sábado, 28 de janeiro de 2017

INFORMATIVO ESPECIAL/ RETRÔ: AYRTON SENNA


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Dentre todos os pilotos brasileiros da Fórmula 1, um merece destaque, tanto por ter sido uma pessoa extraordinária como pelo talento inigualável, estou falando é claro de Ayrton Senna, o maior automobilista de todos os tempo, um verdadeiro ícone do esporte brasileiro.
 Nascido no dia 21 de março de 1960, na cidade de São Paulo, Senna começou no Kart, depois passando para outras categorias competitivas do automobilismo, passando pela Fórmula Ford e Fórmula Três, sendo campeão nessas categorias, chamando bastante atenção. Em 1983, passou para a categoria máxima do automobilismo, a Fórmula 1, tri campeão mundial (1988, 1990 e 1991), além de dois vice campeonatos (1989 e 1993). Infelizmente, no dia 01 de maio de 1994, um grave acidente durante o GP de San Marino, tira a vida de Ayrton Senna, causando uma grande comoção no mundo todo, especialmente no Brasil.
Mesmo com sua morte inesperado, Senna nunca deixou de receber homenagens ou de ser lembrado durante as transmissões da Fórmula 1, transformando-o em um herói nacional. Ainda em vida, foi feito um mangá no Japão (revista em quadrinhos), que retrava as vitórias de Senna e as rivalidades com os pilotos Alain Prost e Nigel Mansel, publicado pela conceituada Shonen Jump. Abaixo confiram a capa de um dos mangás publicados pela Jump.


 Posteriormente, no Brasil foi criado o gibi do Senninha, que retrata de forma infantil, a vida e obra de Senna, além de ensinar questões bastante importantes, como amizade, ética, patriotismo e fazer o bem, com uma linguagem que agrada as crianças. Abaixo confiram uma das capas desse gibi.


 Em 2010, o diretor britânico Asif Kapadia realizou um grandioso documentário que conta toda a biografia de Ayrton Senna, com depoimentos, imagens de época desde as suas primeiras corridas até o trágico acidente em San Marino, além de mostrar como ele se transformou em um verdadeiro ícone do automobilismo mundial.
Como piloto, Senna foi simplesmente genial, não precisou fazer trapaças para vencer, não aceitava ordens autoritárias e sempre se empenhou para fazer o melhor resultado possível, lembrando que em sua época, existia pouquíssima tecnologia na Fórmula 1, tudo era praticamente manual, ou seja, no bom português, vencia-se no braço.
 Já como pessoa comum, foi uma pessoa carismática, simples, bondosa, sensível, apaixonado pelo Brasil, sempre dava atenção aos seus fãs, e tinha uma preocupação grande com as crianças, que chegou a criar o Instituto Ayrton Senna, que ajuda na educação e cultura.
 Juntando piloto talentoso e pessoa do bem, Ayrton Senna tornou-se um herói lendário no esporte brasileiro, o qual jamais será esquecido por todos aqueles que tiveram a honra de acordar nas manhã de domingo para ver ele subindo no pódio e emocionar-se com suas vitórias, foi um vencedor em todos os sentidos.


Espero que tenham gostado. Um grande abraço, até a próxima, BOM FIM DE SEMANA. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário