sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

CINE HISTÓRIA: CIDADE DE DEUS (2002)




FICHA TÉCNICA

Título OriginalCidade de Deus
Duração: 130 min.
Ano: 2002
Diretor:  Fernando Meirelles
País:  Brasil
Idiomas disponíveis e legendas: Português
Gênero: Ação/ Policial/ Drama
Temática: Regime MilitarDesigualdades Sociais/ Surgimento do Narcotráfico no Rio de Janeiro

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)

Buscapé (Alexandre Rodrigues) é um jovem pobre, negro e muito sensível, que cresce em um universo de muita violência. Buscapé vive na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos da cidade. Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, Buscapé acaba sendo salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, o qual permite que siga carreira na profissão. É através de seu olhar atrás da câmera que Buscapé analisa o dia-a-dia da favela onde vive, onde a violência aparenta ser infinita.

COMENTÁRIO

 Superprodução do cinema nacional, Cidade de Deus é dirigido por Fernando Meirelles, baseado no livro de mesmo nome, escrito por Paulo Lins, o qual mostra o histórico da comunidade de Cidade de Deus, desde a década de 60 até os anos 80, e como ela se transformou numa das favelas mais violentas do Rio de Janeiro. Foi um sucesso mundial, elogiado por diversos astros do cinema, inclusive Tom Hanks, que classificou o filme como obra-prima do cinema mundial.
 A trama do filme conta a emocionante trajetória de Buscapé, um jovem pobre e honesto, morador da comunidade, o qual sonha em ser um grande repórter fotográfico, tentando fugir do caminho da criminalidade que o cerca desde a sua infância.
 Paralelamente, Buscapé conta a estória de diversos moradores da comunidade, e como eles contribuíram para o crescimento da favela, seja positivamente ou negativamente, além de mostrar qual influências essas pessoas tiveram em sua vida.
 Baseado em fatos reais, o filme na verdade mostra o verdadeiro histórico de como nasceu um dos mais graves problemas sociais do Brasil, o narcotráfico, iniciando uma luta intensa entre traficantes e a polícia, gerando uma explosão gigantesca de violência.
 Como o enredo do filme se passa entre os anos 60 e 80, o pano de fundo histórico de Cidade de Deus é o Regime Militar, mostrando detalhadamente os reflexos das políticas sociais feitas pelo governo, gerando condições de vida precárias aos moradores de comunidades carentes, não só no Rio de Janeiro, mas em qualquer grande cidade do Brasil, tornando fio condutor para a criminalidade.
 Comparando com a situação social de hoje, a estória de Cidade de Deus é bastante atual e pouca coisa mudou dos anos 60 pra cá, tornando o filme uma verdadeira crítica as políticas sociais que fracassaram. A mensagem do filme é que, quando se quer de verdade ser uma pessoa do bem, nada consegue impedir, mesmo estando cercado de maldade.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO FILME


Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário