terça-feira, 31 de janeiro de 2017

CINE HISTÓRIA: 13 ASSASSINOS (2010)



FICHA TÉCNICA

Título Original Jûsan-nin no shikaku 
Duração: 141 min.
Ano: 2010
Diretor: Takashi Miike
País:  Japão
Idiomas disponíveis e legendas: Japonês e Português
Gênero: Épico/ Aventura/ Ação/ Drama Histórico
Temática: Era Feudal no Japão/ Época dos Samurais

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)

Uma missão suicida é dada a um grupo de assassinos: eles devem eliminar um poderoso líder local. 

COMENTÁRIO


 Filme dirigido por Takashi Miike, 13 Assassinos conta a estória de um grupo de samurais que decidem lutar contra um lorde tirano e seu exército, travando uma sangrenta batalha onde será decidido o futuro do Japão.
 Ambientado na era feudal japonesa, o filme retrata detalhadamente a cultura samurai e seus códigos de honra. Além disso, apresenta as disputas entre membros da nobreza, as quais são capazes de atos violentos e inescrupulosos para conquistar o poder.

 Seguindo o estilo samurai criado pelo diretor japonês Akira Kurosawa, 13 Assassinos tem uma mensagem belíssima sobre responsabilidades e trabalho em equipe, tornando o filme emocionante e divertido, indo além das cenas de aventura e ação, sendo um tributo apaixonado ao grande clássico Os Sete Samurais (1954), de Kurosawa.


Grande abraço, BOA SESSÃO, até a próxima.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

A MÚSICA E A HISTÓRIA: CÁLICE- CHICO BUARQUE & MILTON NASCIMENTO




Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Escrita por Gilberto Gil e Chico Buarque , Cálice é um dos maiores sucessos do cantor  e compositor brasileiro Chico Buarque, interpretada de forma belíssima por ele e pelo grande Milton Nascimento sendo uma música que refletia o momento sombrio em que o Brasil  vivia naquele momento sob o Regime Militar.
 Apesar de usar uma referência bíblica, o Cálice que a música se refere não tem nada a ver com Jesus Cristo ou algo assim religioso, mas sim ao cale-se, ato de calar, de silenciar diante de tanta violência que os órgãos de repressão nos porões da ditadura.
  Na letra dá para notar também referências as horrendas torturas que aconteciam naquela época, através de versos recheado de poesia e emoção, além de demonstrar a angústia e sofrimento que os torturados passavam, destruindo a pessoal fisicamente e psicologicamente.
 Cálice foi escrita em 1973, para ser cantada em um festival de música, porém foi censurada pelos órgãos de repressão, como era de se esperar, mas foi liberada e lançada em 1978, quando tinha acabado a fase mais cruel e repressiva da Ditadura, tornando-se um clássico da MPB e um verdadeiro documento histórico de um capítulo triste da História do Brasil. Abaixo confiram um vídeo da música com imagens de época, dando a dimensão daquilo que a letra passa.


Grande abraço, BOA SEMANA,  até a próxima!

domingo, 29 de janeiro de 2017

POEMA: VALEU A PENA


A vida é aqui e agora,
Nada de deixar para amanhã,
O tempo voa muito rápido,
Quando percebemos, a velhice chegou,
Daí é tarde demais para se arrepender,
Ficar chorando pelo leite derramado,
Querendo que venha a morte,
Dizer que a  sua vida foi um fracasso,
A mudança tem que começar dentro de você,
Enquanto você é ainda jovem,
Sempre planejar tudo antecipadamente,
Pensar nas consequências de suas ações,
Fazer aquilo que tem que ser feito,
Sem medo de ser feliz, sem arrependimentos,
Viva bem, honestamente e de forma inteligente,
Seja você mesmo em todas ocasiões,
Não deixe te escravizar por opiniões maldosas,
Por ideologias falsas e modismos sem fundamento,
O importante é chegar no fim do caminho bem e contente,
Para poder dizer com toda certeza e tranquilidade,
VALEU A PENA.

Autor: Andrio Cardoso Pereira

UMA BOA SEMANA

sábado, 28 de janeiro de 2017

INFORMATIVO ESPECIAL/ RETRÔ: AYRTON SENNA


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Dentre todos os pilotos brasileiros da Fórmula 1, um merece destaque, tanto por ter sido uma pessoa extraordinária como pelo talento inigualável, estou falando é claro de Ayrton Senna, o maior automobilista de todos os tempo, um verdadeiro ícone do esporte brasileiro.
 Nascido no dia 21 de março de 1960, na cidade de São Paulo, Senna começou no Kart, depois passando para outras categorias competitivas do automobilismo, passando pela Fórmula Ford e Fórmula Três, sendo campeão nessas categorias, chamando bastante atenção. Em 1983, passou para a categoria máxima do automobilismo, a Fórmula 1, tri campeão mundial (1988, 1990 e 1991), além de dois vice campeonatos (1989 e 1993). Infelizmente, no dia 01 de maio de 1994, um grave acidente durante o GP de San Marino, tira a vida de Ayrton Senna, causando uma grande comoção no mundo todo, especialmente no Brasil.
Mesmo com sua morte inesperado, Senna nunca deixou de receber homenagens ou de ser lembrado durante as transmissões da Fórmula 1, transformando-o em um herói nacional. Ainda em vida, foi feito um mangá no Japão (revista em quadrinhos), que retrava as vitórias de Senna e as rivalidades com os pilotos Alain Prost e Nigel Mansel, publicado pela conceituada Shonen Jump. Abaixo confiram a capa de um dos mangás publicados pela Jump.


 Posteriormente, no Brasil foi criado o gibi do Senninha, que retrata de forma infantil, a vida e obra de Senna, além de ensinar questões bastante importantes, como amizade, ética, patriotismo e fazer o bem, com uma linguagem que agrada as crianças. Abaixo confiram uma das capas desse gibi.


 Em 2010, o diretor britânico Asif Kapadia realizou um grandioso documentário que conta toda a biografia de Ayrton Senna, com depoimentos, imagens de época desde as suas primeiras corridas até o trágico acidente em San Marino, além de mostrar como ele se transformou em um verdadeiro ícone do automobilismo mundial.
Como piloto, Senna foi simplesmente genial, não precisou fazer trapaças para vencer, não aceitava ordens autoritárias e sempre se empenhou para fazer o melhor resultado possível, lembrando que em sua época, existia pouquíssima tecnologia na Fórmula 1, tudo era praticamente manual, ou seja, no bom português, vencia-se no braço.
 Já como pessoa comum, foi uma pessoa carismática, simples, bondosa, sensível, apaixonado pelo Brasil, sempre dava atenção aos seus fãs, e tinha uma preocupação grande com as crianças, que chegou a criar o Instituto Ayrton Senna, que ajuda na educação e cultura.
 Juntando piloto talentoso e pessoa do bem, Ayrton Senna tornou-se um herói lendário no esporte brasileiro, o qual jamais será esquecido por todos aqueles que tiveram a honra de acordar nas manhã de domingo para ver ele subindo no pódio e emocionar-se com suas vitórias, foi um vencedor em todos os sentidos.


Espero que tenham gostado. Um grande abraço, até a próxima, BOM FIM DE SEMANA. 

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

SRS ESPECIAL: PROGRAMA CORREIO CULTURAL DEZEMBRO DE 2016


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 2016 foi sem dúvida o ano da consagração do programa Correio Cultural na rádio 87,9 FM e via Youtube, mesmo no inicio da temporada passada ser conturbado e sem muita audiência, superou todas as expectativas, se transformando em um grande sucesso, indo até o último programa da temporada, apresentado no dia 20 de dezembro de 2016.
 Basicamente o programa teve três partes, na primeira parte foi feita uma breve retrospectiva das atividades que o blog participou nos municípios fora de Santa Rosa do Sul no ano, logo após, foi feita uma minuciosa retrospectiva de todas as atividades culturais que participamos em Santa Rosa do Sul, finalizando com o especial de Natal, confiram abaixo o programa na íntegra:



Quero aproveitar a oportunidade para convidar a todos para no dia 30 de janeiro ás 17:30 na rádio 87,9 FM e via Youtube para a estreia da temporada 2017 do programa Correio Cultural, conto com a audiência de todos.

Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima!  


quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

SUL DO BRASIL ESPECIAL: TERNO DE REIS NA UNISUL (2010)


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Assim que começou as atividades no blog, postei um artigo falando sobre as origens do Terno de Reis, no que consistia essa tradição, onde ela se manifestava, o que simbolizava e como funciona a parte de cantoria, uma introdução do tema. Aos interessados, clique aqui para acessar. 
 Em 2010, exatamente no período em que eu estava me formando em História, tive a grande surpresa de poder assistir ao vivo uma apresentação de um grupo de Terno de Reis, na Unisul em Araranguá, o do bairro Lagoão, que é organizado pelo meu grande amigo e ex colega Jair Arcenego Anastacio.
 O Grupo do Bairro Lagoão é formado por moradores da própria comunidade, os quais apaixonados pela cantoria de Terno de Reis e pela cultura açoriana. Segundo o próprio Jair, na época de Natal o grupo sai nas ruas da comunidade visitando as casas preservando essa antiga tradição. O grupo também faz apresentações em eventos culturais pela região da AMESC, mostrando o mais autêntico Terno de Reis feito no litoral sul de Santa Catarina. Abaixo dois vídeos dessa apresentação linda e emocionante a qual assisti e tive a feliz felicidade de ter filmado com a câmera de meu celular, a imagem é bem amadora, mas dá para ver.

 Vídeo Um: Motivação, Abertura da apresentação.






Vídeo Dois: Finalização


Como dá para se notar nesses vídeos, todos os elementos citados naquele artigo que escrevi sobre Terno de Reis estão presentes nessa apresentação, sendo fácil a observação. O mais legal de tudo, a apresentação teve todo um clima especial, foram desligados as luzes, deixando apenas uma luz de um refletor, para criar um clima parecido com os das ruas durante a noite, fora que a letra das canções lembrava de um ambiente rural, dando ainda mais emoção a apresentação. Fiquei muito feliz que existem grupos assim em nossa região, torço para que surjam mais, pois nossa tradição não pode morrer.

Um grande abraço, até a próxima

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

CINE HISTÓRIA: OS INTOCÁVEIS (1987)


Título Original:  The Untouchables
Duração: 120 min. 
Ano: 1987
Diretor:   Brian de Palma        
País:  Estados Unidos
Idiomas disponíveis e legendas:  Inglês/ Português
Gênero:  Aventura Policial/ Ação/ Drama Histórico  
Temática: Grande Depressão/ Lei Seca/ Mafia nos Estados Unidos na Década de 1930

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)

Na Chicago dos anos 30, o jovem agente federal Eliot Ness (Kevin Costner) tenta acabar com o reinado de terror e corrupção instaurado pelo gângster Al Capone (Robert De Niro). Para isso, ele recruta um pequeno time de corajosos e incorruptíveis homens e conta com a ajuda do experiente policial Jim Malone (Sean Connery).

COMENTÁRIO


 Superprodução dirigida pelo mestre Brian de Palma, Os Intocáveis é um filme inesquecível em todos os sentidos, seja pelas cenas de ação eletrizantes cheias de tiroteios e sanguinolência, cenários belíssimos, trilha sonora impecável do aclamado maestro italiano Ennio Morricone e elenco estrelar com Kevin Costner, Sean Connery, Andy Garcia e Robert de Niro, sendo aclamado até hoje pelo público e crítica, considerado o melhor filme de máfia depois de O Poderoso Chefão (1972).
 Indo mais para um filme de ação e aventura policial, deixando de lado reflexões existenciais, Os Intocáveis retrata as aventuras de um jovem agente federal e seu grupo de policiais, que buscando de todas as formas capturar um dos mafiosos mais famosos da História, Al Capone, tendo que enfrentar a corrupção nos tribunais e o império de terror instaurado por ele e sua gangue.
 Ambientado na cidade de Chicago na década de 1930, o filme retrata com muito realismo o período da Grande Depressão, a qual perdurou por toda aquela década, gerando pobreza e também o surgimento de organizações criminosas, as quais instalaram um reino de terror por todos os Estados Unidos, além de se aproveitarem de jogos de azar, prostituição e do comercial ilegal de bebidas, o qual na época vigorava a Lei Seca, o filme faz uma biografia de Al Capone, um dos gangsters mais famosos da História, é um filme riquíssimo, eletrizante e que retrata uma das épocas mais conturbadas da História dos Estados Unidos, filmaço de tirar o fôlego e obrigatório na coleção dos verdadeiros fãs de cinema.



Grande abraço, BOA SESSÃO, até a próxima!    

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

LIVRO: MANDRAKE- O BARÃO KORD ILHA DOS MORTOS-VIVOS- LEE FALK & PHIL DAVIS



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Dois grandes gênios das histórias em quadrinhos mundial, Lee Falk e Phil Davis foram responsáveis pela criação de personagens clássicos como o Fantasma e principalmente, o mágico Mandrake, ambos criados na década de 1930, os quais continuam estampando tiras de jornais e gibis até os dias de hoje, sendo referência para novos cartunistas, muitos dando continuidade aquilo que foi criado por eles há quase 80 anos atrás.
 Publicadas inicialmente nos jornais entre 1942 e 1943 sendo posteriormente transformado em livro-gibi, O Barão Kord A Ilha dos Mortos-Vivos é a saga mais famosa de Mandrake, o mágico mais famoso dos gibis, o qual narra a estória eletrizante de um homem misterioso que se apaixona pela Princesa Narda, namorada de Mandrake, convidando ela, o mágico e seu fiel ajudante Lothar a irem a uma festa fantasia numa ilha rodeada de mistérios, despertando a desconfiança de Mandrake, que passa a investigar aquela ilha e descobre que o Barão é um cientista que deseja dominar o mundo, transformando as pessoas em zumbis, iniciando um plano para desmascarar o Barão e libertar a ilha de seu domínio.
 Publicado no auge da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), essa obra retrata em forma de fábula os regimes autoritários daquela época como o Nazismo através da figura insana do barão Kord que deseja conquistar o mundo, além de trazer as lendas africanas relacionadas aos zumbis, ajudando a popularizar essas criaturas ainda mais, na época só existia os filmes de  Drácula e Frankenstein, esse último pode ser considerado o primeiro zumbi a aparecer na mídia, tornando esse gibi histórico e que merece estar na coleção de fã de histórias em quadrinhos.

Grande abraço, BOA LEITURA, até a próxima!  


segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

A MÚSICA E A HISTÓRIA: US AND THEM- PINK FLOYD



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Banda inglesa surgida no fim dos anos 60, O Pink Floyd encantou o mundo com uma fusão perfeita  de psicodelismo, música erudita, experimentalismo e vários subgêneros do Rock, sempre trazendo a tona temas existenciais, espaciais, políticos, sociais e passagens épicas, tornando uma banda versátil a cada novo álbum, além de fazer shows espetaculares, com uso de shows de luzes e pirotecnia, e as capas dos álbuns serem verdadeiras obras de arte , tornaram o Pink Floyd uma verdadeira referência quando se fala em música altamente sofisticada e de extrema qualidade artística.
Lançada em 1973, Us and Them faz parte do álbum The Dark Side of The Moon, disco o qual foi responsável por levar o Pink Floyd ao estrelato internacional, ficando por quase três décadas no topo das paradas e entrando para o Guiness Book, um clássico que merece ser ouvido por todos fãs de Rock.
 Canção que oscila entre a tranquilidade e o emotivo, Us and Them faz uma impiedosa crítica a  todas as formas de alienação e opressão que as pessoas vivem, as quais retiram a liberdade e transformando as pessoas em escravos mesmo havendo resistência, como pode ser notado no vídeo abaixo, prestem bastante atenção na letra:

   
Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima! 

domingo, 22 de janeiro de 2017

POEMA: VAI LÁ E SEJA FELIZ


Chega da mesmice,
Arranque aquilo que não presta em teu coração,
Seja você mesmo a mudança que procura,
Não se influencie por pessoas maldosas,
Saia do sedentarismo e da inércia,
Agite seu corpo e abra tua mente para o conhecimento verdadeiro,
Lute com fervor por teus sonhos,
Descubra teus potenciais,
Ignore todos os medos,
A hora é agora, 
A decisão é somente tua,
ENTÃO VAI LÁ E SEJA FELIZ DE VERDADE.

Autor: Andrio Cardoso Pereira

Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima! 



sábado, 21 de janeiro de 2017

SUL DO BRASIL ESPECIAL: FESTA DA FIGUEIRINHA, SOMBRIO/BALNEÁRIO GAIVOTA 20/01/2017


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Nascido na França durante a dominação romana, São Sebastião viveu nos tempos do terrível imperador Diocleciano, foi um grande soldado e defensor dos cristãos, sendo duramente perseguido, sofrendo primeiramente o doloroso martírio das flechas, o qual conseguiu sobreviver, e logo em seguida foi assassinado a pauladas, vindo a falecer, se tornando um grande herói da cristandade, recebendo homenagens em incontáveis cidades brasileiras e ao redor do mundo, onde o santo é padroeiro.
 A comunidade de Figueirinha, que fica na divisa entre os municípios de Sombrio e Balneário Gaivota, tem como padroeiro São Sebastião, nascendo ali uma forte devoção no final da década de 1920, quando um morador daquela comunidade, após ser atingido por uma epidemia que atingiu seu gado, fez orações ao santo, caso seu gado sobrevivesse, faria uma capela em honra ao santo, fato que acabou se concretizando.
 Com essa graça alcançada, iniciou peregrinações naquele lugar vindo de diversas partes, inicialmente a maioria a pé ou de a cavalo, dando origem a uma das romarias mais famosas de todo o sul de Santa Catarina, atraindo uma verdadeira multidão, todos procurando graças ao agradecer algo de bom que aconteceu, ganhando força com o passar dos anos, considerado o primeiro grande evento religioso de nossa região.
 Mantendo a antiga tradição bastante viva, hoje a festa além de a pé e cavalo, tem romeiros que vão de bicicleta, correndo ou até mesmo de carro, iniciando na madrugada do dia 20 de janeiro indo até o termino da festa, vindo pessoas de inúmeras cidades do sul Santa Catarina e também do litoral norte do Rio Grande do Sul, cada um com seus objetivos e metas. Além da romaria, das tradicionais fitinhas e das missas campais com benção especial, outra tradição são os pães com formato de coração, mão, boneco, perna, dependo da graça alcançada da pessoa que doa, tornando bastante curioso.


Diferente das outras duas vezes que fui na festa, há mais ou menos 10 anos atrás, o qual eu ia de Sombrio no dia anterior, posava na casa de minha falecida tia e ia para festa de lá, pelo segundo ano consecutivo resolvi ir de Santa rosa do Sul até a Figueirinha, sendo aproximadamente 18 km e mais de 3 horas de caminhada duríssima e perigosa, porém chegar lá é uma grande recompensa, vale muito fazer esse percurso, da cidade onde mora até a festa.

Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima! 

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

SRS ESPECIAL: EXPECTATIVAS CULTURAIS PARA O MUNICÍPIO EM 2017


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Estamos  no período de férias em Santa Rosa do Sul, poucas atividades culturais acontecem em nosso município, somente com o retorno das aulas, tudo volta ao normal após o Carnaval, apesar de haver manifestações culturais acontecem nas comunidades e nas famílias de janeiro a dezembro, além dos aparelhos culturais estarem disponíveis, valendo a pena ir conhecer nesse período de descanso e diversão.
 Em 2016, apesar da questão eleitoral, que dificulta um pouco a questão cultural, Santa Rosa do Sul teve um ano recheado de atividades em todas as comunidades, a grande maioria esse blog esteve fazendo a cobertura, sendo bastante produtivo e longo, além de haver novos eventos, como pode ser visto no vídeo abaixo fazendo uma retrospectiva cultural do município em 2016:


 Em 2017, por não ser um ano eleitoral, a expectativa é de termos um ano bastante propício para a cultura, ainda mais que será o ano da realização de uma das festas culturais mais esperadas do município: a Polvilhana, a qual ainda não tem data definida, quando tiver, estaremos divulgando aqui e faremos a maior cobertura da História do evento e desse blog.
Além da Polvilhana, outros eventos que são anuais e já tem uma tradição no município, como o Festival de Folclore, a Festa das Tendas e o Natal Iluminado, com toda certeza serão melhores trabalhados e ampliados, e aqueles eventos que surgiram em 2016 como o Cãocientiza, Sarau Novo Tempo, Rock Noel Fest e a Feira do Livro vão ter suas continuidade e também serem ampliadas seja o espaço, duração e formas de divulgar, gerando expectativa de grandes eventos.
 Além disso tudo que já foi citado, existe uma grande expectativa da população do surgimento de novos eventos em 2017, seja das questões religiosas, da turma da música, da administração pública, de entidades públicas e até mesmo de iniciativas próprias, torço do fundo do meu coração que isso se concretize de fato, não importa de quem for iniciativa, tendo atividades culturais para o povo é o que importa e todos devemos apoiar.
 Encerrando nossa pequena reflexão, eu como grande apoiador da cultura do munícipio e membro do conselho municipal de cultura, falo de coração que minhas expectativas para termos um ano histórico na cultura são grandes, estarei em todos eventos fazendo aquela cobertura que todos gostam, melhor dizendo, já estou a disposição de toda a população, da administração pública e das demais entidades municipais, nessas primeiras semanas já tivemos 2 coberturas no município, um número bastante significativo para essa época do ano, vamos continuar firmes mostrando o que Santa Rosa do Sul tem de melhor em sua linda cultura, onde tiver acontecendo cultura nesse município, seja no inverno ou verão, de janeiro a dezembro, estarei fazendo cobertura.

Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima! 

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

INFORMATIVO ESPECIAL/ RETRÔ: TIMÃO & PUMBA



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Você conhece os personagens acima? Eles fazem parte de uma das animações mais divertidas e engraçadas da década de 1990, que fez muito sucesso no Brasil no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, sendo exibido no SBT e na Globo, marcando toda uma geração, estou falando dos simpática dupla Timão & Pumba.
 Produzido entre 1995 e 1998, a animação Timão & Pumba transformou os personagens coadjuvantes do filme O Rei Leão (1994), mostrando as aventuras do suricato (Timão) e o javali (Pumba) após os eventos do filme, tendo uma pegada bastante humorística, característica bem forte da dupla, abrindo caminho para surgimento de outras sequências de O Rei Leão, transformando-os em protagonistas junto com Simba.
 Ambientado na África, a animação tem traços realmente cinematográficos, as características marcantes e os dubladores (original e em português) foram mantidos, além disso, em alguns capítulos tem participações especiais de personagens do filme O Rei Leão, colocando todos em situações bastante engraçadas, mantendo a famosa filosofia da dupla Hakuna Matata, ou seja, viver a vida alegremente sem se preocupar com os problemas, além é claro do carisma dos personagens mais simpáticos dos desenhos animados.

Grande abraço, até a próxima!    

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

CINE HISTÓRIA: A ILHA DA GARGANTA CORTADA (1995)



Título Original: Cutthroat Island   
Duração: 124 min. 
Ano: 1995
Diretor:   Renny Harlin       
País:  Estados Unidos/ França/ Itália/ Alemanha
Idiomas disponíveis e legendas:  Inglês/ Português
Gênero: Épico/ Aventura/ Ação/ Comédia Romântica  
Temática: Pirataria nas ilhas do Caribe no século XVII 

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)

O mapa de um fabuloso tesouro pirata enterrado foi cortado em três partes por um velho bucaneiro e dividido entre seus três filhos. Vários anos depois, na segunda metade do século XVII, um deste filhos, passa a sua parte no mapa (que estava desenhada no seu couro cabeludo) para a sua filha (Geena Davis), uma sexy aventureira que lutava tão bem quanto qualquer homem e tinha sua cabeça posta a prêmio. Auxiliada por sua tripulação, ela decide então encontrar o tesouro e o navio do seu pai, que agora são dela. Porém, sua parte no mapa está em latim, assim ela decide comprar um prisioneiro (Matthew Modine) que será vendido como escravo, para ajudá-la na tradução. Mas se ela ambiciona conseguir o tesouro outros também têm a mesma idéia e ela passa a se defrontar com diversos inimigos (inclusive o governador), e só pode ter como aliados alguns membros da tripulação e seu escravo.

COMENTÁRIO


 Filme bastante exibido na Sessão da Tarde entre o fim da década de 1990 e começo dos anos 2000, A Ilha da Garganta Cortada é um clássico divertido e eletrizante, mesmo tendo sido um fracasso  de bilheteria devido a falência da empresa que produziu a obra, não deixa de ser um excelente filme, que no fundo, despertou anos mais tarde o interesse da Disney de criar  uma das séries cinematográficas mais populares da última década, Piratas do Caribe.
 Invés de toques altos de fantasia e de comédia pastelão, o filme tem uma pegada mais séria e histórica, mesmo tendo momentos de grande humor, ser ambientado na mesma época e local da cinessérie da Disney, A Ilha da Garganta Cortada retrata a divertida estória de uma jovem pirata que vai em busca de um tesouro, enfrentando vários piratas e outros inimigos tanto em terra como no mar, gerando explosivas cenas de ação e comédia.
 Ambientado nas ilhas do Caribe, em especial na Jamaica do século XVII, o filme retrata o universo dos piratas, desde como funcionava a prática da pirataria, as trapaças que faziam com os governadores corruptos das ilhas colonizadas, os saques que promoviam nas cidades litorâneas, as guerras contra os adversários e as lendas que envolviam os famosos tesouros são abordados de forma frenética e engraçada, um clássico moderno que deve ser assistido por quem é fã das aventuras de Jack Sparrow e sua turma.



Grande abraço, BOA SESSÃO, até a próxima!     

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

LIVRO: O ALIENISTA- MACHADO DE ASSIS



Olá caros leitores, tudo bem com vocês? 


Grande escritor da literatura brasileira, Machado de Assis (1839-1908) dispensa qualquer apresentação, venceu o preconceito e uma situação social complicada para ser um dos escritores mais estudados e admirados do Brasil, escrevendo textos, peças de teatro, poemas, romances, artigos e crônicas, além de ajudar na criação da Academia Brasileira de Letras, sendo aclamado presidente perpetuo em 1897, autor de obras como Helena, Dom Casmurro, Quincas Borbas e tantas outras.
 Publicado pela primeira vez em 1882, O Alienista é um dos contos mais famosos de Machado de Assis, conta a divertida estória de um doutor aficcionado por estudos relacionados a loucura, acaba criando uma espécie de manicômico, enfrentando uma violenta rebelião lideradas pelos próprios pacientes e por populares, gerando muita confusão e pondo em cheque tudo que esse doutor acredita.
 Ambientado no munícipio de Itaguai no estado do Rio de Janeiro, o conto faz um retrato engraçado da população brasileira do final do século XIX, com seus costumes e vícios, além de disparar uma crítica social a hipocrisia e a maldade, além de mostrar os primeiros passos da psiquiatria e psicanálise no Brasil, que na época estavam bastante em voga na Europa, tudo com o humor magistral que somente um legímito texto machadiano nos proprociona, uma leitura obrigatória.

Grande abraço, BOA LEITURA, até a próxima!

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

A MÚSICA E A HISTÓRIA: ESMOLA- SKANK


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Uma das bandas de Pop Rock mais ativas do Brasil, Skank surgiu em Belo Horizonte na década de 1990, tendo na bagagem uma lista grandes de hits radiofônicos, mesclando romantismo, humor e crítica social, marcas que permanecem em todos os discos da banda, inclusive nos mais recentes, tendo presença garantida na TV e em festivais por todo o Brasil, mantendo sua formação original desde o começo da banda. 
 Lançada em 1994,  Esmola faz parte do clássico álbum Calango, é uma canção bastante divertida que desfere uma impiedosa crítica social a política brasileira da década de 1990, mostrando o quando os nossos governantes dão apenas esmolas ao povo, seja de nível municipal, estadual ou nacional, gerando os problemas sociais que o país tem, sendo que a letra é bastante atual. Confiram abaixo o vídeo com essa canção, prestem atenção na letra:


Grande abraço, BOA SEMANA, abraço!  

domingo, 15 de janeiro de 2017

POEMA: AMOR, A COISA MAIS BELA DO MUNDO


O amor não traz sofrimento ou magoas ao coração,
Ele traz paz e tranquilidade,
Não pode ser encarado como uma brincadeira,
Ele alegra e une os corações apaixonados,
Sentimento puro, único e verdadeiro,
Surge em nossas vidas de forma inesperada,
O amor não é uma noitada ou uma aventura passageira,
Amar requer cuidado, carinho e dedicação,
Brota nos corações românticos como água da fonte,
Amor, é a coisa mais belo do mundo,
Ele é o sentimento mais sublime,
Não é segredo para se esconder,
Deve ser claro como a luz do sol,
Feliz aquele que ama e se sente amado,
Quando o amor bater a sua porta,
Não tenha medo, deixe-o entrar,
Sua vida será maravilhosa e serás feliz.

Autor: Andrio Cardoso Pereira

BOA SEMANA, até a próxima!



sábado, 14 de janeiro de 2017

INFORMATIVO ESPECIAL/ RETRÔ: CATARINA DE ALEXANDRIA, PADROEIRA DO ESTADO DE SANTA CATARINA



Olá caros leitores tudo bem?

 Santa Catarina nasceu na famosa cidade egípcia de Alexandria, no ano de 287, durante o governo do imperador romano Maximiano. Vinda de família real, Catarina foi uma jovem de beleza encantadora e dotada de uma enorme inteligência e nível cultural bastante acentuado.
 Converteu-se ao cristianismo, após ter uma visão mistica, quando era adolescente, conseguiu converter vários pagãos, incluindo a esposa do imperador romano, o qual era apaixonado pela jovem. Não correspondendo esse amor e ao tentar convencer do erro de Maximiano ao perseguir os cristãos, foi presa e submetida a torturas e humilhações.
 O imperador convocou os 50 maiores sábios daquela época para tentar acabar com os argumentos cristãos de Catarina, mas todos eles fracassaram e converteram-se ao cristianismo. Enfurecido, Maximiano mandou assassinar todos os sábios e sua esposa, e mandou torturar a Catarina na roda com pontas de ferro, que se quebraram após ela fazer o sinal da cruz, segundo a lenda.
 Sabendo o que tinha ocorrido na masmorra, Maximiano mandou levou Catarina para fora da cidade e mandou-a decapitar, no dia 25 de novembro de 305. Algo extraordinário aconteceu: invés de sangue, de seu pescoço vertia leite. Segundo a lenda, anjos vieram do céu e levaram seu corpo ao Monte Sinai, onde posteriormente surgiu um mosteiro em sua homenagem.
 Em nome de Santa Catarina são atribuídos inúmeros milagres e lendas, inclusive a de inspirar a famosa Joana D'Arc a encontrar a espada a qual usaria em combate durante a Guerra dos Cem Anos, dando a missão a Joana de mudar a História da França.
Como é de se imaginar o nome do estado de Santa Catarina faz alusão ao dia que o navegador italiano  Sebastião Caboto passou em nosso estado em 1526, dia 25 de novembro, e deu o nome da santa ao lugar, também fazendo alusão ao nome de sua esposa, Catarina Meldrano. Apesar do nome ser um empréstimo, a região onde se localiza o estado tem esse nome até hoje, é considerada padroeira católica.

Um grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

SRS ESPECIAL: MANIFESTAÇÕES CULTURAIS REALIZADAS NA PRAÇA ATUALMENTE


Olá caros leitores, tudo bem com vocês

O texto abaixo faz parte de um artigo científico de minha autoria sobre a praça Frei Raimundo Simonetto aqui de Santa Rosa do Sul, mostrando por que é importante para o município, nesse texto trago um pouco dos eventos culturais e religiosos que acontecem na praça, também incluiria Dia da Comunidade e Festa das Tendas, além de outros feitos por iniciativa particular, sendo que os citados fazem parte de nosso calendário municipal.

MANIFESTAÇÕES CULTURAIS E RELIGIOSAS NA PRAÇA ATUALMENTE

Com o surgimento de outras formas de diversões e ter um calendário de festas bastante diversificado na região, a Praça Frei Raimundo Simonetto continua a ser palco de grandes eventos, na grande maioria feita por iniciativa da Igreja Católica, algumas vezes pela prefeitura e outras por instituições do munícipio. Entre os eventos que são realizados nesse espaço e tem grande representatividade são: 

FESTA DA PADROEIRA SANTA ROSA DE LIMA (FESTA DE AGOSTO)

Acontece sempre no fim de semana que antecede ou que segue o dia 23 de agosto, é uma festa bastante tradicional, que acontece desde 1932, mantendo suas características principais até hoje, na véspera com a translado da imagem de Santa Rosa de Lima da casa do festeiro acompanhada com banda de música até a igreja sendo recebida na praça com show pirotécnico, após missa e terminando com o bazar dançante; O domingo de festa tem missa festiva pela manhã com procissão da imagem da santa pelas ruas da cidade, após almoço festivo e a tarde domingueira, leilão de animais e anuncio dos festeiros do próximo ano.

CARREATA EM HONRA A SÃO CRISTOVÃO

Organizada pelos caminhoneiros de Santa Rosa do Sul no fim do mês de julho, a carreata inicia na Praça Frei Raimundo Simonetto, os motoristas fazem o translado da imagem de São Cristovão até a comunidade em que recebe o nome do santo (Vila São Cristovão) em comitiva, buzinando e soltando fogos, sendo abertura a festa daquela comunidade, encerrando com a missa e bazar.

SEMANA SANTA E CORPUS CHRISTI


Iniciada no Domingo de Ramos, a Semana Santa é celebrada através de vários rituais típicos da liturgia católica, havendo momentos de celebração dentro da igreja, outros acontecem na praça, como a procissão de Ramos, encenação da Paixão de Cristo, a Procissão do Senhor Morto e o Rito do Fogo Novo no Sábado de Aleluia, simbolizando a Páscoa e a ressurreição de Jesus Cristo.
Corpus Christi ocorre sessenta dais depois do Domingo de Páscoa, fazendo alusão à instituição da Eucaristia por Jesus na Quinta Feira Santa. Em Santa Rosa do Sul, seguindo a tradição da cultura açoriana, costumam-se fazer os tradicionais tapetes na praça onde passará a procissão durante a missa solene, todos confeccionados com materiais como serragem, pó de café, farinha e outros, representando figuras religiosas ou da cultura do munícipio, dependo da criatividade de cada grupo que faz, sendo verdadeiras obras de arte.

LARGADA DA TRILHA DA MATA

Evento bastante popular em Santa Rosa do Sul que acontece desde 2011, a Trilha da Mata é a primeira iniciativa de esporte radical e também de ecoturismo no munícipio, atraindo centenas de pilotos de MotoCross vindos de várias cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, sendo a praça o ponto de encontro de todos, onde é feito a contração, passado os recados, a oração e a emocionante largada fazendo bastante barulho, onde os trilheiros seguem para as comunidades do interior, depois retornando para almoçar e festejar a paixão pela velocidade e pelo MotoCross, reunindo milhares de pessoas pelas ruas da cidade, sendo um grande sucesso a cada nova edição.
FESTA DO POLVILHO E DA BANANA (POLVILHANA)

Maior festa cultural do munícipio de Santa Rosa do Sul, a Festa do Polvilho e da Banana, carinhosamente chamada de Polvilhana, ocorre desde 2005, sendo feita entre os meses de junho e julho, acontecendo de dois em dois anos, atraindo uma grande multidão vinda de várias partes do estado e do Rio Grande do Sul.
O nome da festa faz alusão direta aos dois principais produtos produzidos no munícipio, o polvilho e a banana, é uma homenagem ao agricultor de Santa Rosa do Sul, que com seu suor e trabalho, alavanca a economia do munícipio, além de contar a sua origem e demonstrar a cultura típica do interior catarinense. Desde a primeira edição da festa, segundo a Prefeitura Municipal (2015, p.05), “as tradições, os valores e a identidade local puderam ser sentidas no aspecto decorativo, na gastronomia e no jeito particular de receber cada visitante na cidade”.
Sendo uma festa que valoriza o trabalho o agricultor e sua cultura, a Polvilhana traz uma série de atrações para todos os públicos, desde exposições temáticas, shows musicais, apresentações folclóricas, concurso da rainha e princesas, festivais de música, noites especiais para o público católico e evangélico, práticas esportivas, brincadeiras que fazem alusão à vida do agricultor e um grandioso desfile temático com carros de boi, máquinas agrícolas, giricos, tobatas e cavalaria, mostrando um pouco da História e da cultura de Santa Rosa do Sul e também da região.
Realizada seis edições na Praça Frei Raimundo Simonetto, a festa abriga uma enorme estrutura que aproveitava ao máximo todo o espaço da praça e também do salão paroquial, sendo montados barracões, palcos, praças de alimentação e stands para exposições, sendo de fácil acesso ao visitante.
 Futuramente, a Polvilhana deixará de ser realizada na praça, passará a ser realizada no Parque Municipal de Eventos, próximo a Lagoa de Sombrio, que se encontra atualmente em construção, onde será montada uma grandiosa estrutura para a realização dessa festa e de outros eventos do munícipio.

NATAL ILUMINADO

Realizado durante o mês de dezembro, o Natal iluminado é um evento organizado pela Prefeitura Municipal em conjunto com a Igreja Católica e as igrejas evangélicas, em alusão as festas de fim de ano, em especial o Natal, maior festa da Cristianismo, o qual celebra o nascimento de Jesus Cristo.
Sendo montando toda a estrutura na Praça Frei Raimundo Simonetto, que também recebe uma decoração bastante especial, cheia de luzes, com presépios e cenários que lembram as temáticas natalinas, o Natal Iluminado é uma ação conjunta entre a Prefeitura Municipal, Igreja Católica, as igrejas ou congregações evangélicas, instituições municipais como o CDL, as escolas e movimentos sociais de Santa Rosa do Sul.
Misturando religiosidade, cultura, entretenimento, turismo e assistência social, o Natal Iluminado tem como atrações além dos cenários e luzes, shows musicais, espetáculos de teatro, distribuição de presentes e doces para as crianças, sorteio de presentes especiais, shows pirotécnicos, cantoria de Terno de Reis, cantata feito pela orquestra da Igreja Batista Betel Conservadora, desfile do Papai Noel, apresentações de talentos locais, sendo um evento totalmente voltado para as famílias de Santa Rosa do Sul, tendo como fundo o belo espírito natalino.

Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima!

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

LIVRO: O ANALISTA DE BAGÉ- LUIS FERNANDO VERÍSSIMO



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Filho do grande escritor gaúcho Érico Veríssimo, o humorista e escritor Luis Fernando Veríssimo é um dos intelectuais mais versáteis da literatura brasileira, além também de atuar na área da música, sempre sendo um grande observador da realidade brasileira, usando de um humor bastante refinado, usando sempre elementos da cultura gaúcha.
Publicado pela primeira vez em 1981, O Analista de Bagé é uma das grandes obras de Luis Fernando Veríssimo, conta a estória engraçada de um analista, ou melhor dizendo, um psicólogo, de origem bem gaúcha que conta os causos de seus pacientes,  sempre mostrando seus métodos bem ortodoxos de tratamento, seguindo a linha psicológica de Freud.
 Sendo tudo uma grande brincadeira, O Analista na verdade é uma obra que retrata peculiaridades da cultura da cidade de Bagé, satirizando os estereótipos existentes daquele município, além disso fazer uma grande homenagem a cultura gauchesca, além de demonstrando alguns conceitos da psicanálise freudiana de forma engraçada e explicativa.

Grande abraço, BOA LEITURA, até a próxima!  


quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

CINE HISTÓRIA: O MANTO SAGRADO (1953)



Título Original:  The Robe 
Duração: 136 min. 
Ano: 1953
Diretor:   Henry Koster      
País:  Estados Unidos
Idiomas disponíveis e legendas:  Inglês/ Português
Gênero: Épico/ Aventura/ Drama Histórico  
Temática: Roma Antiga/ Palestina na época de Jesus

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)

Nos últimos anos do reinado de Tibério (Ernest Thesiger), quando Roma era a "dona do mundo", Marcellus Gallio (Richard Burton) é um tribuno que está sempre envolvido com jogos ou mulheres. Além disto tem uma rixa pessoal com Calígula (Jay Robinson), o herdeiro do trono. A situação se complica quando Marcellus oferece, em um leilão de escravos, a absurda quantia de três mil moedas de ouro por Demétrio (Victor Mature), que também estava sendo disputado por Calígula. Ao se ver derrotado por Marcellus, Calígula encara isto como uma afronta pessoal e então manda o tribuno ir servir imediatamente em Jerusalém, na Palestina, considerado o pior lugar do império. Entretanto, devido a motivos políticos, após pouco tempo em Jerusalém o tribuno é chamado de volta por Tibério. Mas, antes de partir, recebe a missão de supervisionar a execução de uma sentença: a crucificação de Jesus Cristo. Finda a tarefa, ele e outros soldados disputam em um jogo de dados próximo à cruz a posse do manto vermelho usado pelo mártir. Marcellus vence mas o manto fica com Demetrius, pois quando Gallio tentou usar o manto algo o afligiu de forma indescritível. Demétrio, que já tinha se tornado um cristão, lhe tirou o manto e disse que jamais o serviria novamente, pois ele tinha crucificado seu mestre. Em seu retorno Gallio fala frases sem sentido, como se algo muito forte o atormentasse. Já em Capri, onde estava o imperador e Diana (Jean Simmons), que Gallio ama e é correspondido, alguns membros da corte e o próprio Tibério, vendo que Gallio se portava de modo estranho, ouvem por horas o que aconteceu com o tribuno em Jerusalém. Tibério acha que o tribuno pode ter perdido a razão, mas quando Gallio atribui que a aflição que sente só aconteceu após se cobrir com o manto de Jesus, então o adivinho da corte conclui que o manto estava enfeitiçado e precisa ser destruído. Isto parece lógico tanto para Tibério como para Marcellus, então o tribuno irá retornar à Palestina para destruir o manto e descobrir os nomes dos cristãos, mas esta viagem irá afetar profundamente sua vida.

COMENTÁRIO


 Grande épico feito na época de ouro de Hollywood, O Manto Sagrado é um daqueles filmes que não envelhecem com a passagem do tempo, sendo a primeira obra produzida no formato widescreen, causando enorme impacto no público daquela época, dando início a produções de outros grandes épicos inspirados na Bíblia como Os Dez Mandamentos e Ben-Hur, além de ter um elenco estrelar com Richard Burton, Victor Mature e Jean Simmons, sendo um grande sucesso e gerando uma continuação intitulada Demetrius e os Gladiadores. 
 Oscilando entre o drama e a aventura, o filme conta a emocionante estória de um oficial romano que ficou encarregado de crucificar Jesus Cristo, acaba se deparando com o surgimento das primeiras comunidades cristãs, iniciando uma mudança radical em sua vida, mesmo sendo designado por Roma para encontrar o manto que Jesus usava e o destruir , o qual tinha o poder de realizar milagres para quem usava, sendo que os romanos acreditavam que esse objetivo poderia significar resistência ao seu domínio em todo o império.
 Ambientado na Palestina do século I da era cristã, O Manto Sagrado se passa entre os dias que antecedem a crucificação de Jesus Cristo até os primeiros anos de governo do imperador Calígula, retrata a morte e ressurreição de Jesus, os primeiros passos das comunidades cristãos, a intensa perseguição aos apóstolos de Cristo e a todos os cristãos, as torturas praticadas pelos romanos e as intrigas palacianas são alguns dos temas retratados nesse épico.
Tendo uma mensagem claramente cristã, esse filme retrata o quando a ambição pode ser perigosa e nos levar ao sofrimento e a bondade pode salvar vidas, representado nos efeitos que o manto traz a quem usa, se for uma pessoa bondade traz milagres e coisas boas, já se for um tirano só v ai trazer desgraça e sofrimento, um filme que não perdeu seu charme, merece ser assistidos pelas novas gerações, um verdadeiro clássico do cinema. ASSISTA O FILME COMPLETO ABAIXO:


Grande abraço, BOA SESSÃO, até a próxima! 

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

SUL DO BRASIL ESPECIAL: CONFRATERNIZAÇÃO DO MOTO CLUBE SOMBRAS DO ASFALTO, BALNEÁRIO GAIVOTA, SC



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Surgidos nos Estados Unidos no meados da década de 1920, os motoclubes foram formados por pessoas apaixonados por motocicletas, espalhou-se rapidamente pelo mundo todo principalmente nos anos de 1960, associando-se ao movimento da contracultura daquela época, alterando a visão preconceituosa que a sociedade tinha inicialmente, participando  de movimentos culturais no decorrer da História, chegando hoje em dia com muito prestígio e considerado por muitos um hobby, havendo milhares de motoclubes  espalhados ao redor do mundo.
 Fundado na cidade de Sombrio há quase uma década, o motoclube Sombras do Asfalto é o primeiro grupo de motociclistas do  município, o qual reune dezenas de associados que tem em comum a paixão pelas motos, organizando viagens e participando de encontros temáticos por todo o Brasil e em países da América Latina.
 Nos dias 06 e 07 de janeiro de 2017, o motoclube Sombras do Asfalto realizou sua confraternização anual no Balneário Gaivota, sendo sua sétima edição, reunindo dezenas de motoclubes dos três estados do sul do Brasil e alguns grupos vindos do Uruguai e Argentina, trazendo uma multidão para avenvida Beira Mar, tanto motoqueiros como pessoas que são apaixonados pelo motociclismo nos dois dias de evento.
 Sendo um evento o qual as motos são as grande protagonistas do evento, a confraternização abriu o espaço para excelentes shows de bandas de Rock'N'Roll locais, fazendo a alegria dos motociclistas e fãs do Rock, todas mostrando seu talento, tendo apresentações na sexta de Marcelo Vignale, Junior Vinil e Cryin' Baby, já no sábado teve shows com Sapão, Mal Nenhum, Eletro Rover, Cryin' Baby e com Zezito Seixas, o qual fez uma emocionante homenagem ao eterno Raul Seixas, sendo um dos momentos mais divertidos e bonitos do evento.
 Para finalizar esse informativo, quero parabenizar a toda organização do evento, estava tudo muito organizado e bonito, também agradecer ao convite que recebi do Alex Bristot  e pelo acolhimento que recebi tanto da organização, dos motoqueiros, das bandas e do público em geral, em 2018 estaremos novamente fazendo a cobertura da oitava edição da confraternização, e digo mais: os Sombras do Asfalto podem contar com esse humilde blog sempre que precisar.


Grande abraço, até a próxima! 

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

A MÚSICA E A HISTÓRIA: ONDE ESTÃO MEUS PASSOS- BARRERITO


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Uma das vozes mais conhecidas da música sertaneja, Barrerito dispensa qualquer apresentação, participou ativamente do Trio Parada Dura entre os anos 70 e 80, emplacou uma infinidades de sucessos tanto no trio como em sua carreira solo, graças as letras de apelo popular e as voz extremamente afinada, influenciando gerações de cantores sertanejos, havendo inúmeras regravações de seus sucessos feitas por artistas dos mais variados gêneros musicais.
 Lançada em 1987, Onde Estão Meus Passos faz parte do álbum de mesmo nome, um dos maiores sucessos da carreira de Barrerito após sua saída do Trio Parada Dura, é uma canção bastante triste, que retrata a dolorosa realidade em que o cantor passou após sofrer um acidente de avião, o qual deixou em uma cadeira de rodas, o qual relembra do empo que andava e pede a Deus que dê de volta os movimentos e o retire da cadeira de rodas, mas passa uma mensagem otimista agradecendo aos fãs pela força que ele recebeu durante sua recuperação e que vai continuar cantando, uma canção linda demais, a qual pode ser ouvida abaixo:


Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima!

domingo, 8 de janeiro de 2017

POEMA: TOCAR A VIDA



Firme com uma rocha diante da tempestade,
Coração mais leve que uma pluma,
Sem pressa para chegar no objetivo,
Voar mais alto que uma águia,
Esperar com tranquilidade aquilo que é bom,
Saber sair na hora certa,
É assim que devemos tocar a vida.

Autor: Andrio Cardoso Pereira

Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima!

sábado, 7 de janeiro de 2017

INFORMATIVO ESPECIAL/ RETRÔ SUL DO BRASIL ESPECIAL: WEB RÁDIO VELHINHAS DO DEDÉ


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

No quesito rádio, a região sul de Santa catarina e Litoral Norte do Rio Grande do Sul existem inúmeras emissoras que transmitem música e informações, sendo elas comerciais ou comunitárias, cobrindo toda a região, tendo ao menos uma emissora de rádio em todos municípios dessa grande região, tanto nos pequenos como nos grandes municípios.
 Quando se fala em exibição de música retrô, um dos grandes destaque na região é a web radio (emissora feita especialmente para o público da internet) As Velhinhas do Dedé, criada pelo radialista André Amorim no final do ano de 2014, tendo sua sede no município de Sombrio, sendo uma das primeiras web rádios do vale do Araranguá, um marco histórico na área de telecomunicações de toda a região.
Sendo totalmente voltada a exibir os grandes clássicos do pop rock nacional e internacional, As Velhinhas do Dedé tem uma programação bastante diversificada, havendo apresentação ao vivo do próprio Dedé nas parte da manhã, tarde e noite, sempre com muita descontração e atendendo os pedidos dos ouvintes, tendo audiência tanto de nível regional, estadual, nacional e até mesmo internacional, graças pela qualidade de músicas que são tocadas e pelo fato da internet ter um público bastante numeroso que gosta de música retrô. para quem quiser conhecer, clique no cliquem abaixo e confiram, fica no ar 24 horas:


Para encerrar essa postagem super especial, quero parabenizar ao Dedé pelo belo trabalho que vem fazendo a frente de sua rádio, não mede esforços para agradar ao seu público e trazer conteúdo diferente do que se tem em outras rádios, desejo a você um 2017 cheio de sucesso e que a rádio cresça cada vez mais.

Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima!     

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

A MÚSICA E A HISTÓRIA: AMANHÃ- GUILHERME ARANTES


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Um dos grandes nomes da MPB, Guilherme Arantes iniciou a careira em vários bandas de Rock durante os anos 70 e partindo para uma carreira solo no fim daquela década, sendo presença constante nas trilhas sonoras em novelas nas décadas de 70, 80 e 90, com uma voz marcante e multi instrumentista.
 Lançado em 1977, Amanhã faz parte do álbum Ronda Noturna, essa canção é uma mensagem otimista sobre a vida, amor e paz, mesmo sendo escrita no período do Regime Militar brasileiro (1964-1985), época em que houve muita repressão e censura, a música é uma exaltação as coisas maravilhosas que a vida nos proporciona, um hino a beleza e a alegria, prestem atenção na letra e vídeo abaixo:


 Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até mais! 

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

CINE HISTÓRIA: O REGRESSO (2015)


Título Original The Revenant
Duração: 156 min. 
Ano: 2015
Diretor:   Alejandro González Iñárritu     
País:  Estados Unidos
Idiomas disponíveis e legendas:  Inglês/ Português
Gênero: Faroeste/ Aventura/ Drama Histórico  
Temática: Velho Oeste / Marcha para o Oeste

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)




1822. Hugh Glass (Leonardo DiCaprio) parte para o oeste americano disposto a ganhar dinheiro caçando. Atacado por um urso, fica seriamente ferido e é abandonado à própria sorte pelo parceiro John Fitzgerald (Tom Hardy), que ainda rouba seus pertences. Entretanto, mesmo com toda adversidade, Glass consegue sobreviver e inicia uma árdua jornada em busca de vingança.

COMENTÁRIO

 Grande vencedor do Oscar 2016, O Regresso foi responsável por dar ao ator Leonardo DiCaprio o seu primeiro Oscar depois de quase duas décadas batendo na trave, é um filme poderoso e visceral, o qual se diferencia de outros filmes do gênero faroeste, mesmo tendo elementos característicos do gênero como os famosos tiroteios e a luta do bem contra o mal.
 O filme narra as aventuras de um homem que é atacado por um urso de forma violenta, deixando a beira da morte e depois abandonado por seus colegas em uma floresta em meio de uma forte e intensa nevasca, sobrevivendo e iniciando uma jornada de vingança a aquele que quase o matou, enfrentando toda a fúria da natureza.
 Ambientado no começo do século XIX, o filme  retrata de forma clara o conflito entre índios e colonizadores, a colonização na fronteira dos Estados Unidos e Canadá, a industria da caça naquela época e os velhos conflitos entre a natureza e do bem contra o mal, não poupando o espectador de cenas de tirar o fôlego com muita ação e aventura, tornando esse filme uma grande obra-prima do cinema atual.



Grande abraço, BOA SESSÃO, até mais!

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

SRS ESPECIAL: HOMENAGEM AO ANIVERSÁRIO DE SANTA ROSA DO SUL


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Hoje é uma data muito especial para toda população de Santa Rosa do Sul, é aniversário de sua emancipação política, que ocorreu no dia 04 de janeiro de 1988, quando se desmembrou oficialmente do munícipio de Sombrio, após anos de muita luta, sendo um dia vitorioso e inesquecível para todos os habitantes dessa terra. Vale salientar que a História do munícipio não começa a partir de 1988, ela vem muito antes, começa com o povoamento dos povos indígenas, depois continua até chegar os dias de hoje, somos uma região antiga e com uma riqueza cultural significativa.
 Moro aqui desde 1996, mesmo tendo nascido em outra região, praticamente fui criado em Santa Rosa do Sul junto de meus familiares, aos poucos fui me acostumando com a cultura e o povo daqui, conhecendo sua belíssima História, hoje sou um sul santa-rosense de coração, apaixonado por esta terra que me acolheu, defendo as questões da cultura municipal, coisa que levo bastante sério e é meu principal trabalho.
Quero deixar aqui o hino do munícipio, bela composição feita por Antônio Natálio Vignali e Adão Vignali, que exalta as belezas e a História de Santa Rosa do Sul, sempre tocada em festas municipais e em ocasiões solenes, uma bela homenagem a esse simpático munícipio catarinense:


Para encerrar essa postagem especial, quero aproveitar o espaço para fazer uma singela homenagem a Santa Rosa do Sul com um poema de minha autoria escrito especialmente para essa ocasião tão solene do munícipio onde vivo.

SANTA ROSA DO SUL

Cidade bonita do sul catarinense,
De povo forte, alegre e trabalhador,
Tens uma História de lutas, glórias e amor,
Sinto um grande orgulho de ser sul santa-rosense.

Gente daqui ama a simplicidade,
Não teme diante da verdade,
Luta por aquilo que acredita,
Faz a História do munícipio ser por todos escrita.

Terra de paisagens belíssimas, cultura e de boa culinária,
Povo acolhedor e animado,
Merece sempre ser respeitado.

Tens campos verdes e céu de cor azul anil,
És adorada pelo teu povo, Santa Rosa do Sul,
Orgulho do sul do Brasil.

Autor: Andrio Cardoso Pereira

PARABÉNS SANTA ROSA DO SUL, VIVA.

Um grande abraço, até a próxima.

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

LIVRO: ROBINSON CRUSOÉ- DANIEL DEFOE


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Um dos maiores autores da literatura de língua inglesa do período barroco, Daniel Defoe (1660- 1731), foi também um exímio jornalista, sempre descrevendo estórias onde os personagens são solitários e lutam contra todas as adversidades, sempre triunfando sobre as forças da natureza ou dos homens.
 Publicado originalmente em 1719, Robinson Crusoé é uma obra clássica e atemporal, inúmeras vezes adaptadas para cinema e televisão, narra as aventuras de um náufrago que fica quase trinta anos isolado em uma ilha, enfrentando a fúria da natureza, canibais, prisioneiros e rebeldes, antes de ser finalmente resgatado.
 Inspirado na vida do navegador escocês Alexander Selkirk (1676-1721), essa obra narra o eterno conflito do homem contra as forças da natureza, além de apresentar uma lição de vida, de que mesmo na pior das situações, é possível triunfar tendo poucos recursos com muita criatividade, além da questão de aprender a esperar a hora certa das coisas acontecerem, tornando um livro indispensável em todas as coleções e bibliotecas de todo o mundo.

Grande abraço, BOA LEITURA, até a próxima!