segunda-feira, 3 de abril de 2017

CINE HISTÓRIA:GHOST IN THE SHELL: O FANTASMA DO FUTURO (1995)


Título Original:  Kôkaku kidôtai/ Ghost in the Shell
Duração: 83 min. 
Ano: 1995 
Diretor:  Mamoru Oshii       
País:  Japão
Idiomas disponíveis e legendas:  Japonês/ Português
Gênero:  Ação/ Aventura/ Ficção-Científica  
Temática: Mundo em Futuro Próximo 

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)

2029. O mundo se tornou um local altamente informatizado, a ponto dos seres humanos poderem acessar extensas redes de informações com seu ciber-cérebros. A agente cibernética Major Motoko é a líder da unidade de serviço secreto Esquadrão Shell, que combate o crime. Motoko foi tão modificada que quase todo seu corpo já é robótico. De humano só teria sobrado um "fantasma de si mesma". O governo informa o grupo de que o famoso hacker conhecido "Mestre das marionetes", especialista em invadir e controlar o ciber-cérebro das pessoas, está no Japão. Agora, Motoko e sua equipe terão que caçar este criminoso, e vão acabar se envolvendo em uma trama de conspirações, que atinge interesses da alta cópula da política.

COMENTÁRIO


 Clássico da animação japonesa da década de 1990, Ghost in the Shell é baseado nos mangás (revista quadrinho japonesa) escrito por Masamune Shirow, tem uma trilha sonora belíssima, cenas de ação eletrizantes e enredo futurista, influenciando toda uma geração, inclusive sendo inspiração fortíssima de um dos clássicos da ficção científica do cinema contemporâneo, Matrix,  sendo que muitas cenas são idênticas tanto da animação como do filme, mesmo quatro anos de diferença de um do outro, além disse o anime ganhou uma versão em live-action intitulada A Vigilante do Amanhã, lançado nesse último fim de semana.
Apresentando uma sociedade futurista, Ghost in the Shell retrata questões filosóficas bastante profundas como a corrupção de grandes lideranças políticas, a ética na ciência,  o uso da violência para chegar a determinado fim, a informatização do  mundo, o uso de inteligência artificial, robótica e temas existenciais são trabalhados no desenvolvimento da trama de forma brilhante, tendo pitadas doses cavalares de ação com direito a muito tiroteio e pancadaria, tornando esse anime muito eletrizante e interessante.
 Sintetizando todos os elementos do Cyberpunk, subgênero dentro da ficção científica ambientada em um futuro alternativo, onde predomina a tecnologia, os computadores, inteligência artificial e robótica em meio uma sociedade decadente, Ghost in The Shell é um clássico absoluto da animação feita no Japão, merece ser assistido por quem é fã de filmes como Blade Runner e principalmente Matrix, confiram o filme completa abaixo:  


   
Grande abraço, BOA SEMANA, até mais! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário