quarta-feira, 30 de novembro de 2016

CINE HISTÓRIA: ELVIRA, A RAINHA DAS TREVAS (1988)



Título Original  Elvira, Mistress of the Dark
Duração: 96 min. 
Ano: 1988
Diretor:   James Signorelli    
País:  Estados Unidos
Idiomas disponíveis e legendas:  Inglês/ Português
Gênero: Comédia/ Aventura/ Terror  
Temática: Homenagem ao cinema Trash/ Preconceitos/ Respeito as Diferenças   

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)


Elvira (Cassandra Peterson) é a anfitriã de um programa de baixo orçamento sobre filmes de terror, mas tudo pode mudar quando ela herda da tia Morgana (Cassandra Peterson) uma velha mansão em Fallwell, Massachusetts, uma pequena cidade com apenas 1313 habitantes. Ela sonha em vender a casa e ir para Las Vegas, mas encontra dois sérios problemas: o primeiro são os adultos da cidade, que ficam espantados com o modo de como ela se veste e se comporta. Liderados por Chastity Pariah (Edie McClurg), eles fazem forte oposição à presença de Elvira na localidade. O segundo problema é Vincent Talbot (William Morgan Sheppard), um tio de Elvira que não herdou nada, mas deseja obter de qualquer maneira um "livro de receitas" que também foi herdado por Elvira, que dará a ele imensos poderes para fazer diversos tipos de bruxarias.

COMENTÁRIO

 Grande clássico da Sessão da Tarde, Elvira a Rainha das Trevas é um misto de comédia, aventura e terror, mistura que funciona super bem e diverte ao público com as trapalhadas da protagonista interpretada por Cassandra Peterson, a qual tem um carisma fortíssimo, além é claro do seu jeito sexy de se vestir e de se comportar, cativando o espectador a se identificar com Elvira desde os primeiros minutos do filme.
 Indo de encontro com as produções B  feitas no fim dos anos 80, Elvira faz uma grande homenagem ao cinema trash de forma divertida, fazendo inúmeras referências aos clássicos do gênero,  além de mostrar cenas de filmes de diretores como Roger Corman e Ed Wood, além da própria protagonista lembrar o visual da personagem Mortícia da Família Addams, série popular entre as décadas de 1960 e 1970, além de muitas cenas homenageando grandes clássicos do terror.
 Mesmo com o clima todo de comédia e de homenagem ao universo do cinema trash, Elvira retrata questões bem sérias como a questão do preconceito as diferenças, coisa que infelizmente é bastante presentes nas pequenas cidades, desferindo uma impiedosa crítica ao conservadorismo presente nesses lugares, tal como perseguir e tentar afugentar a protagonista, fazendo clara alusão a caça as bruxas, usando como referência histórica ao julgamento e execução de jovens acusadas de bruxaria na cidade de Salém no século XVII, localizada exatamente na mesma região onde o filme é ambientado, no estado americano do Massachusetts. 
 Enfrentando forte perseguição, Elvira consegue vencer todas as dificuldades sem apelar para a baixaria, conseguindo passar a população daquela pequena cidade e para o espectador a seguinte mensagem: visual ou jeito de se comportar não impede nenhuma pessoa de ser bacana ou de fazer bem aos outros, que devemos deixar de sermos preconceituosos e aceitar as pessoas como elas realmente são, com toda certeza esse é o grande triunfo desse filme e faça ele ter uma legião de fãs por todo o mundo, tornando-o em um clássico moderno. Confiram abaixo o filme completo:


  
 Grande abraço, BOA SESSÃO, até a próxima! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário