terça-feira, 6 de outubro de 2015

CINE HISTÓRIA: CASABLANCA (1942)



FICHA TÉCNICA

Título Original Casablanca
Duração: 103 min.
Ano: 1942
Diretor: Michael Curtiz
País: Estados Unidos
Idiomas disponíveis e legendas: Inglês e Português
Gênero: Romance/ Aventura/Drama/Guerra
Temática: Espionagem na Segunda Guerra Mundial

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)

 Casablanca a rota obrigatória de quem está fugindo dos nazistas na Segunda Guerra Mundial. lá que Rick (Humphrey Bogart) vai reencontrar Ilsa (Ingrid Bergman), anos depois de terem se apaixonado e se perdido em Paris.

COMENTÁRIO


 Casablanca é o filme mais conhecido e adorado da História do Cinema, realizado nas véspera da entrada dos Estados Unidos entrar na Segunda Guerra Mundial, esse clássico apresenta uma estória de amor conturbado com pano de fundo a resistência ao nazismo no norte da África, mais precisamente na cidade de Casablanca, no Marrocos.
 Misturando um melodrama com uma aventura cheia de suspense, algumas doses cômicas e filme anti-nazismo, Casablanca apresentada duas pessoas que se conheceram antes da França ser invadida pelas tropas alemães, acabam se desencontrando no meio da confusão da guerra, mas voltam a se encontrar tempo depois, na África, tentando conseguir um avião que levassem para algum território neutro, no intuito de se refugiar, em especial nos Estados Unidos ou em qualquer país da América.
 Humphrey Bogart e Ingrid Bergman estão maravilhosos nos papéis principais, ganhando status de imortais devido as cenas de amor que protagonizaram no filme, ambos após essa produção tiveram grande êxito em sua carreiras.
 O personagem de Bogart, como de costume, é um homem que tem mau modos, beberrão, algumas vezes egoísta, carismático, galanteador e quando pode, ajuda os amigos nos momentos de perigo. Já a personagem de Ingrid Bergman é uma mulher romântica, sensível e atormentada pelo passado, mas que luta com todas as forças para mudar sua vida e seguir em frente.
 Na trama há também policiais corruptos, que fazem de tudo para ganhar dinheiro, até trair suas idéias; nazistas cruéis, dispostos a legitimar seu poder na região; falsários que tentam fazer de tudo para escapar do nazismo; e membros da resistência, os quais são ajudados pelos heróis da película.
 Assim como em Uma Aventura na Martinica, esse filme revela o contexto histórico e local da época em que foi produzido, com uma clara mensagem anti-fascista, bem do jeito que Hollywood sabe fazer, tendo como pano de fundo uma bela estória de amor, que acabou influenciando e influência até hoje filmes românticos ou dramáticos, mostrando que esse clássico do cinema jamais saiu de moda.


Grande abraço, BOA SESSÃO, até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário