quarta-feira, 1 de junho de 2016

CINE HISTÓRIA: VIAGEM À LUA (1902)



Título OriginalLe Voyage dans la Lune
Duração: 16 min.
Ano: 1902
Diretor: Georges Méliès 
País:  França
Idiomas disponíveis e legendas: Fancês/ Português
Gênero: Aventura/ Ficção Científica/ Fantasia 
Temática: Viagens ao Espaço/ Obra de Júlio Verne e H.G Wells 

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)

O professor Barbenfouillis (Georges Méliès) convence seus colegas a participarem de uma viagem de exploração à Lua. Eles partem em uma nave que aterrissa no olho direito da Lua. Lá eles encontram habitantes hostis que o levam ao seu rei. Os terráqueos conseguem fugir quando descobrem que os inimigos viram fumaça a um simples toque de um guarda-chuva.

COMENTÁRIO

 Primeira superprodução realizada pelo cinema, Viagem à Lua é um filme da época do cinema mudo bastante ambicioso e muito bem produzido, usando o que existia de melhor em efeitos especiais, fruto da grandiosa criatividade e genialidade de George Méliès, cineasta francês que antes do surgimento do cinema em 1895 era um genioso ilusionista, usou muito de seu conhecimento em ilusionismo para as telas do cinema, criando filmes fantásticos recheados de efeitos visuais, tendo resultados magníficos que tornaram sua marca registrada.
 Sendo o filme mais conhecido e lembrado de Méliès, Viagem à Lua é inspirado nos livros Da Terra à Lua de Júlio Verne e Os Primeiros Homens na Lua de H.G. Wells, duas obras de enorme sucesso no começo do século XX, servindo de inspiração para a trama do filme, sendo considerado o primeiro filme de ficção científica da História, mesmo tendo um enredo bastante aventuresco e cômico, que dão o charme desse filme.
 Além de fundar um gênero cinematográfico, esse filme trouxe a tona inúmeros clichês da ficção científica como o contato com seres extraterrestres, as viagens espaciais, o interesse pelo desconhecido, máquinas futuristas, a luta entre ciência e mito e a confirmação de teorias, indo de encontro com a literatura do gênero como H. G. Wells e principalmente, Júlio Verne, autor o qual Méliès era um grande admirador.
Passados mais de cem anos de seu lançamento, Viagem à Lua continua sendo um filme divertido, impressionante, seus efeitos especiais, mesmo sendo datados, continuam bastante encantadores, a trama gera muitas risadas por ser divertida, é um filme bem feito para os moldes de sua época, um clássico retrô que jamais perderá seu charme e que merece ser visto por fãs do cinema, confirma o filme completo abaixo:



Grande abraço, BOA SESSÃO, até a próxima! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário