Olá caros leitores, tudo bem com vocês?
Dia 15 de novembro, feriado em todo o território brasileiro, é aniversário da Proclamação da República, acontecimento ocorrido em 1889, dando fim ao período imperial, regime político o qual o Brasil viveu por por 67 anos, tendo dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II, sendo esse o último que vivenciou os últimos momentos do Império, sendo obrigado a se exiliar do Brasil, juntamente com toda a Família Imperial. Mas como isso tudo aconteceu?
Tudo começou após a Guerra do Paraguai (1864-1870), apesar da vitória do império brasileiro no conflito, uma gigantesca crise econômica assolou o país, devido aos gastos do Império no conflito, houve muita contestação por parte de vários setores do exército, que não tinham prestigio e eram desrespeitados pelo imperador, e também dos escravos, que mesmo tendo lutado bravamente, não receberam a alforria de seus donos, continuando sofrer com a escravidão, além de serem influenciados por idéias republicanas, positivistas e abolicionistas, vindas de outros países que estavam lutando na guerra.
Outro fator que contribuiu muito para o surgimento do movimento republicano no Brasil foi o fato de Dom Pedro II ter somente filhas, quando morresse o trono ficaria para sua filha mais velha, a Princesa Isabel, que por sua vez era casada com Conde D'Eu, um nobre francês, causando muito receio na população brasileira no fato do país ser governado por um estrangeiro.
A relação desgastada entre a Igreja Católica e o Império também serviu de estopim para a eclosão do movimento republicano, pois alguns bispos brasileiros não aceitavam a participação da maçonaria na Igreja, causando atrito entre Dom Pedro II e o clero brasileiro. É bom frisar que durante todo o Império, a Igreja Católica foi a instituição que deu suporte aos imperadores, porém com esse conflitos, acabou sendo gravante para a crise no sistema imperial brasileiro. Além disso, no dia 13 de maio de 1888, a Princesa Isabel decreta a Lei Áurea, que dá fim a escravidão, irritando escravagistas e os setores conservadores da sociedade brasileira, aumentando ainda mais a insatisfação com o Império.
Com o desejo de mudança de sistema político, muitos setores do exército, juntamente com a maçonaria, positivistas e apoiadores do republicanismo, todos da elite brasileira, formaram um movimento para derrubar Dom Pedro II do poder e proclamar a República no Brasil, liderado pelo Marechal Deodoro da Fonseca, o qual culminou em um golpe de Estado, ocorrido no dia 15 de novembro de 1889, segundo relatos historiográficos. Com esse fato, dá início a História republicana no Brasil, sendo Deodoro da Fonseca oficialmente o primeiro presidente da República brasileira.
Como em muitos acontecimentos da História do Brasil, a grande maioria da população brasileira não participou da Proclamação da República, o sistema de opressão contra as pessoas mais pobres continuou, sendo preciso muitos anos de luta, para conseguir conquistar seus direitos, tornando esse feriado um dia de muita reflexão, de pensarmos os caminhos que o nosso país vem trilhado em mais de 500 anos de História, também ajudar a preservar nossa História e evitar que novos erros aconteçam, por isso o dia 15 de novembro é uma data tão importante no calendário cívico nacional.
Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, ATÉ A PRÓXIMA
Nenhum comentário:
Postar um comentário