sexta-feira, 10 de abril de 2015

RETRÔ: PAC MAN


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Criado em 1980 por Tohru Iwatani para empresa japonesa de videogames Namco,  Pac Man (em japonês  Pakkuman ou パックマン ) é um dos games mais populares de todos os tempos, foi lançado inicialmente para os fliperamas, tornando uma verdadeira febre, chegando até os dias de hoje, com uma imensa popularidade que o transformou num clássico. Foi inspirado totalmente num personagem comilão da mitologia japonesa, o Paku.  
 Além de gráficos bastante rudimentares, o enredo do jogo original é bastante simples: você controla a cabeça de um boneco amarelo, que entra num imenso labirinto, com objetivo de comer todas as pastilhas que lá estão e fugir de fantasmas que o perseguem implacavelmente. Porém no labirinto a quatro bolachões, os quais você pode perseguir e devorar os fantasmas por um curto período de tempo.Logicamente, cada fase que passa o nível de dificuldade aumenta cada vez mais, tornando o jogo interessante.
 Com o passar do tempo e com o sucesso, Pac Man ganhou diversas versões para os mais variados consoles de videogame (Atari, Nintendo, Mega Drive, PC, etc) e incontáveis continuações, algumas saindo do enredo no labirinto, sendo mais próximo do RPG, dos jogos de aventura e até participando de games de luta como Street Fighter X Tekken de maneira bastante engraçada. Abaixo assistam um vídeo mostrando um pouco das versões mais conhecidas do Pac Man:



O sucesso do Pac Man (no Brasil popularmente conhecido por Come-Come) fez que ele virasse diversos produtos no Japão e nos Estados Unidos, como guloseimas, camisas, bonecos, personagens de revistas em quadrinhos e até séries em desenho animado, uma feita pela Hannah-Barbera nos anos 80, e outra feita recentemente chamada Pac Man e as Aventuras Fantasmagóricas
Jogar um game como Pac Man é sempre sinônimo de nostalgia e boas lembranças, pois é um jogo que remete um clima muito legal e divertido de um tempo que não volta mais, por isso é tão prazeroso jogar, tornando-o o sucesso dele atemporal. Espero que tenham matado a saudades desse game maravilhoso, e quem nunca jogou, procure na internet, tem inúmeras versões disponíveis para jogar e divirtam com o maior clássico do mundo do videogame de todos os tempos.

Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário