quinta-feira, 30 de abril de 2015

RETRÔ: STREET FIGHTER


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Quem gosta de games com toda certeza conhece os personagens da foto, especialmente quem frequentava os fliperamas ou as locadoras de videogames na década de 90, é um dos jogos de luta mais famosos da História, sendo uma das franquias mais bem sucedidas dos games e referência obrigatória quando se pensa em jogos de luta, estamos falando logicamente de Street Fighter, verdadeiro fenômeno da industria dos jogos eletrônicos que faz parte da cultura pop mundial.
Grande game da empresa japonesa de jogos eletrônicos Capcom, Street Fighter teve sua primeira versão lançada em 1987 para Arcade (fliperama), desenvolvida por Hiroshi Matsumoto e Takashi Nishiyama, onde jogador podia escolher entre Ryu e Ken, tendo que lutar contra dez oponentes, até chegar ao chefão Sagat, em um game simples, com seis botões e golpes especiais. Apesar de ser inovador, o game não fez tanto sucesso e tampouco foi lançado para consoles caseiros.
 Quatro anos depois, mais precisamente em 1991, o designer japonês Yoshiki Okamoto resolveu fazer uma continuação do jogo anterior, surgindo então Street Fighter II: The World Warrior, que foi um game extremamente aclamado pelo público e pela crítica especializada, graças a seus gráficos semelhantes a um desenho animado, jogabilidade simples e empolgante, além de trazer oito personagens selecionáveis (Ryu, Ken, Chun-Li, E. Honda, Guile, Dhalsim, Blanka e Zangief) e mais quatro chefes finais (Barlrog, Vega, Sagat e M. Bison), fazendo que o jogador desse uma verdadeira volta ao mundo, enfrentando os lutadores mais fortes e poderosos em um torneio de artes marciais empolgante. Daí em diante, foi sucesso atrás de sucesso, sendo feitas outras versões do jogo, algumas liberando os quatro chefes, outras mais amalucadas, tornando-se imediatamente um clássico.
 Como acontece em toda franquia de sucesso, foram lançados inúmeros games de Street Fighter, sempre com a jogabilidade simples e empolgante, trazendo novos personagens, novos enredos, indo de encontro com a evolução dos gráficos, sendo que cada novo lançamento, é um grande evento histórico e empolga fãs antigos e conquistando novos, sempre com aquele velho e divertido jeito de fazer jogos de luta, coisa rara no mundo dos games. Além da franquia principal, forma lançado games dos personagens de Street Fighter lutando com os super heróis da Marvel Comics (X-Men, Capitão América, Homem-Aranha, Hulk, etc) e com a empresa rival da Capcom, a SNK, que também fazem bastante sucesso. 
 Vendo o sucesso que o jogo fez no mundo todo nas máquinas de fliperama, a Capcom decidiu então em lançar todas os games da franquia Street Fighter para consoles caseiros, indo desde os saudosos como o NES (Nintendinho), Super Nintendo e Mega Drive e também para consoles modernos como da linha Playstation (1, 2 e 3) e XBOX (360 e One), tornando o jogo ainda mais acessível e popular. Além disso, foram lançados séries de desenho animado, revistas em quadrinhos, um grandioso filme de ação estrelado por Jean Claude Van Damme e Raul Julia (infelizmente fracassou comercialmente e fugiu do enredo dos jogos) e outros produtos, fenômeno que acontece com toda franquia de muito sucesso, seja no mundo dos games, cinema, desenhos animados, música, etc.
  Como aconteceu com as franquias Mário Bros e Sonic, Street Fighter é um marco histórico no gênero lutas no mundo dos games, pois todos os jogos que surgiram posteriormente foram inspirados diretamente ou indiretamente pelo Street Fighter, mesmo tendo enredos, golpes e personagens diferentes, tais como Fatal Fury, Mortal Kombat, Darkstalkers, Art of Fighting, Samurai Shodown e The King of Fighters, tendo até personagens parecidos fazendo menção honrosa ao velho Street, sendo fácil supor que os desenvolvedores de games de luta jogaram e são fãs de Ryu e sua turma, difícil encontrar um jogador de games antigos que não goste de Street Fighter. 
 Com todo esse sucesso estrondoso, era óbvio que um jogo do nível como Street Fighter faria parte da cultura pop mundial, os sons dos nomes dos golpes aparecem constantemente em vídeos de comédia na internet, vídeos que fazem homenagem ao jogo (seja gozando aos nomes que os brasileiros davam aos golpes ou curiosidades), sempre sendo citado em documentários sobre games e até músicas que citam o jogo de forma engraçada ou  em homenagem, enfim, um clássico atemporal, divertido e que jamais ficará de fora da listas dos jogos mais importantes da História dos games. Para encerrar, um vídeo com curiosidades de Street Fighter feito pelo Nostalgia complementando tudo o que falamos até aqui, confiram:    


Grande abraço, ATÉ A PRÓXIMA.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário