quarta-feira, 22 de outubro de 2014

CINE HISTÓRIA: DANTON, O PROCESSO DA REVOLUÇÃO (1982)


FICHA TÉCNICA

Título Original Danton
Duração: 130 min.
Ano: 1982
Diretor: Andrzej Wajda 
País:  Polônia/ França
Idiomas disponíveis e legendas: Francês e Português
Gênero: Épico/ Drama Histórico
Temática: Revolução Francesa 

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)

Na primavera de 1794, Danton (Gérard Depardieu) retorna a Paris e constata que o Comitê de Segurança, sob a incitação de Robespierre (Wojciech Pszoniak), inicia várias execuções em massa. O povo, que já passava fome, agora vive um medo constante, pois qualquer coisa que desagrade o poder é considerado um ato contra-revolucionário. Nem mesmo Danton, um dos líderes da Revolução Francesa, deixa de ser acusado. Os mesmos revolucionários que promulgaram a Declaração de Direitos do Homem implantaram agora um regime onde o terror impera. Confiando no apoio popular, Danton entra em choque com Robespierre, seu antigo aliado, que detém o poder. O resultado deste confronto é que Danton acaba sendo levado a julgamento, onde a liberdade, a igualdade e a fraternidade foram facilmente esquecidas.

COMENTÁRIO

  A Revolução Francesa é o pano de fundo desse épico dirigido pelo diretor polonês Andrzej Wajda, especificamente retrata um dos períodos mais sombrios da Revolução, o período do terror, quando muitos suspeitos de for anti- revolucionárias foram executadas na guilhotina.
Danton, personagem central da trama é perseguido pelo seu antigo aliado e amigo, Robespierre, que manda prender e executar, acusando-o de trair e conspirar contra as atitudes do Comitê Revolucionário.
O funcionamento do tribunal revolucionário, as tramas feitas por Robespierre, as táticas de defesa usada por Danton, a censura dos meios de imprensa, a prisão de suspeitos e a execução dos envolvidos são aspectos que merecem ser destacados pelo espectador.
A cena final de um menino recitando as idéias da Revolução Francesa, e Robespierre olhando assustando, deitando numa cama merece ser observado pelo espectador, devido ao sentido que o diretor quis retratar naquelas imagens. 


Grande abraço, BOA SESSÃO, até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário