terça-feira, 3 de julho de 2012

FILME: TEMPOS MODERNOS (1936)





FICHA TÉCNICA

Título Original: Modern Times
Duração: 86 min.
Ano: 1936
Diretor: Charles Chaplin
País: Estados Unidos
Idiomas disponíveis e legendas: Inglês e Português
Gênero: Comédia/ Aventura/ Drama
Temática: Revolução Industrial/ Fordismo/ Relação Homem versus Trabalho.

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)

 Um operário de uma linha de montagem, que testou uma "máquina revolucionária" para evitar a hora do almoço, é levado à loucura pela "monotonia frenética" do seu trabalho. Após um longo período em um sanatório ele fica curado de sua crise nervosa, mas desempregado. Ele deixa o hospital para começar sua nova vida, mas encontra uma crise generalizada e equivocadamente é preso como um agitador comunista, que liderava uma marcha de operários em protesto. Simultaneamente uma jovem rouba comida para salvar suas irmãs famintas, que ainda são bem garotas. Elas não tem mãe e o pai delas está desempregado, mas o pior ainda está por vir, pois ele é morto em um conflito. A lei vai cuidar das órfãs, mas enquanto as menores são levadas a jovem consegue escapar.

COMENTÁRIO


   O ator britânico Charles Chaplin dispensa apresentações, foi um dos maiores comediantes da História do Cinema, realizou filmes de maneira totalmente independente mesclando comédia satírica com drama social,foi um grande pensador e pacifista, que tornou um dos homens mais lembrados do século XX.
   Em Tempos Modernos, Chaplin realiza uma impiedosa crítica ao movimento que ficou conhecido como Revolução Industrial, que transformou os homens em máquinas, vítimas de um capitalismo selvagem e desumano, especialmente a indústria automobilística dos Estados Unidos, também conhecido como Fordismo, devido o surgimento das fábricas de carros Ford, que estava em ascensão na época de produção desse filme.
  Realizado após a chamada Grande Depressão, o filme mostra os efeitos da crise econômica que abalou os Estados Unidos e o mundo nos anos 30, especialmente nas camadas sociais mais pobres,  apresentando os males da industrialização: desemprego em massa, aumento da criminalidade, pessoas enlouquecendo, passando fome, morando em habitações precárias e sonhos sendo destruídos, representado pelo personagem Carlitos, o qual Chaplin interpretou pela última vez no cinema. A questão dos partidos de cunho socialista e das greves sindicais também são mostradas no filme de maneira engraçada, porém realista.
  Através de cenas hilárias e de grande emoção, Charles Chaplin nos leva refletir sobre o trabalho, sempre usando de um humor que ao mesmo tempo é ácido, mas leve, que faz o espectador dar gargalhadas descontroladas de forma consciente. 
  Nesse filme, para a surpressa de todos na época aparece uma cena em que Carlitos aparece cantando, mostrando sinal que Chaplin estava aos poucos aderindo ao cinema sonoro, o qual ele foi crítico quando surgiu no fim dos anos 20, sendo esse seu último filme mudo de sua carreira. 
 Tempos Modernos é considerado uma das obras-primas de Chaplin e do cinema, talvez o filme mais divertido já realizado, mesmo tendo mais de 70 anos, continua tão atual com a realidade dos dias atuais, por esse motivo se tornou um clássico indispensável nas salas de aula e videotecas de fãs de cinema.

Um grande abraço, até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário