quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

CINE HISTÓRIA: O MANTO SAGRADO (1953)



Título Original:  The Robe 
Duração: 136 min. 
Ano: 1953
Diretor:   Henry Koster      
País:  Estados Unidos
Idiomas disponíveis e legendas:  Inglês/ Português
Gênero: Épico/ Aventura/ Drama Histórico  
Temática: Roma Antiga/ Palestina na época de Jesus

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)

Nos últimos anos do reinado de Tibério (Ernest Thesiger), quando Roma era a "dona do mundo", Marcellus Gallio (Richard Burton) é um tribuno que está sempre envolvido com jogos ou mulheres. Além disto tem uma rixa pessoal com Calígula (Jay Robinson), o herdeiro do trono. A situação se complica quando Marcellus oferece, em um leilão de escravos, a absurda quantia de três mil moedas de ouro por Demétrio (Victor Mature), que também estava sendo disputado por Calígula. Ao se ver derrotado por Marcellus, Calígula encara isto como uma afronta pessoal e então manda o tribuno ir servir imediatamente em Jerusalém, na Palestina, considerado o pior lugar do império. Entretanto, devido a motivos políticos, após pouco tempo em Jerusalém o tribuno é chamado de volta por Tibério. Mas, antes de partir, recebe a missão de supervisionar a execução de uma sentença: a crucificação de Jesus Cristo. Finda a tarefa, ele e outros soldados disputam em um jogo de dados próximo à cruz a posse do manto vermelho usado pelo mártir. Marcellus vence mas o manto fica com Demetrius, pois quando Gallio tentou usar o manto algo o afligiu de forma indescritível. Demétrio, que já tinha se tornado um cristão, lhe tirou o manto e disse que jamais o serviria novamente, pois ele tinha crucificado seu mestre. Em seu retorno Gallio fala frases sem sentido, como se algo muito forte o atormentasse. Já em Capri, onde estava o imperador e Diana (Jean Simmons), que Gallio ama e é correspondido, alguns membros da corte e o próprio Tibério, vendo que Gallio se portava de modo estranho, ouvem por horas o que aconteceu com o tribuno em Jerusalém. Tibério acha que o tribuno pode ter perdido a razão, mas quando Gallio atribui que a aflição que sente só aconteceu após se cobrir com o manto de Jesus, então o adivinho da corte conclui que o manto estava enfeitiçado e precisa ser destruído. Isto parece lógico tanto para Tibério como para Marcellus, então o tribuno irá retornar à Palestina para destruir o manto e descobrir os nomes dos cristãos, mas esta viagem irá afetar profundamente sua vida.

COMENTÁRIO


 Grande épico feito na época de ouro de Hollywood, O Manto Sagrado é um daqueles filmes que não envelhecem com a passagem do tempo, sendo a primeira obra produzida no formato widescreen, causando enorme impacto no público daquela época, dando início a produções de outros grandes épicos inspirados na Bíblia como Os Dez Mandamentos e Ben-Hur, além de ter um elenco estrelar com Richard Burton, Victor Mature e Jean Simmons, sendo um grande sucesso e gerando uma continuação intitulada Demetrius e os Gladiadores. 
 Oscilando entre o drama e a aventura, o filme conta a emocionante estória de um oficial romano que ficou encarregado de crucificar Jesus Cristo, acaba se deparando com o surgimento das primeiras comunidades cristãs, iniciando uma mudança radical em sua vida, mesmo sendo designado por Roma para encontrar o manto que Jesus usava e o destruir , o qual tinha o poder de realizar milagres para quem usava, sendo que os romanos acreditavam que esse objetivo poderia significar resistência ao seu domínio em todo o império.
 Ambientado na Palestina do século I da era cristã, O Manto Sagrado se passa entre os dias que antecedem a crucificação de Jesus Cristo até os primeiros anos de governo do imperador Calígula, retrata a morte e ressurreição de Jesus, os primeiros passos das comunidades cristãos, a intensa perseguição aos apóstolos de Cristo e a todos os cristãos, as torturas praticadas pelos romanos e as intrigas palacianas são alguns dos temas retratados nesse épico.
Tendo uma mensagem claramente cristã, esse filme retrata o quando a ambição pode ser perigosa e nos levar ao sofrimento e a bondade pode salvar vidas, representado nos efeitos que o manto traz a quem usa, se for uma pessoa bondade traz milagres e coisas boas, já se for um tirano só v ai trazer desgraça e sofrimento, um filme que não perdeu seu charme, merece ser assistidos pelas novas gerações, um verdadeiro clássico do cinema. ASSISTA O FILME COMPLETO ABAIXO:


Grande abraço, BOA SESSÃO, até a próxima! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário