Olá caros leitores, tudo bem com vocês?
Grande clássico da literatura universal, a Eneida é um poema épico escrito por Virgílio (70 a.c.-19 a.c.), obra o qual tornou o maior poeta de Roma durante o governo do imperador Otávio Augusto. Foi influenciado pelo amigo Horácio e também pelas epopeias escritas por Homero, Ilíada e Odisseia, além é claro de pegar de empréstimo as lendas da mitologia grega.
Em resumo, o poema conta a saga de Eneias, um herói troiano que conseguiu fugir com sua família da destruição de Troia durante a guerra contra os gregos, vivendo aventuras durante suas viagens, chegando na Península Itálica, onde acaba se transformando em ancestral daqueles que fundariam a cidade de Roma futuramente.
Ao contrário dos heróis homéricos, os quais estão façanhas heroicas grandiosas, Eneias simplesmente fica a merce da vontade dos deuses, os quais controlam praticamente todas as suas ações, reservam a ele ser apenas o ancestral de todo o povo romano. Mesmo sendo melancólico e predestinado, Eneias acaba realizando feitos memoráveis, tornando-o em um herói muito próximo da realidade.
Como foi influenciado por Homero e pela cultura grega, a Eneida é um verdadeiro desfile da mitos, havendo no enredo deuses, monstros, semi-deuses, representações lúdicas e acontecimentos mitológicos, tornando as aventuras de Eneias interessantes e emocionante.
Divida em doze partes, Eneida é o poema épico que exalta a glória do povo romano, feito em homenagem a Otávio Augusto, escrito num estilo muito próprio de Virgílio. Como em toda grande obra da literatura, esse poema acabou influenciando escritores ao passar dos séculos como Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas), Milton (O Paraíso Perdido) e especialmente, Dante Alighieri, autor de A Divina Comédia, o qual traz como personagem o poeta Virgílio, que guia Dante a uma viagem ao mundo dos mortos, passando pelo Inferno, Purgatório até o Paraíso, onde encontrará sua amada Beatriz.
Além de ser um verdadeiro relato histórico de como era o mundo greco-romano, Eneida apresenta um jeito diferente de contar uma estória, usando da sensibilidade, trazendo até nós uma estória magnificamente bela, transformando esse livro num clássico obrigatório para todos os amantes da literatura.
Um grande abraço, boa leitura, até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário