segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

A MÚSICA E A HISTÓRIA: CÁLICE- CHICO BUARQUE & MILTON NASCIMENTO




Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Escrita por Gilberto Gil e Chico Buarque , Cálice é um dos maiores sucessos do cantor  e compositor brasileiro Chico Buarque, interpretada de forma belíssima por ele e pelo grande Milton Nascimento sendo uma música que refletia o momento sombrio em que o Brasil  vivia naquele momento sob o Regime Militar.
 Apesar de usar uma referência bíblica, o Cálice que a música se refere não tem nada a ver com Jesus Cristo ou algo assim religioso, mas sim ao cale-se, ato de calar, de silenciar diante de tanta violência que os órgãos de repressão nos porões da ditadura.
  Na letra dá para notar também referências as horrendas torturas que aconteciam naquela época, através de versos recheado de poesia e emoção, além de demonstrar a angústia e sofrimento que os torturados passavam, destruindo a pessoal fisicamente e psicologicamente.
 Cálice foi escrita em 1973, para ser cantada em um festival de música, porém foi censurada pelos órgãos de repressão, como era de se esperar, mas foi liberada e lançada em 1978, quando tinha acabado a fase mais cruel e repressiva da Ditadura, tornando-se um clássico da MPB e um verdadeiro documento histórico de um capítulo triste da História do Brasil. Abaixo confiram um vídeo da música com imagens de época, dando a dimensão daquilo que a letra passa.


Grande abraço, BOA SEMANA,  até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário