotográfica dos projetos culturais que a escola participa, mostrando um pouco da realidade daquela comunidade e sua cultura, muito semelhante a uma feira de ciências, podendo os alunos mostrar as atividades artísticas, educacionais e culturais que fazem na escola para seus familiares.
 Também foi proporcionado no evento inúmeras apresentações artísticas e culturais da própria escola, como danças, música e musicais, além das belíssimas apresentações do Boi de Mamão e de Maracatu, feitas pelo grupo Rosas do Sul, projeto que vem ganhando destaque a nível regional, emocionando as pessoas por onde passa. Outro Grande destaque foi a presença do pesquisador e artista plástico catarinense Celso Piarelli, um especialista em cultura afro-brasileira, que veio além de expor alguns de seus trabalhos no stand do Projeto Afro, veio para apoiar a escola e incentivar a todos participar das atividades que ela oferece a comunidade.
 Para encerrar, quero agradecer a calorosa recepção que tive na comunidade e pelo convite, foi um evento lindo e que serve de exemplo para todas as comunidades de Santa Rosa do Sul, quando acontece a união entre escola, família e comunidade, tudo se transforma, gera educação de qualidade, alegria, paz, união e cultura, todos estão de parabéns, podem contar com esse blog sempre.


BOA SEMANA, grande abraço, até a próxima! 

RETRÔ: POLE POSITION



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Você conhece os personagens da figura acima? É um dos desenhos animados mais empolgantes e divertidos da década de 80, que fez um sucesso tremendo no Brasil, exibido pelo SBT inúmeras vezes entre os anos 80 e 90, sendo considerado um clássico da animação especialmente para o público brasileiro, estou falando de  Pole Position.
 Animação feita pelo mestre da animação, o francês Jean Chalopin em 1984, Pole Position conta a estória dos irmãos Tess, Dan e Daisy, pilotos e dublês profissionais, que tentam encontrar seu pai desaparecido em uma explosão durante uma corrida, combatendo o crime, usando veículos de alta tecnologia com computadores de inteligência artificial, chamadas de Roadie e Wheels.  
 Com apenas 13 episódios, Pole Position foi licenciada pela empresa de games Namco, que deu nome ao título do desenho um dos jogos de corrida de maior sucesso da empresa, Pole Position, lançado em 1982 para Arcade e Atari, porém sem ter ligação alguma com o enredo do jogo. O segredo do sucesso do desenho, além da animação bem produzida, era a trama cheia de reviravoltas, muita ação, corridas eletrizantes, personagens bem carismáticos e uma trilha sonora bastante empolgante, bem ao gosto do público oitentista. Confiram abaixo a abertura do desenho, para matar saudades desse clássico:



Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima!

sábado, 24 de outubro de 2015

POEMA: TODOS MERECEM UMA CHANCE


Todos merecem uma chance de ser feliz,
De ter sua auto-estima lá pra cima,
Ter oportunidades de realizar seus sonhos,
Ter esperanças concretas de dias melhores,
Poder ter chance de mostrar seu potencial,
Ninguém merece sofrer, devido as vontades egoístas dos outros,
Não há exceções, TODOS merecem alcançar a felicidade,
Só assim faremos um mundo bem melhor.

Autor: Andrio Cardoso Pereira

BOM FIM DE SEMANA, ATÉ A PRÓXIMA!

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

SRS ESPECIAL: ENTREVISTA NA EMISSORA 87,9 CIDADE SUL



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Como já frisei inúmeras vezes, é uma grande alegria e honra poder divulgar a cultura de Santa Rosa do Sul, seja aqui no blog, nas redes sociais, nos jornais ou em qualquer outro meio de comunicação de massa, gosto demais de realizar essas atividades, pois estou em total sintonia com meus conterrâneos e falo na mesma linguagem do povo dessa terra.
 No último dia 05  de outubro, estive na rádio comunitária 87,9 Cidade de Sul, localizada aqui mesmo em Santa Rosa do Sul, concedendo uma entrevista no programa da Paróquia Santa Rosa de Lima, falando um pouco sobre meu trabalho cultural aqui no município, sobre de onde vem minha paixão pela cultura e futuros planos, sendo uma entrevista bastante descontraída, de fácil entendimento e voltada para todas os moradores, a qual pode ser conferida na integra no vídeo abaixo:


Quero agradecer profundamente ao apresentador do programa, o senhor Renato e a paróquia por ceder esse espaço para mim falar de cultura, também não posso me esquecer de agradecer ao dono da rádio comunitária, o Vanderlei, por dar todo o suporte técnico para essa entrevista fosse um verdadeiro sucesso, podem contar comigo sempre.

Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima!

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

POEMA: APARÊNCIAS


Não dá para acreditar nas aparências,
Elas podem ser bem enganosas e altamente perigosas,
Preste atenção em cada detalhe,
O perigo pode estar mais perto do que se imagina,
É melhor prevenir do que remediar,
Desconfie de discursos muito inflamados,
Eles podem ser lindos, porém trazem a desgraça,
Busque aquilo que faz feliz de verdade,
Quer fazer caridade, faça de coração e sem imposições,
Sem esperar nada em troca,
Seja você mesmo sempre,
Temos que saber aproveitar o tempo que temos,
Não deixe ser enganado por vozes maldosas,
Liberte-se e faça sua vida valer a pena.

Autor: Andrio Cardoso Pereira

CINE HISTÓRIA: DR. FANTÁSTICO (1964)



FICHA TÉCNICA

Título Original:  Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb
Duração: 93 min.
Ano: 1964
Diretor: Stanley Kubrick 
País: Estados Unidos
Idiomas disponíveis e legendas: Inglês e Português
Gênero: Comédia,/Guerra e Aventura
Temática: Guerra Fria

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)

Um general americano acredita que os soviéticos estão sabotando os reservatórios de água dos Estados Unidos e resolve fazer um ataque anticomunista, bombardeando a União Soviética para se livrar dos "vermelhos". Com as comunicações interrompidas, ele é o único que possui os códigos para parar as bombas e evitar o que provavelmente seria o início da Terceira Guerra Mundial..

COMENTÁRIO


 Grande clássico dirigido pelo mestre Stanley Kubrick, Dr. Fantástico é uma das comédias mais engraçadas de todos os tempos, usando de um humor bastante ácido, cenas bem elaboradoras, trama recheada de piadas engraçadas e atuações históricas de George C. Scott e principalmente, Peter Sellers que dá um verdadeiro show interpretando inúmeros personagens diferentes uns dos outros, mostrando sua versatilidade.
 Sendo baseado em um romance chamado Alerta Vermelho, livro escrito por Peter George, o qual retrata a Guerra Fria com bastante seriedade, o filme faz o caminho completamente inverso, apostando no riso e no deboche para retratar as tensões vividas pelos Estados Unidos e União Soviética durante a corrida armamentista, através de personagens grotescos, irreverentes e totalmente malucos, os quais agem por impulso e sem saber das trágicas consequências que suas ações vão trazer a humanidade.
 A Guerra Fria no filme é retratada como um conflito demagógico e sem sentido algum, o qual o único objetivo era mostrar poder ao inimigo, além de colocar a humanidade em grande perigo de uma guerra nuclear, seja pelos supercomputadores que agem por conta própria que surgiram na época ou pela arrogância das lideranças, os quais só interessam o poder e pouco se importam pelas vidas de pessoas indefesas.
 Além de mostrar de forma irreverente todo o clima aterrorizante da Guerra Fria e de um possível conflito com o uso de armas nucleares, o filme é um verdadeiro documento histórico, mostrando muitas coisas que eram verdadeiras modas na década de 1960, gírias, o modo de vestir, os veículos, as máquinas, enfim, é preciso prestar bastante atenção para poder perceber, além de ter um final apoteótico e bem simbólico.



Grande abraço, BOA SESSÃO, até a próxima! 

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

LIVRO: UBIRAJARA- JOSÉ DE ALENCAR


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Grande expoente da literatura brasileira, José de Alencar foi um dos escritores que mais se destacaram no movimento romântico, trazendo nas páginas personagens e estórias que representavam as diversidades regionais do país, a sociedade brasileira do século XIX, e especialmente, exaltou o índio brasileiro em diversos romances como Iracema, Ubirajara e principalmente em O Guarani, transformando os indígenas em heróis nacionais.
Publicado originalmente em 1874, Ubirajara é o último livro da trilogia indianista escrita por José de Alencar, é uma das únicas obras onde não há a presença de heróis de origem europeia, havendo apenas personagens indígenas, sendo ambientado antes da chegada dos portugueses no Brasil, porém mantém o estilo aventureiro e épico dos livros anteriores.
 Seguindo a linha romântica, o livro conta a estória de Ubirajara, um índio da tribo araguaia,  que se apaixona por uma índia da tribo tocantim, inimigo de seu povo,gerando uma guerra violenta entre as tribos, mas acaba unificando as tribos, formando o valente povo guerreiro Ubirajara. Na trama percebe as questões mitológicas, a cultura, os costumes e os nomes indígenas, sendo o melhor livro que retrata o índio brasileiro na época anterior ao descobrimento, sendo um clássico da literatura brasileira.

Grande abraço, BOA LEITURA, até a próxima! 

domingo, 18 de outubro de 2015

A MÚSICA E A HISTÓRIA: CHILDHOOD'S END- IRON MAIDEN


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Uma das bandas mais carismáticas do mundo do Rock, o Iron Maiden surgiu no começo da década de 80, na Inglaterra, sempre teve características de instrumental bem elaborado, vocal super afinado e letras inteligentes, criando uma verdadeira legião de fãs, lotando estádios e casas de shows pelo mundo inteiro em suas super turnês.
Sendo o vocalista Bruce Dickinson professor de História, a banda sempre teve preferência por fazer letras de cunho épico, mitológico e histórico, sendo a sua marca registrada, além de recriar o ambiente das letras tantos nos shows como nos clipes. Essas características ajudaram a banda consolidar o Heavy Metal, sempre influenciaram incontatáveis bandas desse gênero.
 Lançada em 1992, Childhood's End faz parte do aclamado álbum Fear of the Dark, um dos discos mais bem sucedidos da Donzela de Ferro, a letra é uma crítica impiedosa a ganância e ao desejo pelo poder dos governantes e tiranos que existem no mundo, deixando as crianças desamparadas, famintas, sem educação e a merce da violência.  Confiram abaixo um clipe com a canção traduzida, prestem bastante atenção na letra:


Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima!  


sábado, 17 de outubro de 2015

INFORMATIVO ESPECIAL: DIA DO PROFESSOR



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 O dia 15 de outubro é um dia muito especial para os educadores brasileiros, é o Dia do Professor, data celebrada em praticamente todas escolas, universidades e instituições de ensino no país, com homenagens, festas e outras formas de manifestações. Mas você sabe como essa data nasceu e quando passou a fazer parte do calendário nacional das datas comemorativas. Vale a pena frisar que cada país no mundo tem sua data própria, conforme a cultura local.
 Tudo começou em 1827 quando o Imperador do Brasil, Dom Pedro I, publicou um Decreto Imperial que criava o Ensino Elementar no dia 15 de outubro daquele ano, tendo um caráter bastante revolucionário para a época, tendo detalhes muito interessantes, como salário dos professores, descentralização do ensino e as matérias básicas no currículo escolar, porém acabou não sendo cumprido, ficando no esquecimento por mais de 120 anos.
 Somente em 1947 houve uma comemoração dedicado ao professor em uma pequena escola na cidade de São Paulo na mesma data (15/10), havendo uma manifestação pedindo férias maiores e uma festinha de confraternização com professores e alunos, sendo aí o ponto de partida para outras escolas paulistas e posteriormente brasileiras realizar o mesmo gesto nessa data, culminando no Decreto federal nº 52.682 de 14 de outubro de 1963, oficializando a data como feriado escolar em todo o território nacional, entrando definitivamente para o calendário de datas comemorativas do Brasil.
  Mesmo com todas as dificuldades que os professores passam nos dias de hoje, ser educador é uma grande missão, uma honra gigantesca, um dom bastante especial, é servir a comunidade, que merece ser valorizado e respeitado por toda sociedade como diz uma frase popular: O PROFESSOR É O ÚNICO PROFISSIONAL QUE FORMA TODOS OS PROFISSIONAIS. Para encerrar, quero deixar um vídeo feito por mim, em homenagem a todos os meus colegas professores e também aqueles que passaram durante minha vida escolar e acadêmica, confiram:


FELIZ DIA DOS PROFESSORES, MESMO ATRASADO, O QUE VALE É A INTENSÃO KKKKKK

Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima.     

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

POEMA: O MELHOR ESTÁ POR VIR


Não se preocupe com um futuro muito distante,
Tudo acontecerá no tempo certo,
A vida é assim, uma aprendizagem,
As vezes longa e dolorida, mas perfeita,
Aproveite cada momento legal que a vida proporciona,
Sorria, pois o melhor ainda está por vir.


Autor: Andrio Cardoso Pereira

BOM FIM DE SEMANA, ATÉ A PRÓXIMA! 

CINE HISTÓRIA: OS DUELISTAS (1977)


FICHA TÉCNICA

Título Original The Duelists 
Duração: 100 min.
Ano: 1977
Diretor: Ridley Scott
País: Inglaterra
Idiomas disponíveis e legendas: Inglês e Português
Gênero: Aventura/ Épico/Guerra/ Drama
Temática: Guerras Napoleônicas 

SINOPSE (Fonte: Cineplayers)

Durante o período napoleônico, um oficial tem uma desavença com outro. Os dois desenvolvem uma estranha relação e se tornam inimigos para sempre.

COMENTÁRIO


Estréia elogiada do diretor britânico Ridley Scott no cinema e baseado num conto escrito por Joseph Conrad, Os Duelistas é um filme que impressiona tanto pela crueza das cenas de duelos com espadas ou pistolas como pela suntuosidade de sua cenografia e figurino, mostrando de começo o estilo de Scott de fazer épicos.
 Estrelado por Keith Carradine e Harvey Keitel, essa obra-prima mostra uma trama complexa de vingança, ódio, paixões a flor da pele, guerra e tentativas de reconciliações em vão, com pano de fundo o período napoleônico.
 Todos os duelos da trama acontecem quando os dois personagens se encontram, geralmente servindo os exércitos de Napoleão Bonaparte em diversos lugares da Europa, durante 15 anos, sempre acarretando consequências terríveis para um ou outro e também para as pessoas que estão ao lado deles. 
  Mesmo o filme focando no psicológico dos duelistas, há momentos para o romance e para acontecimento históricos, mostrando uma passagem da campanha de Napoleão na Rússia, onde os dois rivais acabam tendo que ajudar um a outro, para fugirem dos ataques do exército russo, gerando uma surpresa inesperada.
 Com um final de tirar o fôlego, Os Duelistas é um clássico contemporâneo do cinema, mostra todo o vigor de Ridley Scott, diretor o qual começou na publicidade para posteriormente fazer filmes de sucesso, especialmente épicos, gênero o qual se tornou mestre e continua a ser aclamado, assim como no Festival de Cannes quando lançou essa aventura napoleônica, onde recebeu o Prêmio de Melhor Filme de Estréia.
 A grande mensagem desse filme sem dúvida é que o ódio e a vingança tem consequências trágicas para todos os envolvidos e sempre tem volta, tornando-se num ciclo vicioso eterno, até que destrua completamente a todos, e o melhor remédio para isso, sem dúvida seria o dialogo entre as pessoas, coisa que a humanidade necessita muito nos dias de hoje e não a violência, que não leva a lugar nenhum.
Um grande abraço, bom fim de semana, até a próxima.

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

LIVRO: ENEIDA- VIRGÍLIO


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Grande clássico da literatura universal, a Eneida é um poema épico escrito por Virgílio (70 a.c.-19 a.c.), obra o qual tornou o maior poeta de Roma durante o governo do imperador Otávio Augusto. Foi influenciado pelo amigo Horácio e também pelas epopeias escritas por Homero, Ilíada Odisseia, além é claro de pegar de empréstimo as lendas da mitologia grega.  


 Em resumo, o poema conta a saga de Eneias, um herói troiano que conseguiu fugir com sua família da destruição de Troia  durante a guerra contra os gregos, vivendo aventuras durante suas viagens, chegando na Península Itálica, onde acaba se transformando em ancestral daqueles que fundariam a cidade de Roma futuramente.
 Ao contrário dos heróis homéricos, os quais estão façanhas heroicas grandiosas, Eneias simplesmente fica a merce da vontade dos deuses, os quais controlam praticamente todas as suas ações, reservam a ele ser apenas o ancestral de todo o povo romano. Mesmo sendo melancólico e predestinado, Eneias acaba realizando feitos memoráveis, tornando-o em um herói muito próximo da realidade.
 Como foi influenciado por Homero e pela cultura grega, a Eneida é um verdadeiro desfile da mitos, havendo no enredo deuses, monstros, semi-deuses, representações lúdicas e acontecimentos mitológicos, tornando as aventuras de Eneias interessantes e emocionante.
Divida em doze partes, Eneida é o poema épico que exalta a glória do povo romano, feito em homenagem a Otávio Augusto, escrito num estilo muito próprio de Virgílio. Como em toda grande obra da literatura, esse poema acabou influenciando escritores ao passar dos séculos como Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas), Milton (O Paraíso Perdido) e especialmente, Dante Alighieri, autor de A Divina Comédia, o qual traz como personagem o poeta Virgílio, que guia Dante a uma viagem ao mundo dos mortos, passando pelo Inferno, Purgatório até o Paraíso, onde encontrará sua amada Beatriz.
 Além de ser um verdadeiro relato histórico de como era o mundo greco-romano, Eneida apresenta um jeito diferente de contar uma estória, usando da sensibilidade, trazendo até nós uma estória magnificamente bela, transformando esse livro num clássico obrigatório para todos os amantes da literatura.

Um grande abraço, boa leitura, até a próxima.      

terça-feira, 13 de outubro de 2015

A MÚSICA E A HISTÓRIA: RÁDIO PIRATA- RPM


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Banda brasileira surgida nos anos 80, o RPM  marcou a História do Rock nacional devido seu instrumental bastante arrojado, letras inteligentes e pela voz inconfundível do baixista Paulo Ricardo, transformaram a banda num estrondoso sucesso nas rádios com sucessos como Olhar 43 e Revoluções por Minuto, que continuam na boca do povo e no repertório da banda, que continua firme e forte, lançando novos hits e atraindo grandes públicos em seus shows.
 Lançada em 1985, Rádio Pirata faz parte do primeiro álbum do RPM intitulado Revoluções por Minuto, é uma canção que não pode faltar em seus shows, sendo um momento de grande energia e nostalgia, graças ao seu ritmo pop dançante. A letra é uma crítica a industria cultural do Brasil da década de 80, que só passava aquilo que a mídia mandava, obrigando os artistas a montar rádios piratas, para divulgar seus trabalhos, entrando em conflito com as grandes empresas culturais,  sendo um hino de protesto de uma geração que tentava se firmar após o Regime Militar. Confiram abaixo um vídeo com a música, prestem atenção na letra:


Grande abraço, até a próxima!  

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

SRS ESPECIAL: MISSÃO JOVEM


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Aconteceu nesse último fim de semana (10/10 a 12/10) em Santa Rosa do Sul,  a Missão Jovem, evento organizado pela Paroquia Santa Rosa de Lima, Pastoral da Juventude e Diocese  de Criciúma, sendo um momento muito especial em nosso munícipio, tendo como lema a frase do Papa Francisco: Não quero uma igreja tranquila. Quero uma igreja missionária.
 Contando com aproximadamente 200  jovens das várias paroquias da Diocese e das comunidades de Santa Rosa do Sul, a fim de realizar atividades pastorais, agindo conforme os diagnósticos feitos durante a Pré-Missão em junho, percorrendo as quatorze comunidades do munícipio, visitando as casas do moradores, fazendo orações e confraternizações especiais, indo de acordo com a realidade de cada comunidade.
 Tendo sua abertura na manhã do dia 10 de outubro, a Missão Jovem começou com uma linda missa de abertura, logo após cada jovem seu deslocou para a comunidade o qual foi designado previamente, sendo lá acolhido por uma família, além de receber suas tarefas e unir a sua equipe, iniciando a visitações nas casas dos moradores da comunidade onde está, como já foi frisado, os jovens fazem orações, conversam com a família e convidam os jovens a participarem das atividades que a Igreja Católica realiza no munícipio.
 Dando continuidade as atividades da Missão, o dia 11 de outubro foi marcado pelas visitações de casas nas comunidades e organização dos encontros na parte da manhã, já durante a tarde aconteceu os encontros específicos, culminando com a missa e encerrando com uma divertida confraternização, conforme o costume da juventude.
 Encerrando a Missão Jovem, o dia 12 de outubro foi específico para encerrar as atividades não concluídas nos dias anteriores, além de ser a despedida daqueles jovens que foram acolhidos pelas famílias nas quatorze comunidades na parte da manhã, logo após todos se concentraram na Igreja Matriz, onde aconteceu um show animado com o grupo Os Mensageiros de Cristo, fechando com a missa de encerramento do evento, com a presença do Bispo da Diocese de Criciúma,
Gostaria de parabenizar a toda equipe pelo belíssimo evento e também pelo convite que a Pastoral da Juventude de Santa Rosa do Sul, foi um evento belíssimo, esperamos que as sementes plantadas agora gerem bons frutos em pouco tempo. Por condições climáticas e pessoais, a cobertura desse evento ficou incompleta, fiz aquilo que foi possível de fazer, peço minhas sinceras desculpas a todos vocês leitores, mas garanto a todos que o pouco que fiz, foi feito de coração, espero que tenham gostado.

Grande abraço, até a próxima!
  

domingo, 11 de outubro de 2015

ESPECIAL: DIA DAS CRIANÇAS


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Tradicionalmente no Brasil, o dia 12 de outubro é comemorado o dia das crianças, juntamente com o dia da padroeira católica, Nossa Senhora de Aparecida. Muitos devem estar se perguntando, quem teve a idéia de criar essa data?
 Acreditem, mas essa data foi criada por um político brasileiro no ano de 1924, o deputado federal Galdino do Valle Filho, aprovada pelo então Presidente da república Arthur Bernardes. Em outros países, o dia da criança é comemorado no dia 20 de novembro, data que se comemora a Declaração dos Direitos das Crianças.
 Como todos sabem, é uma data muito esperada pela criançada, pois além de ganharem presentes, há programação especial para elas na televisão com exibição de filmes e desenhos animados, nas escolas e nas ruas das cidades, tudo com muita diversão.
 Essa data remete a todos nós, ditos "adultos" pensarmos sobre a importância da criança, que é tão desvalorizada por muitos setores importantes de nossa sociedade, e também tentar entender a visão de mundo delas, onde mistura simplicidade, pureza e sinceridade.
 Acredito que nosso papel seja preparar as crianças para a vida adulta, ensinando valores realmente sensatos, democráticos, criarmos nelas sentimento de solidariedade, companheirismo, respeito as diferenças, tudo conforme a idade delas, sem exagerar ou transformá-las em adultos em miniaturas, pois elas são a única esperança para um mundo melhor no futuro.
 Em um de seus sermões mais famosos, realizado há mais de dois mil anos atrás, Jesus disse a multidão que as crianças são o Reino dos Céus, quem aceitar ter um coração igual ao delas, terá a salvação, isso prova que a criança é importante para nós, pois sem elas o mundo seria chato, sem alegria, aqui vai minha sincera homenagem a todas as crianças do Brasil.

Um grande abraço, BOA SEMANA, FELIZ DIA DAS CRIANÇAS até a próxima.

sábado, 10 de outubro de 2015

SRS ESPECIAL: FESTA DAS CRIANÇAS DO CDL E MISSÃO JOVEM (10/10)


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Aconteceu no último sábado, dia 10 de outubro, em Santa Rosa do Sul, a tradicional Festa das Crianças, evento organizado pela CDL Jovem, Pastoral da Criança e outros órgãos públicos municipais, em comemoração a passagem do Dia da Criança (12 de outubro), sendo realizado esse ano no Salão Paroquial, devido a previsão de chuva. Esse ano, o evento faz parte da programação da Missão Jovem, evento que está acontecendo esse fim de semana em nosso munícipio.
 Como já é de costume, todas as atividades realizadas nesse evento são voltadas para as crianças, tendo brinquedos como piscina de bolinhas, cama elástica, castelinho, tatames, além de serem realizadas brincadeiras como a corrida  do saco, pega-pega e muitas outras, tornando a tarde bastante especial e divertida para toda a criançada presente no evento.
 Um dos momentos mais importantes da Festa da Criança sem dúvida foi a hora do lanche,  onde as crianças e os adultos tiveram a oportunidade de provar delícias gastronômicas típicas de nosso munícipio, as quais fazem parte da cultura sul santarosense e que estão sempre presente em todas as festas populares realizadas aqui em Santa Rosa do Sul. Logo após o lanche, foi distribuído uma sacolinha recheada de balas, fazendo a alegria da criançada.
Quero parabenizar a comissão organizadora desse belíssimo evento, não tem coisa melhor do que ver a alegria estampada no rosto de uma criança, além é claro de poder relembrar bons momentos que vivemos e ter a certeza de que a infância é a melhor fase da vida.


GRANDE ABRAÇO, BOA SEMANA, até a próxima! 

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

SRS ESPECIAL: FESTA DO DIA DAS CRIANÇAS NO PETI


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Presente no município de Santa Rosa do Sul há 14 anos, o Peti é um projeto assistencial mantido pelo CRAS, o qual oferece atividades culturais, esportivas, recreativas e sociais para as crianças carentes de nosso município, onde elas têm aulas de música, Capoeira, Taekwondo, futebol, vôlei, artes e artesanato, inclusive tendo vários trabalhos feitos pelos alunos como sofás, quadros, troféus, vasos com flores e muitos outros, expostos na sede do Peti, localizada na comunidade de Parque Rosita.
 Na última segunda (05/10), foi realizada uma grande festa para os alunos do Peti, em alusão  ao Dia das Crianças, sendo um dia muito especial, onde tiveram a oportunidade de brincar com brinquedos infláveis como o tobogã e o ringue de luta de bastões, além da famosa cama elástica, sendo servido um delicioso lanche e doces, encerrando coma entrega de presentes a todos, com a sacolinha a qual foi confeccionado  pelos próprios alunos.
 Gostaria de parabenizar o lindo trabalho dos professores e da equipe do CRAS no Peti, é bom demais ver pessoas empenhadas com causas tão nobres em nosso município, aos alunos, fiquei encantado com os trabalhos artesanais e artísticos que vocês fazem, e para finalizar, quero agradecer o convite e pela linda recepção, podem contar com esse humilde blog sempre que precisarem.


Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima! 

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

SRS ESPECIAL: RECICLA CDL 2015


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Aconteceu na praça Matriz no último sábado (03/10) em Santa Rosa do Sul, o Recicla CDL, evento realizado pelo CDL Jovem em parceria com o Instituto Federal Catarinense (IFC). O objetivo desse evento era recolher todo o lixo eletrônico existente em nosso município, sendo levado para centros de reciclagem especializados nesse tipo de material.
 Eventos ambientais como esse realizado em Santa Rosa do Sul é da mais extrema importância, pois além de fazer uma verdadeira limpeza daquilo que não é mais útil em nossas casas, é também ajudar a salvar o planeta Terra, que vem tendo transformações radicais nos últimos tempos, devido ao aquecimento global, resultado da ação violenta do homem no meio ambiente. Sem dúvida, o Recicla CDL é um momento histórico para o munícipio de Santa Rosa do Sul.
  Além disso, foram expostos brinquedos feitos de materiais recicláveis, confeccionados por alunos da escola João dos Santos Areão, lembrando as questões ambientais, a cultura, folclore e o universo infantil, mostrando a importância da sustentabilidade em nosso tempo.
Queria parabenizar a toda equipe do CDL Jovem de Santa Rosa do Sul e ao Instituto Federal Catarinense pela iniciativa belíssima, foi um grande sucesso e tomara que idéias e atitudes como essas continuem, pois só engrandece cada vez mais o nosso município. Também quero agradecer ao pessoal que organizou e trabalhou no evento pelo acolhimento, atitudes como essa, sempre terão apoio do professor Andrio e desse humilde blog.


Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima.

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

SRS ESPECIAL: CIRCO TIVOLY EM SANTA ROSA DO SUL



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Surgido na época da Roma Antiga, por volta de 2.000 anos atrás, o circo inicialmente servia de distração para a população mais pobre, que iam aos coliseus, que eram chamados Grandes Circos, assistir sangrentas lutas entre gladiadores, corridas de biga e pessoas sendo devoradas por feras, principalmente cristãos, além de receberem comida, ficando assim de longe de revoltas contra o Império Romano, sendo chamado essa prática de pão e circo. 
 Com o passar dos séculos, o circo deixou de ser sinônimo de violência e sacrifícios humanos, passou a incorporar elementos artísticos, teatrais, culturais e esportivos, tornando-se um meio de entretenimento bastante, modificando conforme a passagem do tempo, agregando as mudanças de comportamento e culturais que cada época passou, ainda sendo bastante popular, principalmente entre o público infantil.
 Como em todo munícipio do interior brasileiro, Santa Rosa do Sul sempre foi lugar de parada obrigatória de muitos circos que passaram pela nossa região, que encantaram todos aqueles que frequentaram, sendo frequente muitas estórias engraçadas, emocionantes e sempre lembradas com muito entusiasmo pelos moradores.
  Eu sempre fui apaixonado pro circos desde muito novo quando morava em Gravataí, fui em muitos circos, também fui em praticamente todos os circos que passaram em Santa Rosa do Sul desde 1997, e sempre quando aparece um, vou prestigiar, dar meu apoio cultural, afinal circo faz parte da vida de muita gente, traz aquela nostalgia maravilhosa da infância e diversão, tenho muitas estórias relacionados a circos, gosto muito desse tema.
 Estreou na última sexta ( 02/10) em Santa Rosa do Sul, o Circo Tivoly, um dos grupos circenses mais conhecidos do sul brasileiro, montando sua belíssima arte circense novamente com sua trupe de talentosos artistas, pois já tiveram em outras oportunidades em nosso munícipio, sempre fazendo muito sucesso e alegrando o povo. Estive assistindo ao espetáculo de estreia, vou dar agora minha humilde opinião do que vi e porque merece a população sul santarosense ir prestigiar esse circo durante a sua estadia em nosso munícipio.  
 Trazendo um espetáculo emocionante e divertido, o Circo Tivoly apresenta um show com quase duas horas de duração, sendo divido em duas partes, havendo um pequeno intervalo entre uma e outra: a primeira, onde é apresentado maravilhosos números circenses, com apresentações de ilusionismo, acrobacias, pirafogias (técnicas com fogo) e um divertido palhaço, unindo música e performances de tirar o fôlego, sendo dedicada totalmente as antigas artes circenses; a segunda parte é totalmente voltada as crianças, com shows musicais com os personagens infantis mais queridos da garotada, Peppa Pig, Alvim e os Esquilos e os Minions, podendo as crianças no final tirar foto com os personagens, sendo momentos de bastante alegria.
  Resumidamente, o espetáculo do Tivoly se apega no saudosismo da época de ouro dos circos, mantendo as antigas tradições circenses, podendo se sentir uma paixão dos artistas por essa arte durante o espetáculo, mas também se agrega de novas formas de entretenimento, como os shows musicais com personagens de filmes infantis e desenhos animados, além é claro, sem deixar de ser espontâneo e criativo, difícil não sair maravilhado depois de um espetáculo tão emocionante e divertido e querer voltar a assistir.

Grande abraço, ate´a próxima!           
      

terça-feira, 6 de outubro de 2015

CINE HISTÓRIA: CASABLANCA (1942)



FICHA TÉCNICA

Título Original Casablanca
Duração: 103 min.
Ano: 1942
Diretor: Michael Curtiz
País: Estados Unidos
Idiomas disponíveis e legendas: Inglês e Português
Gênero: Romance/ Aventura/Drama/Guerra
Temática: Espionagem na Segunda Guerra Mundial

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)

 Casablanca a rota obrigatória de quem está fugindo dos nazistas na Segunda Guerra Mundial. lá que Rick (Humphrey Bogart) vai reencontrar Ilsa (Ingrid Bergman), anos depois de terem se apaixonado e se perdido em Paris.

COMENTÁRIO


 Casablanca é o filme mais conhecido e adorado da História do Cinema, realizado nas véspera da entrada dos Estados Unidos entrar na Segunda Guerra Mundial, esse clássico apresenta uma estória de amor conturbado com pano de fundo a resistência ao nazismo no norte da África, mais precisamente na cidade de Casablanca, no Marrocos.
 Misturando um melodrama com uma aventura cheia de suspense, algumas doses cômicas e filme anti-nazismo, Casablanca apresentada duas pessoas que se conheceram antes da França ser invadida pelas tropas alemães, acabam se desencontrando no meio da confusão da guerra, mas voltam a se encontrar tempo depois, na África, tentando conseguir um avião que levassem para algum território neutro, no intuito de se refugiar, em especial nos Estados Unidos ou em qualquer país da América.
 Humphrey Bogart e Ingrid Bergman estão maravilhosos nos papéis principais, ganhando status de imortais devido as cenas de amor que protagonizaram no filme, ambos após essa produção tiveram grande êxito em sua carreiras.
 O personagem de Bogart, como de costume, é um homem que tem mau modos, beberrão, algumas vezes egoísta, carismático, galanteador e quando pode, ajuda os amigos nos momentos de perigo. Já a personagem de Ingrid Bergman é uma mulher romântica, sensível e atormentada pelo passado, mas que luta com todas as forças para mudar sua vida e seguir em frente.
 Na trama há também policiais corruptos, que fazem de tudo para ganhar dinheiro, até trair suas idéias; nazistas cruéis, dispostos a legitimar seu poder na região; falsários que tentam fazer de tudo para escapar do nazismo; e membros da resistência, os quais são ajudados pelos heróis da película.
 Assim como em Uma Aventura na Martinica, esse filme revela o contexto histórico e local da época em que foi produzido, com uma clara mensagem anti-fascista, bem do jeito que Hollywood sabe fazer, tendo como pano de fundo uma bela estória de amor, que acabou influenciando e influência até hoje filmes românticos ou dramáticos, mostrando que esse clássico do cinema jamais saiu de moda.


Grande abraço, BOA SESSÃO, até a próxima!

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

LIVRO: BEN-HUR - LEW WALLACE



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Famoso herói da Guerra Civil Americana, advogado, político e diplomata, o escritor estadunidense Lew Wallace (1827-1905) se especializou em escrever épicos, onde a aventura e acontecimentos históricos se entrelaçam de forma divertida e emocionante, intercalado por sua longa carreira política, sendo governador do estado do Novo México e diplomata na Turquia.
 Publicada em 1880, Ben-Hur é a obra-prima escrita por Wallace, sendo um verdadeiro best-seller na época de seu lançamento, ganhando cinco bem sucedidas adaptações para o cinema, sendo a versão feita por Willian Wyler em 1959 e estrelado por Charlton Heston a mais conhecida, sendo vencedora de 11 Oscars, sendo um verdadeiro clássico do cinema mundial.
 Ambientado na Palestina e na Roma na época de Jesus Cristo, o livro conta a emocionante de Judah Ben-Hur, um jovem rico de origem judaica, que tem sua estória de vida paralelamente ligados a fatos importantes da vida de Cristo, que sofre represálias de seu amigo Messala, um romano vingativo e cruel, que acusa injustamente Judah de tentativa de assassinar o governador romano, pelo fato dele não aceitar a dominação romana na Palestina, sendo Judah condenado a ser escravo nas galés e toda sua família sendo presas pelos romanos, nutrindo sentimento de vingança e de poder salvar sua família, numa trama cheia de reviravoltas e emoções.
 Seguindo uma linha aventuresca e épica, Ben-Hur tem uma trama muito parecida com a de O Conde de Monte Cristo, livro escrito por Alexandre Dumas, apesar de ser ambientado na Palestina da época de Jesus, tendo elementos como o triunfo sobre uma situação trágica, a vingança pelo mal cometido e dar a volta por cima. Além deses elementos, o livro retrata a luta entre romanos e judeus, aspectos culturais da vida naquela época, acontecimentos bíblicos relativo a vida de Jesus Cristo, a vida de escravidão nas galés (grandes navios antigos), as famosas corridas de bigas, o surgimento das primeiras comunidades cristãs e a dominação romana são temas que a obra trazem, além de uma linda lição de vida, transformando essa obra em um clássico da literatura universal.


Grande abraço, BOA LEITURA, até a próxima!     

domingo, 4 de outubro de 2015

A MÚSICA E A HISTÓRIA: SCHOOL'S OUT- ALICE COOPER



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?


 Grande nome do Rock mundial, Alice Cooper revolucionou o universo dos shows na década de 1970 ao unir Rock pesado com performances eletrizantes e teatro, encenando contos de terror e de suspense, onde ele é o próprio vilão, o qual no final acaba sendo executado de forma brutal por causa de seus atos malvados, sempre remetendo métodos de tortura medieval porém como ele próprio afirmou em inúmeras entrevistas, tudo não passa de uma grande brincadeira, sendo apenas um personagem fictício igual como acontece no cinema, sendo na sua vida fora dos palcos totalmente diferente, sendo uma pessoa caridosa e bastante tranquila, desmitificando boatos que ele fazia atos satânicos  e que fazia apologia a violência. 
 Lançado em 1972,  School's Out  faz parte do álbum de mesmo nome, sendo um dos grandes hits de Alice, o qual não pode faltar em seus seus shows, sendo momento de bastante energia e de grande interação com o público, que canta a música do começo ao fim. Indo ao inverso da maioria do repertório da Titia do Rock, essa canção é bastante irônica e bem humorada, é uma poderosa crítica ao repressivo sistema educacional da década de 1970, o qual reprimia os alunos por qualquer motivo, inibia a criatividade e fazia eles estudar até no verão, sendo um hino a liberdade de expressão nas escolas, sendo similar a canção Another Brick in the Wall II, lançada em 1979 pelo Pink Floyd. Assista um clipe da canção, prestem atenção na letra: 


Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima.

sábado, 3 de outubro de 2015

SRS ESPECIAL: FREI RAIMUNDO SIMONETTO, PRIMEIRO PÁROCO DE SANTA ROSA DO SUL


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

O pequeno texto texto abaixo é um fragmento do artigo Praça Frei Raimundo Simonetto: Estudo de caso sobre um patrimônio de Santa Rosa do Sul, escrito para uma disciplina de minha pós, o qual pretendo publicar em formato livro em breve, para que a população de Santa Rosa do Sul conheça a História da praça e valorize esse patrimônio cultural de nosso município. Nesse fragmento, conta um pouco da trajetória do Frei Raimundo Simonetto, primeiro pároco de Santa Rosa do Sul. GRANDE ABRAÇO, BOA SEMANA, ATÉ A PRÓXIMA!

QUEM FOI FREI RAIMUNDO SIMONETTO?

               Nascido no dia 02 de fevereiro de 1925, Frei Raimundo Simonetto é natural da cidade gaúcha de Veranópolis, filho de João Simonetto e Paulina Fracaro, em 1937, ingressou no seminário, sendo ordenado sacerdote em 1951, trabalhou em diversas paróquias como Caxias do Sul, Porto Alegre, Bagé, Praia Grande-SC, Lagoa Vermelha e Birigui-SP, além de exercer funções como professor, diretor de uma editora de livros, diretor de rádio, diretor e administrador de um hospital.
Chegou a Santa Rosa do Sul no dia 12 de abril de 1970, a pedido da população que desejava um padre fixo, tendo a influente ajuda do padre João Adão Reitz pároco que atendeu o centro e as comunidades do interior de Santa Rosa do Sul por 32 anos (COELHO, 2012 pgs. 55-56), dando início à evolução social e religiosa do lugar, que na época ainda era distrito do município de Sombrio. No período que ficou em Santa Rosa do Sul, Frei Raimundo Simonetto foi responsável pela construção do atual salão paroquial, que segundo Coelho (2012, p. 55), teve auxílio financeiro de “missionários alemães que estavam no Brasil e intermediaram a doação de 60% dos recursos necessários para a construção da obra”. Mesmo com essa ajuda vinda de fora, o frei manteve isso em segredo, como relatou o senhor Manoel Cabral, porque “o pessoal daqui ia parar de ajudar” (COELHO, 2012, p.59), mas depois foi anunciado ao povo o que estava acontecendo e a obra transcorreu tranquilamente.
Além do novo salão paroquial, o frei iniciou o processo que levaria a pequena capela a se transformar em Curato, que segundo Machado (2007, pgs. 23-24) é “uma semântica canônica que prenuncia o advento próximo de uma paróquia”, durando até o dia 18 de janeiro de 1976, quando frei Raimundo terminou seu trabalho pastoral, sendo substituído pelo Frei Nadir José Segala, o qual deu sequência daquilo que o frei anterior estava trabalhando, culminando com a criação da paróquia Santa Rosa de Lima, no dia 15 de fevereiro de 1976. Mesmo sendo uma pessoa aparentemente forte e saudável, quando estava trabalhando na paróquia de Praia Grande, acabou adoecendo e hospitalizado, vindo a falecer no dia 15 de dezembro de 1988, na cidade de Caxias do sul, em decorrência de um câncer fulminante, sendo enterrado no Cemitério da cidade de Vila Flores no Rio Grande do Sul.
 Graças a seu trabalho pastoral, o qual muitos moradores antigos lembram com bastante saudosismo, Frei Raimundo Simonetto foi homenageado em Santa Rosa do Sul através da escola da comunidade de Vila Nova, uma rua do centro e a praça da igreja matriz, recebem o seu nome, sendo de certa forma, um reconhecimento mesmo que póstumo pelo aquilo que ele fez no município. 

REFERÊNCIAS

COELHO, Rolando Christian Sant’Helena. Santa Rosa do Sul Raízes. Sombrio, SC: Editora Sul Gráfica, 2012.

MACHADO, Sibeli Cardoso Borba. Um pouco da história da comunidade sulsantarosense. Araranguá, SC: Diocese de Criciúma, 2007.

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

INFORMATIVO ESPECIAL: PERÍODOS DA HISTÓRIA



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?


 Como todos vocês já sabem, sou um verdadeiro apaixonado por História, desde muito jovem meus livros favoritos eram aqueles ambientados no passado, os filmes e desenhos animados também foram decisivos para minha decisão profissional, isso com toda certeza não é novidade para ninguém, tanto que me considero atualmente um historiador do que professor, apesar de que as duas coisas me complementam. 
 Ser historiador é viver em permanente estudo, ser inquieto e entender que a História é uma ciência que está sempre em constante transformação, a qual dialoga com praticamente todas as ciências criadas pelo ser humano, e principalmente, entender que é  uma ciência que busca através de reflexão os mais diversos aspectos do passado, pesquisando as realizações humanas durante a passagem do tempo, para causar entendimento sobre o tempo presente e nos preparar para os tempos futuros, não é um contador de anedotas, piadas ou estórias da carochinhas.
 É bastante evidente que o historiador tem a visão de seu tempo, faz uma interpretação de um fato do passado com olhar da época em que vive, recorrendo a inúmeros métodos de pesquisa e de datação histórica, facilitando tanto o seu entendimento como o de seu público alvo, existindo inúmeros tipos, sendo algumas mais tradicionais e outras mais contemporâneas, indo de acordo com a linha de pensamento de cada  historiador. 
 A variedade de temas trabalhados pela História é imenso e precisa de várias postagens, hoje vamos falar um pouco sobre os períodos históricos, tema que muitas vezes é motivo de confusão, pois existem muitas divisões, alguns bastante preconceituosos, que acaba gerando dúvida entre as pessoas e estudantes. Para facilitar, usarei a cronologia histórica tradicional nessa postagem, em outras oportunidades, pretendo falar de outros tipos de cronologia e como elas funcionam. Os períodos históricos, segundo a historiografia tradicional são:

Pré-História: período que vai desde o surgimento do Homem na Terra até o surgimento da escrita, por volta do ano 4000 a.c. . É um período onde o homem apreende a manusear os objetos extraídos da natureza (pedra, madeira, água, fogo, etc), a conviver com a natureza, sendo no primeiro momento nômade e caçador-coletor, posteriormente sendo sedentário, graças a invenção da agricultura e da pecuária, formando os primeiros núcleos de povoação, que mais tarde formariam as primeiras cidades.

Idade Antiga: período que vai de 4.000 a.c. até 476 d.c., é a época das primeira civilizações do mundo, surgidas no Oriente Próximo como os mesopotâmicos, egípcios, fenícios, persas e hebreus, além das civilizações de origem europeias, gregos e romanos.

Idade Média: período que vai de 476 d.c. com a Queda do Império Romano do ocidente até 1453, com a Queda de Constantinopla pelos turcos otomanos, é a época de predomínio da Igreja Católica, do sistema feudal, das Cruzadas, de guerras entre feudos por toda a Europa, do império muçulmano, do surgimento de grandes cidades e de forte ebulição cultural. Devido a presença forte que o catolicismo tinha na sociedade medieval, o período medieval foi equivocadamente chamado de a Era das Trevas.

Idade Moderna:  período que vai  de 1453 até 1789 com a Revolução Francesa, é uma época onde a economia capitalista se consolida de vez, as descobertas marítimas de várias nações europeias, o nascimento das primeiras nações, o fortalecimento das monarquias, o contato entre europeus e povos indígenas americanos, a colonização do continente americano, a Reforma Protestante, o Renascimento e o Iluminismo.

Idade Contemporânea: período que vai de 1789 até os dias de hoje, é a época do fim do absolutismo dos reinos europeus, do período napoleônico, das unificações e independências de inúmeros países ao redor do mundo, da Revolução Industrial e Tecnológica, da colonização dos continentes asiático e africano,  de conflitos mundiais, de disputas tecnológicas e armamentistas, da descolonização da África e Ásia, dos regimes autoritários, das lutas sociais e de grandes movimentos culturais.        
  
 Sendo simplificado ao máximo para o entendimento de todos, a divisão de períodos acima não é algo definitivo, ela é muita usada nos livros e nas salas de aula, existem muitas outras formas de dividir a História, como já foi frisado, mas isso são temas para muitas outras postagens, a História é uma verdadeira ciência mutante, a qual requer atenção, estudo e entendimento.


Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima!