quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

SUL DO BRASIL ESPECIAL: TERNO DE REIS NA UNISUL (2010)


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Assim que começou as atividades no blog, postei um artigo falando sobre as origens do Terno de Reis, no que consistia essa tradição, onde ela se manifestava, o que simbolizava e como funciona a parte de cantoria, uma introdução do tema. Aos interessados, clique aqui para acessar. 
 Em 2010, exatamente no período em que eu estava me formando em História, tive a grande surpresa de poder assistir ao vivo uma apresentação de um grupo de Terno de Reis, na Unisul em Araranguá, o do bairro Lagoão, que é organizado pelo meu grande amigo e ex colega Jair Arcenego Anastacio.
 O Grupo do Bairro Lagoão é formado por moradores da própria comunidade, os quais apaixonados pela cantoria de Terno de Reis e pela cultura açoriana. Segundo o próprio Jair, na época de Natal o grupo sai nas ruas da comunidade visitando as casas preservando essa antiga tradição. O grupo também faz apresentações em eventos culturais pela região da AMESC, mostrando o mais autêntico Terno de Reis feito no litoral sul de Santa Catarina. Abaixo dois vídeos dessa apresentação linda e emocionante a qual assisti e tive a feliz felicidade de ter filmado com a câmera de meu celular, a imagem é bem amadora, mas dá para ver.

 Vídeo Um: Motivação, Abertura da apresentação.






Vídeo Dois: Finalização


Como dá para se notar nesses vídeos, todos os elementos citados naquele artigo que escrevi sobre Terno de Reis estão presentes nessa apresentação, sendo fácil a observação. O mais legal de tudo, a apresentação teve todo um clima especial, foram desligados as luzes, deixando apenas uma luz de um refletor, para criar um clima parecido com os das ruas durante a noite, fora que a letra das canções lembrava de um ambiente rural, dando ainda mais emoção a apresentação. Fiquei muito feliz que existem grupos assim em nossa região, torço para que surjam mais, pois nossa tradição não pode morrer.

Um grande abraço, até a próxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário